26 de junho de 2017

Resenha | O Estranho Contato - Kelly Shimohiro


Livro cedido em parceria com a autora.

Autora:
Kelly Shimohiro

Número de páginas: 208

Ano: 2015

Editora: Empíreo

Skoob: AQUI

Compre: Irmãs de Palavra | Amazon
Sinopse: Ágatha Guiller é uma garota de 19 anos entediada com a vida. Mas, com a chegada de um parente desconhecido e distante, vê tudo virar de cabeça para baixo. Tudo fica ainda mais confuso, e até um pouco perigoso, quando ela passa a enfrentar a morte e começa a compreender os segredos que conectam todos os seres.

Para ela, nada importa mais do que Tom. Ela está apaixonada e fascinada pelo mundo dele. em nome dessa paixão está disposta a qualquer coisa, mesmo que isso signifique abandonar todo o resto para sempre.

 

Agora eu sei que aqui é o meu lugar. Talvez os mundos não tenham tantas fronteiras como imaginamos.

Ágatha Guiller é uma menina de dezenove anos um tanto quanto peculiar. Ela não tem muitos planos para o futuro e possui apenas um amigo, Fred. Ela mora com os pais e dois de seus três irmãos em uma cidadezinha chamada Nova Jerusalém. Por mais que ame sua família, Ágatha sempre se sentiu um pouco deslocada, como se não pertencesse a lugar nenhum, vivendo a vida meio no piloto automático, sem muitas perspectivas. Ela faz um cursinho pré-vestibular, mas quase não assiste aula nenhuma, pois prefere ficar lendo em seu refúgio particular que vem a ser um banco escondido nos fundos da escola.

Ágatha recebe a notícia de que um primo de seu pai ligou para a casa dela para perguntar se seu filho poderia ficar alguns dias na casa dos Guiller. O pai de Ágatha acha estranho, já que ele não tinha notícias deste primo há muitos anos, mas acaba concordando em receber o rapaz. Logo depois dessa notícia, Ágatha começa a ter sonhos estranhos com um rapaz que ela nunca viu antes. Esses sonhos sempre são muito reais, e a conexão que ela sente com aquela pessoa desconhecida é perturbadora.


No dia da chegada do rapaz, Ágatha e seu pai vão buscá-lo no aeroporto. No meio do caminho, acontece um estranho fenômeno com uma revoada de pássaros. Ágatha não sabia, mas aquilo era o prenúncio de algo muito maior, pois ao chegar no aeroporto ela descobre que o filho do primo de seu pai se chama Tom... e que ele é o mesmo rapaz com quem tem sonhado todas as noites! Naquele mesmo dia, quando consegue ficar a sós com Tom, Ágatha ouve dele algo surpreendente.

— Eu sou, sim, o cara com quem você tem sonhado.
Encaro-o
— Isto é impossível! — digo, gaguejando.
— Eu aho que não.
— Quem é você?
Silêncio.
— Eu sou a sua melhor escolha, Ágatha.
— Isso não é real! Eu não entendo...
Nesse instante o céu todo entra em mim. Sou invadida por uma avalanche de sensações, todas boas e vivas. Tom me beija, sem a menor hesitação.

Ao acordar no dia seguinte, Ágatha tem o que considera a pior notícia do mundo. Tom foi embora após receber uma ligação emergencial de seu pai. Ágatha fica transtornada e resolve ir ao encontro da conferencista Verónica Gonzáles, que, até onde ela sabia, tinha sido o motivo da vinda de Tom ao Brasil. Chegando lá ela recebe um bilhete das mãos dessa mulher. O bilhete contém um endereço e um localizador, assim como um pedido de Tom para que Ágatha o encontre... na França!

Coisas bizarras também começam a acontecer com Fred. Ele passa a ver pessoas desaparecendo e passa a desenhar coisas das quais não se lembra. Juntos, Ágatha e ele descobrem, através do localizador, que há duas passagens aéreas reservadas. Eles decidem viajar juntos para descobrirem o que esta acontecendo com suas vidas.


E é nessa viagem que Ágatha descobre quem é Tom, ou melhor, o que é Tom, e no que ele está envolvido. Enquanto ela está fora muitas coisas acontecem e uma tragédia a atinge com tudo. Enquanto lida com a dor, Ágatha tem que lidar com o pouco que sabe sobre Tom, mas de uma coisa ela tem certeza: ela descobriu o seu lugar no mundo.

Sempre sonhei que um dia eu teria uma razão que me fizesse viver ou morrer. Talvez não fosse um sonho, talvez eu tivesse vivido meus dias esperando por este momento. De algum jeito, eu sabia que o mundo não era só a sequencia lógica que eu conhecia. Essa viagem é o ínicio de uma nova vida para mim. Eu sei. 

••••••••••

O Estranho Contato pode ser dividido em duas partes distintas: o antes da revelação e o depois da revelação. Pelo nome do livro já dá para deduzir o assunto que ele aborda, mas não vou me aprofundar muito porque é quase impossível falar sobre o depois sem soltar algum spoiler. O que eu posso dizer e o que justifica minha nota é que eu gostei muito do depois, mas não curti muito o antes e nem a protagonista.

Há algumas pontas soltas e algumas situações me soaram um tanto inverossímeis assim como aspectos do desenvolvimento que ficaram meio truncados, mas o que mais contribuiu para que a minha experiência com a leitura não fosse totalmente proveitosa foi Ágatha, que tem dezenove anos, mas muitas vezes age de forma deveras infantil. Suas reações em alguns momentos foram as de uma criança birrenta, e birra, meus amores, não é comigo. Tenho três sobrinhos e quando eles começam a dar ataque de pelanca eu saio até de perto! #nãosouobrigada 😂 Bom, voltando... Ágatha coloca os olhos em Tom e já está perdidamente apaixonada. Não curto instalove e não curto personagens que fazem qualquer coisa por alguém que mal conhecem, então não comprei esse amor avassalador. 

Por conta do foco em Ágatha, os outros personagens não são muito explorados, mas eles realmente não têm muita importância, a não ser, talvez, Fred, então nem tenho muito o que falar. Tom é uma incógnita e confesso que ainda não sei o que pensar sobre ele.


Há também algo que une os personagens e isso é outra coisa que me agrada bastante. É por essas e outras que estou torcendo para que uma continuação seja lançada, já que Kelly tem um leque de possibilidades em suas mãos que, se bem trabalhadas, podem render uma história e tanto, já que o novo mundo que ela criou é muito interessante. Há divisões muito bem pensadas que nos mostram como aquelas "pessoas" se organizam e também há algo que chamou muito minha atenção e que me deixou super curiosa: os cosmotransportes. Não vou falar muito sobre isso porque não posso, mas foi essa parte mais sobrenatural da história que me prendeu.

Gosto muito da capa, pois ela transmite a essência da história e ainda tem a chave, objeto que está presente no enredo e tem certa importância. A diagramação do livro é simples e confortável, com folhas amareladas e de boa qualidade. Há alguns erros de revisão, mas não chega a atrapalhar a leitura.

O Estranho Contato é uma história que ganhou pontos comigo com o sobrenatural. Se vocês curtem histórias de outro mundo podem ir fundo, pois tenho certeza que vocês também ficarão ávidos por respostas!

50 comentários

  1. Ola
    Ja da para ter uma boa noção sobre a trama, mas nao sei se a premissa chama a minha atenção no momento. Fiquei curiosa sobre a personagem central e sobre o Tom também, eu gosto desse lado sobrenatural e por isso parece ser curioso.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou torcer para que você dê uma chance no futuro, Fê.

      Excluir
  2. Oi Tamires, gosto de ler suas resenhas pois vc é bem sincera. Gostei da premissa do livro, mas concordo com vc: birra também não é comigo rs Isso da uma desanimada durante a leitura, mas vou aguardar sua resenha da continuação, pois pelo visto tem potencial. Fiquei intrigada em saber mais sobre Tom. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre procuro ser bem sincera, Helyssa, prezo muito isso! :)

      Excluir
  3. Oi, Tami!
    Menina, gente birrenta também não é comigo. Deixo logo falando sozinha e vou embora.
    Essa capa é maravilhosa mesmo, mas é uma pena a história não ter sido tãão boa assim. Vamos aguardar a continuação.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Lu. A Kelly me falou que está escrevendo, tenho expectativas! ;)

      Excluir
  4. Oi Tami, tudo bem?
    A capa é mesmo linda!
    Também não curto mais instalove e personagens que fazem tudo por um desconhecido. Já passei dessa fase hahaha!
    Beijos,

    Priih
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Bom que tem algo que une os personagens. Que bom que você gostou, tomara que a continuação seja lançada. Bom que o novo mundo criando é bem interessante, que as divisões bem pensadas e que a história tem tudo para render muito. Beijos'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser lançada sim, Day. A Kelly me contou que está escrevendo! ;)

      Excluir
  6. Oi, Tami.
    Os autores nacionais estão em uma maré de criar personagens insuportáveis que acabam deixando o leitor enjoado das mesmas personalidades. Já devo ter lido esse ano bem umas dez histórias onde a protagonista me irrita, e infelizmente isso tem acontecido bastante, além delas serem completamente apáticas e a lá Kristen Stuart. Eu gostei muito da capa, não sei se leria porque meu foco nunca será o sobrenatural, mas amei o enredo, pena que não foi tão bem desenvolvido.
    Beijo.
    http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Mi, não acho. Esse ano já li muitos livros nacionais com protagonistas maravilhosas, é questão de gosto mesmo! ;)

      Excluir
  7. Oie...
    Eu venho amando as publicações nacionais, a cada obra que leio minha paixão por eles aumenta! É maravilhoso poder encontrar autores talentosíssimos em nossa casa ;)
    Apesar de ser uma leitura totalmente diferente do que estou acostumada, achei a premissa diferente e interessante, portanto, é uma obra que quero ler!
    Dica anotada...
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Oi Tami, sua linda, tudo bem?
    Que pena que a personagem não lhe agradou. Eu confesso que o que me desanimaria seriam essas situações inverossímeis e esse amos instantâneo. Que bom que pelo menos há brechas para a história crescer no próximo livro. Vamos torcer. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Depois que você comentou sobre o título é que eu fiz a conexão e tive uma noção de qual é o mistério que existe na história hahah se for, é algo que eu também gostaria, mas de fato ninguém merece protagonista chata, tira até mesmo um pouco da graça da história. Mas que bom que mesmo apesar disso, a leitura foi proveitosa!


    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas também vai do gosto de cada um, né? Ela foi chata para mim, mas pode funcionar perfeitamente com outras pessoas! ;)

      Excluir
  10. Oi Tami, tudo bem? O título do livro chama bem atenção, mas a personagem imatura demais meio que me desanimou, confesso! De todas as formas tomara que tenha uma continuação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter sim, Mi, a autora me confirmou! \õ/

      Excluir
  11. Oi Tami,
    Você comentou que o título já entrega, então se for o que deduzi, já me desanimei um pouco porque acho o assunto inverossímil, nem em filme, dou crédito kkkk
    Mesmo assim vi que tem no Unlimited, tentarei dar uma chance.

    tenha uma ótima quarta =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Oi Tami. Como vai?
    É impressão minha ou mudou o lay? Gostei muito da cor e dos tons que usou. Adorei.
    Quanto a resenha, é uma pena que a protagonista e algumas situações fizeram com que a leitura não fosse tão proveitosa para você. Eu achei a premissa do livro interessante e gostei muito da capa. Vou aguardar se terá o próximo e sua resenha sobre ele para poder me decidir pela leitura.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudei em janeiro, Lia! Que bom que gostou! :)
      Sobre o próximo livro, vai ter sim.

      Excluir
  13. Oi tamires!

    mesmo que você tenha encontrado pontas soltas, acho que a história geral do negócio é no mínimo curiosa. Eu pelo menos fiquei super curiosinha aqui! HAHAHAH
    Comofas agora? Quero saber esse paranauê do Tom, gente ._.

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi falar nesse livro, e parece uma trama bastante interessante, e só de ler sua resenha fiquei curiosa pra saber mais, haha.
    Gosto quando outros personagens são explorados, e que pena que a autora não fez isso, mas pelo menos não atrapalhou em nada a trama.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você ficou curiosa, Carol. Então tem que ler para saber como tudo isso termina! ;)

      Excluir
  15. Oi Tami, tudo bem?
    A Bianca também leu esse livro lá pelo blog, e embora ela tenha achado algumas coisas interessantes o fato da vida da protagonista girar em torno do cara irritou ela MUITO. A gente não aguenta mais personagens femininas que não possuem uma vida própria até a chegada do "omi", e que depois ficam girando em torno dele como se o mesmo fosse o próprio Sol. blergh

    Att.
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo
    Vídeo novo no canal: Aquele bookhaul longo e atrasado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Eduarda. Não foi exclusivamente um problema meu com a Ágatha e sim com essa personalidade em geral, não gosto mesmo! Mas quem sabe no próximo ela dá uma amadurecida, né? Vamos ver! \õ/

      Excluir
  16. Olá, Tamires.
    Quando vi que você tinha fechado parceria com as autoras eu esperei que você gostasse mais do livro do que eu gostei. A única coisa que gostei no livro na verdade foi a capa. A protagonista é intragável e como é ela que conta a história, não deu pra mim. Não sei se já leu Dias Nublados, mas não gostei também.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Sil, que pena. A parte sobrenatural realmente despertou meu interessa.
      Sobre Dias Nublados, lerei assim que terminar minha leitura atual.

      Excluir
  17. Oi
    já li algumas resenhas positivas desse livro, pena que teve muitos pontos que não te agradou, inclusive a protagonista e olha sou como você dependendo do livro eu não curto essas paixões instantâneas.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instalove não é com a gente então! hahaha

      Excluir
  18. Li este livro no começo do ano passado e me surpreendi em quanto gostei do enredo. Achei que a personagem construiu muito bem o universo e mesmo com personagens secundários apagados, a história ficou forte na minha mente. Acho inclusive que merecia uma continuação.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Gosto de histórias com toques de sobrenatural, mas admito que se não tivesse lido a sua resenha, provavelmente jamais sentiria vontade de ler este livro. Infelizmente a capa não chamou minha atenção e nem despertou a minha curiosidade, eu estava esperando algo mais bobinho e sem sal.

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?

    Não conhecia a obra, se visse a capa por aí não leria pois ela não chamou nada minha atenção. Mas lendo a sua resenha fiquei bastante intrigada pela história, curto bastante histórias com toques sobrenaturais. Uma pena você não ter gostado da personagem principal por causa das atitudes dela, creio que pode ser algo que não vou gostar também. Enfim, quando tiver uma oportunidade quero dar uma chance para o livro.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  21. Olá Tamires,
    Ainda não conhecia esse título e é muito ruim quando acontece isso que aconteceu com você; gostamos de uma parte da trama, mas a outra não nos agrada. É uma trama que parece que tinha tudo para dar certo, mas que a autora parece ter pecado na trama. Também é uma pena que o foco tenha ficado na Ágatha e que os outros personagens não tenham sido bem explorados. Vou passar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  22. Oi Tamires,
    a trama toda é no monimo curiosa, não conhecia o livro e acabei ficando meio perdida no inicio, acredito que pela complexidade do enredo, mas acredito que essa pode ser uma leitura em potencial, apesar dos pontos negativos não teria problemas em dar uma chance a obra, embora não nesse momento, dependo do personagem em questão nem me importo muito com a ausência de foco nos secundários, então talvez isso não me atrapalharia muito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá
    Ainda não tinha conhecimento desse livro. Amo um bom livro sobrenatural com uma pitada de mistérios que me fazem devorar as páginas sem ao menos perceber....
    A premissa é instigante e fiquei bem cuiroa para saber o que o Tom é.
    Creio que me icomodaria com a falta de maturidade da personagem .
    É uma boa pedida e com toda certeza irei procurar esse livro para ler. Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Quando vi sua nota já comecei a ler esperando pelo pior, mas você foi muito gentil em expressar sua opinião. Infelizmente não tenho paciência para meninas imaturas que fazem birra e batem pezinhos para tudo, então já vi que não vou com a cara da protagonista. Mesmo assim fiquei bem curiosa sobre o depois (poxa, você não entregou nadinha) quero saber que coisa é essa que une os personagens, mas estou apostando em bruxas. Enfim, livros não muito bons que deixam ganchos para histórias maravilhosas me assustam, pois as minhas expectativas me traem e eu acabo esperando muito de algo que possa nem vir a existir, mas espero que nesse caso a autora venham com um livro ótimo e que ele supere suas suas expectativas.

    Beijos e Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Bem, posso dizer que também gostei bastante da capa. Achei super bonita e até elegante. Sobre a trama: eu gosto muito de coisas sobrenaturais, acho que tramas assim nos ficar tão presos ao livro que é quase enlouquecedor. Mesmo com esses adenos sobre a Ágatha, eu me interesso pela livro exatamente por causa desse teor sobrenatural e também porque fiquei super curiosa para saber mais sobre o Tom. Muito obrigada pela dica, adorei as fotos!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, mas sinceramente ele não me agradou muito, principalmente pela menina ser muito birrenta mesmo com seus 19 anos, personnagens assim não são pra mim, principalmente quando estas são as protagonistas.
    Espero que o segundo livro te prenda mais do que este

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?
    Não conhecia a obra, mas a sua resenha me deixou bem curiosa e tentada a ler.
    A capa é um amor, e compraria a obra só de olhar a mesma.
    O fato de ter uma jovem birrenta me incomoda um pouco, pois acho que deixa a leitura bem arrastada, mas quero conferir mesmo assim.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  28. Oi, Tamires! Eu vou te confessar que não conhecia a obra, mas achei bem interessante, principalmente querendo saber o que é Tom (apesar de ter minhas teorias)... Mas vou concordar com você que uma protagonista que aos 19 anos age de maneira infantil é algo bem difícil de engolir, eu também não tenho paciência para drama, então eu já sei que vou me irritar... Mas sabendo que o depois é bem melhor eu ainda sinto animo de encarar o antes. Espero gostar assim como você, porque gosto bastante do sobrenatural! Bom vamos ver né?! Assim que eu tiver a chance eu lerei. Obrigada pela dica <3
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Eu ainda não conhecia a história, mas te entendo perfeitamente porque se não conseguimos nos afeiçoar a protagonista, a leitura fica meio chata mesmo. Detesto protagonistas que não aparentam a idade que tem são cheias de dramas e infantilidade. Infelizmente, por esses pontos, não realizaria essa leitura, mas gostei muito da sua sinceridade na resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Oioi, o primeiro detalhe que ganhou meu coração foi a capa, e uau ela é maravilhosa, tem tantas combinações que deixam a vista mais agradável. ao ler sua resenha foi entendendo o real sentido da historia e sua conexão com a capa e o titulo, e posso confessar? estou louca para ler esse livro. quero descobrir todos os mistérios por parte da historia! Sua resenha está maravilhosa! Sucesso.

    ResponderExcluir
  31. Oiee..
    Nossa que livro curioso. Não o conhecia e achei a história bem diferente. O que Tom é? Sua resenha está muito boa e nos aguça.. Muito malvada você haha

    Beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  32. Olá, tudo bem?
    Vendo pelo lado do enredo, eu pensei que gostaria da historia, porém vendo os negativos que você citou, acabo por não me interessar pela leitura Personagens assim que são infantis em algumas atitudes acabam por deixar a leitura chata e dificil de se continuar. Acredito que a autora possa repensar o desenvolvimento da protagonista

    ResponderExcluir
  33. Olá! É uma pena quando a gente encontra uma obra com um excelente potencial, mas acaba nos decepcionando, não é? E me diz uma coisa, qual é a desses autores de escreverem mulheres infantis e fracas? Eu fico com tanta raiva! Não sou muito chegada à histórias 'do outro lado', então, não vou ler o livro/saga tanto pela sua resenha quanto por não fazer parte do meu estilo.
    Tomara, no entanto, que melhore com os próximos!!!

    ResponderExcluir