9 de abril de 2017

Resenha | O Sol Também é Uma Estrela - Nicola Yoon


Autora: Nicola Yoon

Número de páginas: 288

Ano: 2017

Editora: Arqueiro

Skoob: AQUI

Compre: Americanas | Submarino
Sinopse: Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.

Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.

O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?

 

 Somos capazes de grandes vidas. De uma grande história. Por que aceitar menos? Por que escolher a coisa prática, a coisa corriqueira? Nós nascemos para sonhar e fazer as coisas com as quais sonhamos.

Natasha Kingsley mudou-se da Jamaica para os Estados Unidos quando tinha apenas oito anos. Samuel, seu pai, pensava que poderia viver o tão subestimado Sonho Americano, tornando-se um famoso ator da Broadway, mas os anos foram passando e o sonho não se concretizou. Natasha, agora com dezessete anos, e sua família, que ainda conta com Patricia, sua mãe, e Peter, seu irmão mais novo, vivem em um apertado apertamento de um cômodo no Brooklyn e contam os centavos para sobreviver. Como se a situação já não fosse ruim o bastante, Samuel é pego dirigindo embriagado. Isso e sua boca grande fazem com que sua família e ele sejam descobertos pela imigração. Os Kingsley são imigrantes ilegais... e agora serão deportados.

Natasha não se conforma com o que está acontecendo. Ela não conhece nada na Jamaica, nem ao menos lembra de seus parentes. Todo seu futuro estava planejado em sua cabeça; ela se formaria no ensino médio, iria para a faculdade e se tornaria uma cientista de dados, mas seu pai, como sempre, resolveu estragar tudo. E agora ela tem exatamente 12 horas para tentar mudar o seu destino... por mais que não acredite nessa palavra.

Ninguém quer acreditar que a vida é aleatória. Meu pai diz que não sabe de onde vem meu ceticismo; mas não sou cética. Sou realista. É melhor ver a vida como ela é, e não como a gente quer que seja. As coisas não acontecem por algum motivo, Simplesmente acontecem. 

A menina sai em busca de ajuda, de alguém que possa reverter a ordem de remoção do país, e entre altos e baixos, entre a esperança e a desesperança, ela conhece Daniel Jae Ho Bae.

Daniel é um coreano-americano, ou seja, é filho de imigrantes sul-coreanos, mas nasceu nos Estados Unidos. Ele também tem dezessete anos e quer ser um poeta, entretanto, se depender de seus pais, ele irá para Yale e se tornará um médico. Dae Hyun Bae, pai de Daniel, teve uma vida de muita pobreza na Coreia, e não quer que seus filhos passem por todas as privações que ele passou.

Daniel tem um irmão mais velho chamado Charlie, com quem não se dá bem. Charlie tem um temperamento muito difícil e sente vergonha de suas origens coreanas. Ele faz de tudo para se afastar ao máximo; finge não entender a língua, só namora loiras de olhos claros e não come comida coreana, por exemplo. Ele foi suspenso de Harvard, e isso não ajudou a melhorar seu relacionamento com a família, muito pelo contrário.


Daniel tem seu futuro todo planejado, mas não por ele. E agora ele tem uma entrevista de admissão para Yale. Falar que quer ser um poeta está fora de cogitação, já que seu pai jamais aceitaria sua escolha. O menino sai de casa para sua entrevista, mas parece que está indo encontrar-se com o final de sua vida. E entre altos e baixos, entre a esperança e a desesperança, ele conhece Natasha Kingsley.

A ligação entre eles é imediata, é transcendental. Eles não concordam em praticamente nada, mas conversam sobre praticamente tudo. Daniel acha que foi o destino que os uniu, já Natasha acha que foi apenas uma sequência de fatos aleatórios. E é assim que um tenta convencer o outro sobre os motivos que levaram àquele encontro, sem esquecerem, claro, que aquele dia poderia ser o primeiro dia de suas vidas juntos, mas também poderia ser o último.

Natasha está fugindo do presente. Daniel está fugindo do futuro. E entre tantas dúvidas, incertezas, mágoas e medos, nasce um amor inexplicável e inspirador.

A segunda substância química da fase da atração é a serotonina. Quando cada membro do casal confessa que não consegue parar de pensar no outro é porque seu nível de serotonina baixou. As pessoas apaixonadas têm o mesmo nível baixo de serotonina das que têm TOC. O motivo de não conseguirem parar de pensar no outro é que estão literalmente obcecadas.
A oxitocina e a vasopressina controlam  o terceiro estágio, a ligação, ou a conexão de longo prazo. A oxitocina é liberada durante o orgasmo e faz a gente se sentir mais próxima da pessoa com quem fez sexo. Também é liberada durante o parto e ajuda a ligar mãe e filho. A vasopressina é liberada pós-coito.
Natasha conhece esses fatos friamente. ... Por isso sabe: o amor não passa de substâncias químicas e coincidência.
Então por que Daniel parece algo mais?

••••••••••

Assim que terminei a leitura de O Sol Também é Uma Estrela ontem à noite fiquei pensando em um adjetivo que fosse capaz de descrevê-lo. Sublime? Maravilhoso, talvez? Não, maravilhoso é um adjetivo muito comum. Poético? Reflexivo? Quem sabe grandioso? Ou tudo isso junto? Até agora não sei ao certo, só sei que depois desse livro Nicola Yoon entrou para a minha seleta lista de autores favoritos!

Eu amei Tudo e Todas as Coisas, foi uma das minhas melhores leituras do ano passado. Algumas pessoas não curtiram, e, para falar a verdade, eu sinto que elas não entenderam a história. Se você foi uma dessas pessoas não se sinta ofendida com a minha opinião, não estou duvidando da sua capacidade de interpretação, afinal, há livros que eu também não fui capaz de entender, isso é absolutamente normal. Acho que há momentos certos para certas leituras, sabe? Vi que algumas pessoas acharam que Nicola se enrolou, que não explicou algumas coisas, sendo que ela fez exatamente o que queria fazer, a história era aquilo e  ao mesmo tempo não era aquilo, era uma história com entrelinhas inexistentes... e nem todo mundo é capaz de lê-las.

E foi por ter amado tanto o livro anterior de Nicola que minhas expectativas para com a leitura de O Sol Também É Uma Estrela estavam lá nas alturas, e é com muito gosto e alegria que eu digo que elas foram devidamente superadas. 💜


Nicola é definitivamente uma autora fora da caixinha, ela explora artifícios muito pouco utilizados, o que faz com que seus livros sejam criativos e ousados. Seus personagens também sempre fogem dos estereótipos aos quais estamos acostumados. Aqui nós temos uma menina negra com um cabelo afro e um descendente de coreanos com um rabo de cavalo. E isso, minha gente, é muito importante, pois se chama representatividade. E, claro, nos leva a refletir sobre o preconceito, sobre como a sociedade encara um relacionamento inter-racial, por exemplo. Discutir sobre o preconceito, seja ele de qual tipo for, é e sempre será pertinente e enriquecedor.

Os personagens são uma delícia. Natasha é a razão, Daniel é a emoção, e um desperta o que há de melhor no outro. Há uma frase muito bonita no livro, que resume bem isso: Talvez parte de se apaixonar por alguém também seja se apaixonar por si mesmo. Enquanto Natasha precisa de fatos, provas, dados, hipóteses e tudo mais que a ciência disponibiliza para comprovar algo, Daniel precisa apenas de seu coração, de seus sentimentos, de suas palavras, de suas intuições, de seus sonhos... é muito interessante acompanhar as paredes do ceticismo de Natasha ruindo enquanto Daniel tenta comprovar sua teoria.

Somos palha seca e tempestade de raios. Fósforo aceso e papel. Placas de Perigo de Incêndio e uma floresta esperando para pegar fogo.
De tudo que o dia de hoje poderia ter se tornado, eu não poderia prever isto. Mas agora tenho certeza de que cada acontecimento teve como propósito me trazer para ela, para nós, para este momento - e para este momento nos levar para o resto da nossa vida.

Uma outra coisa bacana é que aqui não só os protagonistas têm voz. Nicola fez questão de fazer mesmo uma história universal, fez questão de mostrar tudo e todos aqueles que contribuíram de alguma maneira para que aquele encontro entre Daniel e Natasha ocorresse. E o fato de toda a história acontecer em um único dia não faz com que ela seja superficial ou mal desenvolvida, é exatamente o oposto, pois Nicola soube dividir a história muito bem, é como se fosse uma vida sendo vivida em um curto espaço de tempo, há algo mais poético que isso?

A edição da Arqueiro está linda, umas das capas mais belas que a editora já reproduziu. A revisão também está ótima, não encontrei erros. As folhas são amareladas, de boa qualidade e a fonte tem o tamanho padrão usado pela editora. O modo como Nicola dividiu a narrativa ficou muito legal. Temos os pontos de vista de Natasha e Daniel, em primeira pessoa, e temos também as histórias de outros personagens sendo narradas em terceira pessoa, algumas vezes vemos o passado de alguém, em outras seu presente, e em outras sabemos até como será seu futuro. É como se fosse o universo nos dizendo o que fez, o que está fazendo e o que fará com aquele determinado indivíduo.


Indico o livro de olhos fechados. Vocês precisam ler esta história. São poucos os YAs que são relevantes para mim, O Sol Também é Uma Estrela tornou-se um deles. Esse livro, meus amores, foi escrito para nos fazer pensar, ponderar, refletir e questionar. E ele cumpriu sua tarefa com mérito e êxito.

Já leram o livro? Pretendem ler? Me contem! \õ/

67 comentários

  1. Excelente resenha, menina Tami <3. O Sol Também é Uma Estrela foi um dos meus favoritos do ano passado e eu não me canso de exaltar esse livro (você sabe, hahahaha). Eu achei ele MILHÕES de vezes melhor que Tudo e Todas as Coisas, em vários aspectos. Primeira autora que eu leio que soube escrever um instalove e me apaixonar pelos dois personagens <3. Quero reler, inclusive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele realmente é muito melhor que Tudo e Todas as Coisas, mas o primeiro livro da Nicola tem um lugarzinho cativo no meu coração também! hahaha

      Excluir
  2. Oi, Tami!
    Você já sabe meu problema com Tudo e Todas as Coisas né? hahahhahaha Meu caso com esse livro foi que as expectativas não foram atendidas infelizmente e, apesar de alguns detalhes, a leitura não foi de toda ruim. Mas por essa decepção de expectativas que estou com pé atrás para ler esse novo livro dela. Apesar de que, quando ele saiu lá fora, foi muito bem recebido e vi muita resenha dizendo que esse supera e muito o anterior dela. Acho que vou deixar a poeira baixar um pouco e conferir ele mais pra frente. Acrescento dizendo que sua resenha contribuiu para que eu deixasse meu medo um cadinho de lado...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Supera sim, Lu. É uma pegada totalmente diferente, acho que você ia curtir!
      E que bom que minha resenha te ajudou! :*

      Excluir
  3. Ola
    Esse livro esta dando o que falar né, já li ótimos comentários a respeito e gostaria muito de poder conferir também. A sua resenha está maravilhosa e me deixou ainda mais motivada para fazer a leitura logo. Acho essa capa linda demais, sem contar que a história deve ser bem reflexiva, e só por isso já é incrivel!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem reflexiva sim, Fê. Espero que faça a leitura em breve, pois vale muito a pena.

      Excluir
  4. Olá,

    Eu estou acompanhando o lançamento desse livro e só vejo as pessoas falando muito bem dela. Eu fico feliz em fazer a leitura de sua resenha e me animar mais ainda, pois a minha curiosidade foi alimentada por ela, mas a minha vontade de fazer a leitura só aumentou. Eu não sabia que a autora tinha outra obra, depois vou pesquisar sobre ele (ainda não pesquisei). Vou fazer a leitura do livro assim que surgir uma oportunidade, amei a sua resenha! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção das resenhas é sempre essa, fico feliz dela ter conseguido fazer você querer lê-lo ainda mais! <3

      Excluir
  5. Oi, Tami! Tudo bem? Eu simplesmente AMEI Tudo e Todas as Coisas, então minhas espectativas para esse livro estão bem altas. Espero gostar tanto quanto você gostou. Essa capa é muito linda! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho CERTEZA que você vai amar, Tony, pois você é muito sentimental e vai entender a mensagem que o livro passa com perfeição! \õ/

      Excluir
  6. Oi, Tamires. Eu estou tentando ler Tudo e todas as coisas até hoje e eu não consegui, simplesmente porque coloco mil e outras leituras na frente, mas desse ano não passa! Eu gosto do fato da autora pegar personagens totalmente fora do padrão, e claro, deixar o preconceito de escanteio e explorar a cultura dessas pessoas de cima abaixo. Ainda não li essa obra mas já baixei ela para espiar depois. Espero gostar tanto quanto você.
    Beijo! Blog Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nicola é uma autora muito sensível e antenada no que está sendo discutido no mundo, por isso os livros dela são sempre muito pertinentes.

      Excluir
  7. Oi, que resenha, hein! Eu tô do mesmo jeito que você. Não tiro nenhuma palavra escrita em sua resenha. Acabei O sol é para todos ontem e, mais uma vez, tô num relacionamento sério com a Nicola. Ela consegue, sim, te fazer parte e te fazer escolher, nesse livro tem razão e emoção, amor e preconceito, ciência e subjetividade. Ele é um dos favoritos do ano! <3

    http://www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você confundiu o nome do livro aí, hein! hahaha
      Que bom que você curtiu tanto, também entrou para os favoritos do ano por aqui (e ainda estamos em abril)! hahaha

      Excluir
  8. Se eu disser que fiquei sem fôlego e querendo chorar só com a resenha, prefiro nem imaginar o que vou passar com o livro! Emocionante a premissa e já tô querendo pra mim. Não li o Tudo e Todas as Coisas, mas fiquei curiosa com sua indicação... Parabéns, resenha maravilhosa.
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu quero ler esse livro, tenho bastante curiosidade para conhecer a escrita da autora e gosto da diversidade que ela propõe, é algo que acho importante nos livros.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho a diversidade muito importante, Mari!

      Excluir
  10. Oi Tamires! Eu estou com o livro aqui em casa, mas não peguei ainda pra ler! Estou super curiosa em relação a autora e já acho que vou curtir a Natasha e o Daniel!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi Tamires, tudo bom?
    Eu fiquei completamente apaixonada por Tudo e Todas as Coisas logo que li. Devorei o livro, na real. A Nicola entrou pra minha listinha de "lerei tudo o que essa mulher publicar até o fim dos tempos" e eu tô morrendo pra comprar O Sol também é uma Estrela! Muita gente tem falado que é melhor que o primeiro lançamento dela então MKASBFASBGAGBASOUO
    Eu amo a riqueza da narrativa, dos personagens, dos temas que ela aborda. Com certeza vou ler esse em breve.
    Tua resenha ficou ótima!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Denise! ♥

      E a Nicola também está na minha lista de "lerei tudo o que essa mulher publicar até o fim dos tempos"! hahahaha

      Excluir
  12. Olá!! :)

    Eu já tinha ouvido falar muito deste livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura e ate favoritaste! :)

    Fico muito curioso, e a capa e mesmo muito bonita!! :) Adoro-a! E acho ótimo que não so os protagonistas tenham voz! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ela tenha sido ou que seja lançado em breve aí em Portugal! ;)

      Excluir
  13. Eu simplesmente amei Tudo e todas as coisas, então desde que ouvi falar que iam lançar esse outro livro da autora, já entrou na minha lista, e a curiosidade só aumenta, pois as resenhas que leio sempre são positivas!
    Também adoro essa escrita da autora, ela é bem ousada mesmo!
    Amei suas fotos <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  14. Oi Tami, sua linda, tudo bem?
    Eu acabei de ler uma resenha desse livro que me deixou super empolgada. Você está me dado uma outra visão dessa autora que ainda não tive a oportunidade de conhecer. Pelo visto ela é incrível e sabe acho que ela é daquelas que nos provocam uma reação, talvez por isso seu texto seja tão diferente, ela quer despertar a reflexão. Adorei sua resenha e não vejo a hora de ler!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso, Cila! Vou ficar aqui na torcida para que você faça essa leitura bem em breve, pois acredito que você vai gostar bastante!

      Excluir
  15. Olá, Tamires.
    Eu nunca li nada da autora e quando comecei a ler a resenha a primeira coisa que pensei foi em como ela cria seus protagonistas fora do padrão que geralmente eles são feitos. Eu tenho vontade de ler, mas não é um livro que eu precise ler já. E concordo com você sobre a capa, ela é maravilhosa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sillll, eu conheço o seu gosto, mulher, e olha que eu acho sim que é um livro que você precise ler já, hein? Vá por mim... hahahaha

      Excluir
  16. Oi
    que bom que gostou da leitura, ainda não li nada da autora e quero muito, pois as histórias dela parece ter algo a mais, e o livro ainda retrata a situação dos imigrantes.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem só algo mais, tem MUITO mais, Dê! hahahah

      Excluir
  17. Oi Tami! Sou apaixonada por Tudo e Todas as Coisas e este também me agradou bastante. Que história inteligente e delicada.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    Esse livro sempre me chamou a atenção pela capa, mas nunca havia realmente visto do que ele se trata. Já entrou pra minha lista de desejos! Que coisa mais linda essa resenha!!! Adoro livros que fazem você refletir após a leitura. Amei tudo que você disse sobre, já quero ser amiga da protagonista. Haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos duas, Jéssica! Também queria muito ser amiga da Natasha! *--*

      Excluir
  19. Oii, tudo bem? Conheci esse livro há pouco tempo, mas estou bem animada em ler, ainda mais depois da sua resenha. A personagem principal parece ser incrível.
    Gosto muito de livros que nos fazem refletir, pretendo ler em breve essa obra.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    já tinha visto o livro, mas não tinha me chamado atenção.
    Adorei a sua resenha

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Canal no youtube

    ResponderExcluir
  21. Oi Tami,

    Ainda não li o livro, mas gostei muito de Tudo e Todas as Coisas, então tenho certeza que vou amar essa história.
    Está na minha lista de leitura, só preciso arrumar um tempinho para ele rsrs.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai amar sim, Jessica! Impossível não se encantar por Natasha e Daniel!

      Excluir
  22. Nossa, desde que eu vi esse lançamento no facebook, sempre tive muita vontade de ler. Essa capa já é paixão a primeira vista, e a história parece ser tão linda e cheia de ensinamentos :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi. :)
    Nada melhor do que ler um livro, que alcance as nossas expectativas.
    Achei maravilhoso a resenha e fiquei muito interessada em conhecer essa estória, pra saber que final teve pros dois.
    Obrigado pela visita ao Blog As Meninas Que Leem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Oi Tami,
    Esse livro está há um tempo na minha wishlist, mas sempre aparece outro que estou mais interessado que acabo comprando e esse sempre vai ficando pra trás ç.ç mas depois da sua resenha, quero mais do que nunca! AAAA

    Abraços,
    tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Leandro, compre esse bendito livro logo, menino! hahahah

      Excluir
  25. Oi Tamires,

    Esse livro é a minha próxima leitura. Não tava me aguentando de ansiedade por esse lançamento e espero que ele supere o incrível Tudo e todas as coisas. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Tamires, como está?
    Acho a premissa do livro muito interessante e o fato dele se passar em apenas doze horas deixa a situação ainda mais interessante. Especialmente porque os protagonistas são infinitamente opostos um do outro. Tomara que eu possa fazer logo essa leitura, pois está com cara de que vai me agradar!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bom?
    Estou lendo esse livro no momento e apesar de adorar esse estilo de narrativa em que pontos de vista se intercalam, a leitura não tem conseguido me prender no início (estou na página 70,acho). Um ponto que estou achando muito interessante é essa questão da representatividade, que é tão importante, principalmente nos dias de hoje. Outro ponto legal é essa narrativa do universo, nos dando perspectiva de tudo que envolve a trama. Enfim! Espero gostar tanto quanto você daqui pra frente. Ps: a capa está realmente lindíssima!

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. AAAAAAH, agora eu quero mais ainda!!
    Eu li "Tudo e todas as coisas" e fiquei completamente fascinada! Surtei quando fiquei sabendo do lançamento desse novo livro. Só tenho lido resenhas positivas sobre esse livro também, claro. E concordo cm você, essas capas arrasam, né? ♥

    Beijos,
    Estante da Josy

    ResponderExcluir
  29. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Confesso que não tinha muito interesse nessa obra, mas, você falou com tanta convicção e paixão pela obra que me bateu uma vontade inesperada de ler :)
    Dica anotada
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Essa é a primeira resenha que leio completa sobre esse livro e só posso dizer como estou apaixonada! Representatividade é importante demais nos livros e pouco se fala entre relacionamentos inter- raciais, já ganharam pontos comigo! As citações que você postou... Estou apaixonada.

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem?
    Eu estou louca para ler esse livro. Como você, eu também considerei "Tudo e Todas as Coisas" uma das melhores leituras que fiz no ano passado, o que fez com que eu ficasse com uma expectativa muito alta para esse livro.
    Adorei a sua resenha e fiquei ainda mais ansiosa para fazer essa leitura. Espero ler em breve e gostar tanto quanto você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Olá Tami,
    Que resenha mais apaixonante é essa?
    Gostei muito de Tudo e todas as coisas, mas não foi o melhor livro que já li na vida. A ideia de O Sol também é uma Estrela me atrai ainda mais que Tudo e todas as coisas e acho que gostarei como você gostou.
    Adorei a parte que você disse sobre para se apaixonar, precisamos nos apaixonar por nós mesmos.
    Espero ler em breve essa obra, que parece ser fantástica.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  33. oiiii tudo bem??

    Descobri em outra resenha que era da mesma autora de tudo e todas as coisas, simplesmente não liguei um ao outro.
    Ainda não o li, e a este tbm não, mas tenho interesse nos 2.
    Amei sua Resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  34. Oi, Tamires!
    Li alguns comentários positivos sobre o livro e fiquei curiosa para ler. Sua resenha me deixou com mais vontade ainda de investir na leitura, os personagens chamaram minha atenção e talvez seja uma leitura que me deixará apaixonada. Quero ler!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  35. Oii!!
    É a primeira resenha que eu leio sobre esse livro. Achei a história incrível, bem atual, principalmente por envolver o assunto imigração. Já fiquei bem interessada na leitura, sua resenha foi bem esclarecedora e motivadora também. Quero muito saber no que vai dar o envolvimento entre Natasha e Daniel. Imagino como deve estar sendo difícil para os dois passarem por situações tão complicadas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Olá, Tamires.
    O que mais me chama atenção nesse livro e o fato dele tratar de uma assunto to atual como a deportação de imigrantes. Além disso, gosto do fato da personagem principal ser negra.
    Depois que li "Tudo e todas coisas", da mesma autora, quero ler tudo dela!

    ResponderExcluir
  37. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não tinha lido nada da autora, então quando fui ler esse livro não tinha praticamente nenhuma expectativa, sabe? Mas logo de cara já fui cativada pela história, pois os personagens são maravilhosos e achei o romance tão fofo. Mas além disso, adorei o fato da autora dar voz também para outros personagens, permitindo que o leitor conheça um pouco sobre cada um da história e eu ri bastante com os pais do Daniel falando com os errinhos que geralmente os asiáticos cometem com o português kkkkk Enfim, fico feliz em ver que você também se apaixonou por essa linda história.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  38. Oi, tudo bem?
    Confesso que a história não despertou meu interesse, mas acho a questão da representatividade sem estereótipos muito interessante.
    Não sei se leria no momento, mas talvez um dia.

    ResponderExcluir
  39. Oi, tudo bem?
    Já te disse que adoro seu blog, não é? Fico encantado com este layout e gente, eu quero muito ler este livro! Depois que li "Everything, Everything" eu desejo demais conhecer mais escritas desta autora, gostei bastante dos assuntos abordados que você comentou, a Yoon é sempre super criativa e aborda temas que devem ser mais discutidos atualmente na sociedade. Essa capa está linda demais e suas fotos ficaram maravilhosas, quero ler logo, logo!

    Beijos,
    Lu - @justificou | https://justificou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Acabei de ler tua resenha e só consigo pensar em como não conhecia este livro!Como perdi está obra prima.
    Não tem como da forma que c escreveu este livro ser ruim.foi para minha lista de leitura e vou correr atrás para ler o outro mesmo sendo fraco .Porq tem que valer a pena.os temas abordados que vc citou só me fez desejar mais ainda .Parabéns pela resenha ficou maravilhosa

    ResponderExcluir
  41. Oiee Tamires ^^
    É tão difícil encontrar histórias onde os personagens fogem do estereótipo, que quando a gente encontra, é impossível não se apaixonar, né? Eu fiquei completamente encantada com esse livro, adorei os personagens (odiei o Charlie, mas acho que isso é meio que universal...haha'), e estou doidíssima para ler mais histórias da autora. E para a adaptação de "Tudo e todas as coisas" também ♥
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Oie, não li esse livro, mas está na minha lista de futuras leituras. Gostei de saber que foi um livro tão marcante e maravilhoso para você, é acho incrível quando conseguimos nos identificar tanto com uma obra. Espero gostar do livro.

    ResponderExcluir