24 de março de 2017

Lendo com o JP | O Lago das Sanguessugas - Lemony Snicket (Desventuras em Série #3)

Oi, gente! Tudo bem? Estão acompanhando a coluninha do João, com as resenhas dos livros dos desventurados Baudelaire? Eu estou adorando cada resenha, ele está a cada dia melhor, não acham? Hoje eu trago para vocês a resenha que ele escreveu sobre o terceiro volume da série, O Lago das Sanguessugas.

Livro cedido em parceria com a editora. 

Autor: Lemony Snicket

Série: Desventuras em Série #3

Número de páginas: 192

Ano: 2016

Editora: Seguinte

Skoob: AQUI

Compre: Americanas | Submarino
Sinopse: Este é o terceiro volume das desventuras vividas pelos irmãos Baudelaire. Não deve ser lido por ninguém que não tenha estômago para engolir uma história que inclui um furacão, sanguessugas famintas, caldo frio de pepinos, um vilão horrendo e uma boneca chamada Perfeita Fortuna.

O misterioso autor das Desventuras em Série não só alcançou a lista de best-sellers infantojuvenis do New York Times, como conseguiu entrar em todas as outras principais referências de vendagem americanas. Com sua estranha franqueza, na contracapa deste livro ele manda um recado a seus possíveis leitores: Caro leitor,Se você ainda não leu nada sobre os órfãos Baudelaire, é preciso que antes mesmo de começar a primeira frase deste livro fique sabendo o seguinte: Violet, Klaus e Sunny são legais e superinteligentes, mas a vida deles, lamento dizer, está repleta de má sorte e infelicidade. Todas as histórias sobre essas três crianças são uma tristeza e uma verdadeira desgraça, e a que você tem nas mãos talvez seja a pior de todas. Se você não tem estômago para engolir uma história que inclui um furacão, uma invenção para sinalizar pedidos de socorro, sanguessugas famintas, caldo frio de pepinos, um horrendo vilão e uma boneca chamada Perfeita Fortuna, é provável que se desespere ao ler este livro. Continuarei a registrar essas histórias trágicas, pois é o que sei fazer. Cabe a você, no entanto, decidir se verdadeiramente será capaz de suportar esta história de horrores. Respeitosamente, Lemony Snicket.

Após a tragédia que acontecera a seu tio Monty, os Baudelaire foram levados a sua nova tutora, tia Josephine, que morava no alto de uma montanha à beira do Lago Lacrimoso. Ela tinha medo de praticamente tudo e para cada medo tinha seus motivos, pelo menos para a maioria deles. Ela tinha, por exemplo, medo do fogão, pois ele podia explodir e causar um incêndio, mas entre seus medos tinha um que era maior que qualquer outro, que era o medo de corretores de imóveis. Ela dizia que a gramática era a maior alegria da vida e seu marido, Belo, havia morrido ao ser atacado pelas sanguessugas do Lago Lacrimoso, o que fez com que Josephine ficasse com medo delas.

As três crianças estavam tendo uma boa vida com sua nova tutora, mas como nada na vida dessas desventuradas crianças dá certo por muito tempo, um homem chamado capitão Sham aparece. Ele pensava que podia enganar qualquer pessoa, menos os Baudelaire, pois eles sabiam exatamente quem ele realmente era. Em uma noite, enquanto Josephine e as crianças jantavam, o telefone tocou. Violet se levantou para atender, já que sua tia morria de medo de telefone, pois podia ser eletrocutada, mas como Josephine sabia que era o capitão Sham, que tinha se aproximado dela, ela resolveu enfrentar seu medo e atendeu o telefone. Ele mandou Josephine fazer uma coisa horrível, mas antes ela teria que deixar um bilhete colocando Violet, Klaus e Sunny sob os cuidados dele. Como Josephine era esperta, ela deixou uma outra mensagem no bilhete.

Será que as crianças desvendarão essa mensagem? Como terminará essa história? Leia e descubra!


••••••

Eu não gostei desse livro tanto quanto gostei dos outros dois.  Claro que ele não é ruim, mas em relação ao primeiro e ao segundo livro da série achei que ele foi um pouco sem graça, meio paradão. Se fosse pra escolher um personagem que se destacou eu escolheria a tia Josephine, porque ela foi muito inteligente em relação ao bilhete, mas também achei Klaus muito esperto por desvendar a mensagem.

Eu sempre mostro para vocês uma frase que chama minha atenção, dessa vez escolhi a frase abaixo, pois às vezes, mesmo quando nada está dando certo, quando estamos tristes, temos que fingir para o bem de outras pessoas.

— Tudo bem. — disse Klaus, embora nada estivesse bem.

Até a próxima! 😙




Meu nome é João Pedro, tenho doze anos e sou sobrinho da Tamires. Tenho dois irmãos, a Joyce e o Miguel. Gosto de ler e desenhar. Descobri o gosto pela leitura através do livro Diário de um Banana. Minha tia me convidou para escrever para vocês através do blog dela. Espero que curtam!

27 comentários

  1. Nunca parei pra ler essa série, mas adoro o filme.
    Sempre tive curiosidade de ler, sua resenha ficou incrível.
    Acho as capas dessa série muito bonitas e tem um enredo que prende o leitor.
    Vamos ver se nas férias eu não consigo ler, pq agora tá complicado rs.
    Obrigada pela visita no Blog As Meninas Que Lêem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá, JP.
    Esse terceiro livro é até bom, mas, não sei você, mas eu fui enjoando de ver acontecer as mesmas coisas e ninguém acreditar neles. Vai dando raiva hehe. Mas é um bom livro. Espero que goste dos outros mais do que desse.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha, JP! A série num todo eu já achei meio paradona e sem graça, então minha opinião provavelmente seria a mesma quanto aos livros, mas espero que os volumes seguintes melhorem e voltem a ser tão bons quanto os primeiros!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha!
    Eu tenho os dois primeiros livros da coleção e espero poder ler todos os outros, mas fiquei triste em saber que nesse caso o terceiro livro foi paradão.
    Estou seguindo o blog :)
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, parece ser realmente interessante. Ótima resenha!

    http://entremundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    sua saga de ler todos os livros continua, só assisti o filme até hoje, ainda não assisti nem a série, pena que esse foi mais parado.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Tami! Oi, JP!
    Essa frase que você escolheu é o que mais acontece com as pessoas: falar que estar bem quando nada estar bem.
    Que ruim que esse livro não foi muito bom, mas espero que os outros sejam bem melhores para que sua leitura seja bem proveitosa.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  8. Ola
    Ainda quero conferir todos os livros dessa série, gosto muito da premissa, além do filme e série! Uma pena que você não gostou desse livro tanto quanto os outros, mas acontece mesmo né.. Ah, e sobre a frase escolhida por você: eu adorei!
    Beijos,F

    ResponderExcluir
  9. Que lindo João!É tão maravilhoso ver alguém tão jovem escrevendo tão bem!Parabéns para tua tia e que não pare jamais de ler!Uma pena que vc não achou este livro tão bom!Mas tenho um segredo para te contar os próximos melhora muito rsrs .Eu curto e muito esta série e a frase que vc escolheu é o q realmente fazemos muitas e muitas vezes .Falamos que estamos bem quando na verdade não estamos!Continue firme na leitura vc vai se surpreender !
    Obs: vc esta acompanhando a série?

    ResponderExcluir
  10. Oi Tamires! Oi JP!
    Que delícia de post, parabéns!
    Eu adorei a forma como você escreve, JP. Muito legal.
    Não li ainda esta coleção, mas parece bem bacana.
    Interessante a frase que você escolheu, isso acontece muitas vezes mesmo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Li todos os livros me 2005, logo após o filme que foi feito na época e adorei muito. Este aqui não é o meu favorito de todos, mas ler sua resenha, me deixou com saudade da história.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, JP!
    Acredita que nunca ouvi falar desse livro? Mas eu fiquei completamente apaixonada pela sinopse e acho que vou indicá-lo para o meu primo. Ele tem a mesma idade que você então pode ser uma leitura que o agrade. Que máximo a sua tia te liberou um espacinho no blog para falar sobre suas leituras!

    ResponderExcluir
  13. Só li o primeiro mas tenho muita curiosidade pra ler o resto, mesmo que, como você disse, não tenha sido o melhor. Mas eu já assisti a série da Netflix e parece que é bem fiel aos livros!
    O Klaus é muito esperto mesmo!
    E adorei a escolha do quote!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  14. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas já tinha lido as opiniões dos anteriores... :) Que pena que este não te agradou tanto...

    Bem, eu fico curioso com a coleção, mas aqui em Portugal, ainda não foi publicado nenhum livro dela!....

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Manter o ritmo em 13 livros não é algo fácil mesmo, que pena que o livro não agradou tanto, mas espero que continue na série.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá JP! Tudo bom?
    Primeiro tenho que deixar meus parabéns, suas resenhas estão cada vez melhores ^^
    Eu já li esse livro e assim como você, foi o que eu menos gostei dos três, exatamente pelo que você disse, por ser mais parado e com menos ritmo que os demais. Quando ao Klaus ele é realmente muito esperto, um dos meus personagens favoritos da série ^^ Adorei sua resenha! Vou aguardar as próximas rs

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  17. Oi JP, querido!
    Li o primeiro livro dessa série, gostei da leitura, mas não deu andamento, vai entender. Pelo que tenho visto muitos leitores não gostam tanto assim desse terceiro volume e, me parece, que a série vai caindo um pouco, talvez por ser mais do mesmo.
    Essa frase que você selecionou tocou meu coração. Eu também já disse "tudo bem" muitas vezes quando nada estava bem.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  18. Hi baby, tudo bem? eu comecei a ler esses livros por causa da série da Netflix ai li os 4 primeiros antes da série estrear (mesmo já conhecendo esses livros a anos) e simplesmente fiquei apaixonada, mas devo concordar com você, esse é o mais fraco até agora, eu odiava a tia Josephine, oh mulher paranoica e chata! ela nem se importava com as crianças! ainda bem que os tutores mudam porque essa foi um saco hehehe parabéns pela resenha, adorei

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oi, Tamires. Tudo bem?
    Bela iniciativa convidar o seu sobrinho para escrever aqui no blog. João, eu adorei a sua resenha, achei muito boa. Eu gosto de livro como este. Fiquei interessado de ler, embora você tenha comentado que não é um dos melhores da série. Gostei da premissa da história e adoro livro de infanto-juvenil. Espero ver mais resenhas suas aqui. Obrigado pela dica.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu adoro essa coluna! Eu ainda não li nenhum livro da série, mas pelos episódios e pelo filme, acho a trama desse realmente a mais fraquinha, com exceção da Tia Josephine que é um show a parte.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu sou louca para ler essa série e começar a assisti-la também hahaha. Uma pena esse livro não ter sido tão bom quantos os outros, mas em uma série literária tão grande, é normal ter um ou outro livro que a gente goste menos. Eu fiquei impressionada quando cheguei no final da resenha e fui ler quem escreveu, por causa da idade. Ele escreve tão bem, amei! Meus parabéns!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  22. Oie, adorei a frase de que as vezes precisamos mentir. Eu ainda não tive vontade de ler essa série, mas parece bem interessante e fácil de ler, e fez um super sucesso depois que saiu a série, espero que você goste ainda mais dos próximos livros.

    ResponderExcluir
  23. Oie
    que legal sua resenha, gostei muito da dica e me sinto um alien por ainda não ter lido ou visto nada da série, confesso que não é um gênero que tenho conhecimento mas que me deixa curiosa por ver vários elogios e fãs

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oie João!!
    Estou acompanhando suas resenhas assim como também estou lendo e resenhando essa série...
    Também achei, como você, que esse foi o livro mais chatinho até agora... E foram os eps da série da Netflix que menos gostei também...
    Acho os medos da tia Josephine um pouco exagerados demais, o que deixou a história meio maçante...
    Mas nada que prejudique a leitura deste ou dos outros livros né??
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  25. De fato!!! O JP está evoluindo bastante em sua escrita! Que lindo!

    Gostei muito de sua resenha, JP! E que pena que esse livro não foi tão bom quanto os outros para você, a história da Josephine é uma das minhas preferidas! Acho ela muito divertida em seu medo!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  26. Hey Boy,
    fiquei chocada quando vi que foi você que escreveu essa resenha. Além de escrever bem, adora os livros.
    Bom, ainda não li esse livro e muito menos vi a série na Netflix. Mas meu amigo que leu falou a mesma coisa que você e muitos leitores, esse foi o pior livro da série. Porque além dele puxar para os próximos, ele é mais parado.

    P.S não sei quando é que vou começar a ler esses livros, mas saiba que você acabou de me motivar a começar a ler os livros da série Desventuras em Série.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Minha relação com Desventuras em Série é daquele livro que você queria gostar porque tá todo mundo se divertindo, mas simplesmente não funciona hahahah mas faz parte, nem toda leitra dá certo com a gente, mas fico muito feliz que você esteja curtindo a série! Você escreve muito bem, espero que você continue lendo e trazendo sua opinião pra gente :)
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir