19 de setembro de 2017

Cinema | It - A Coisa

Oi, povo. Tudo bem? No último final de semana eu fui assistir It - A Coisa, filme que está na boca do povo. Minha intenção era ler o livro antes de assistir a adaptação, mas fiquei receosa de encarar as mais de mil páginas da história, já que Stephen King é conhecido por cair na prolixidade. Através de comentários de pessoas que leram o livro, descobri que a adaptação não foi tão fiel assim - Qual é, afinal? -, porém, como filme isolado, achei a produção excelente. Vou contar um pouquinho pra vocês! 😉

Título original: It

Lançamento: 7 de setembro de 2017

Duração: 2h 15m

Direção: Andy Muschietti

Gênero: Drama, Horror, Thriller

Elenco: Bill Skarsgård, Wyatt Oleff, Jaeden Lieberher, Jeremy Ray Taylor, Sophia Lillis, Finn Wolfhard, Chosen Jacobs, Jack Dylan Grazer, entre outros.

Saiba mais: IMDb - Adoro Cinema
Sinopse: Um grupo de sete adolescentes de Derry, uma cidade no Maine, formam o autointitulado "Losers Club" - o clube dos perdedores. A pacata rotina da cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e tudo o que pode ser encontrado delas são partes de seus corpos. Logo, os integrantes do "Losers Club" acabam ficando face a face com o responsável pelos crimes: o palhaço Pennywise.


Como a sinopse já menciona, neste filme nós conhecemos sete adolescentes: Bill, Ben, Beverly, Richie, Mike, Eddie e Stanley. Eles moram em Derry, uma pacata cidadezinha localizada no Maine que a cada vinte e sete anos lida com o misterioso desaparecimento em massa de crianças e adolescentes. Esses personagens são os underdogs da escola, sempre sofrendo com o bullying dos valentões.

Bill (Jaeden Lieberher) não consegue aceitar a morte de seu irmãozinho Georgie (Jackson Robert Scott). Ele sente-se culpado pelo ocorrido, mas até hoje lida com o fato como se Georgie tivesse apenas desaparecido, já que nunca acharam o corpo do garotinho. Ele, com a ajuda de seus amigos, começa a investigar, vasculhando até mesmo os cantos mais inóspitos da cidade. Não demora muito para que os componentes do Clube dos Perdedores comecem a ser perseguidos por Pennywise (Bill Skarsgård), o palhaço demônio dançarino, que utiliza os medos mais profundos de suas vítimas para tentar capturá-las.

O filme dedica-se a desenvolver a história de cada um daqueles adolescentes, o que consome boa parte do tempo em tela, mas isso não é uma coisa ruim, muito pelo contrário. Esse reconhecimento do terreno é essencial para que o espectador entenda aquelas pessoinhas. É interessante observar também que inicialmente o Clube contava com apenas quatro membros, Bill, Richie, Eddie e Stanley, mas que foi ganhando novos membros através da empatia, quando eles ajudam ou recebem ajuda de Beverly, Ben e Mike. Essa capacidade de se colocar no lugar do próximo, de entender seus medos e de querer ajudar é essencial para o desfecho dessa primeira parte da história.

 

O elenco é maravilhoso, arrisco ser um dos melhores elencos jovens que já existiu no cinema! Destaque para Finn Wolfhard no papel do desbocado Richie. Eu nem o conhecia, mas agora sei que ele faz parte do elenco de Stranger Things. Finn e Jack Dylan Grazer, que interpreta o hipocondríaco Eddie, são os responsáveis pelo alívio cômico da trama. Eu nunca ri tanto em um filme que supostamente foi feito para dar medo! Essa parte mais leve é necessária para balancear a história, já que a mesma conta com dramas bem pesados, principalmente aqueles relacionados a Beverly, interpretada pela ótima Sophia Lillis.


Bill Skarsgård merece um prêmio por sua entrega. Ele está irreconhecível como Pennywise! É impossível associar o meu mozão de Hemlock Grove com esse palhaço encapetado e babão. Suas risadas, seus movimentos, a entonação da voz e o olhar assassino a faminto que faz são, no mínimo, inquietantes.

Quem for ao cinema com o intuito de assistir a um filme de terror sanguinário pode tirar o palhacinho da chuva! It choca através de assuntos abordados nas entrelinhas, que vão sendo revelados somente aos poucos. Nessa trama, vários temas extremamente pertinentes são abordados, temas estes que em 1986, ano da publicação do livro, já eram um problema social e hoje, mais de trinta anos depois, continuam sendo e precisam ser debatidos. Pedofilia, bullying, abuso doméstico (físico e psicológico), racismo e assédio moral são alguns deles.

Com um orçamento estimado em trinta e cinco milhões de dólares, It já arrecadou mais de duzentos milhões (isso somente dos EUA), tornando-se a maior bilheteria do mês de setembro de toda a história cinematográfica e tornando-se o segundo filme de horror mais bem-sucedidos de todos os tempos, perdendo apenas para O Exorcista, entretanto, falta pouco para ele ultrapassar a bilheteria da viradora de pescoço.


Segue a playlist para vocês ouvirem quando estiverem sozinhos em casa, é bem relaxante! 😂 Recomendo muito o filme, vale a pena! 🎈 Agora tenho que dar um jeito de ler o livro até 2019...



45 comentários

  1. Oi Tami,
    Adorei sua crítica. Pelos promocionais dá pra notar que é uma adaptação bem superior a minissérie de 199ebolinha. Como era pra tv aberta, amenizaram muita coisa. Vou assistir em breve!

    Imagino que Billzete esteja ótimo mesmo. Ele sempre foi bom com dramas, mas sempre soube com essa cara de criança demonha, o terror seria o forte kkkkkk

    E a trilha do Ben ficou tão boa quanto a de Annabelle Creation q ele compôs tb.

    tenha uma ótima quarta :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ben arrasa nas trilhas horripilantes! hahhhahahaah

      Excluir
  2. Oi, Tami!
    Menina, apesar de não ser tão fiel, essa é uma das melhores adaptações do King dos últimos tempos porque vou te contar... tem umas que nem mereciam existir.
    Gente, eu amei o Eddie! Me identifiquei demais com ele hahahaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante
    Participe do sorteio de aniversário do Pausa Para Pitacos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso falar com muito mérito sobre as adaptações porque os livros que li do autor não foram adaptados (ainda)... mas o povo tem gostado por mais que haja uma diferença aqui e ali.

      Excluir
  3. Oiii,me senti escrevendo tua crítica kkkk
    VC destacou os pontos que eu realemte gostei ,e os atores deste filme são maravilhosos,cada personagem foi muito bem desenvolvido
    Os jovens se superaram em todos os sentidos
    E o palhaço é realmente assustador
    Curti muito o filme é acho q a parte dois,deve ser maravilhosa
    O Eddy meu favorito

    ResponderExcluir
  4. Evito esse tipo de filmes, não fazem de todo o meu género, não tenho medo de palhaços mas acho que passava a ter e dormir à noite? Ia ser difícil =P

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum filme de terror me tira o sono, sou dura na queda! hahahah

      Excluir
  5. Olá, Tamires.
    Engraçado você dizer que viu comentários que a adaptação foi diferente do livro porque todas resenhas que li do filme de quem leu o livro disseram que está bem parecido. Acho que deve ser parecido para o padrão King que nunca tem nada a ver hehe. Eu li esse livro quando era criança e depois garrei um medo de palhaço que nem quero passar perto do cinema porque já sei que tem uns palhaços andando por lá hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal tem falado que é a melhor adaptação até agora, mas que tem coisas diferentes. Mas sempre tem, então nem sei pq eles ainda se prendem nisso... hahahah

      Excluir
  6. Oi Tami!

    Eu ainda não tomei coragem para ler o livro também. Ainda não assisti esse filme, mas lendo sua resenha do filme, gostei bastante! Deve ser aquele típico filme que atinge seu psicológico de uma maneira absurda, acho que nem seria muito terror, mas horror nesse caso rsrsrs... Vi o antigo de 1990, mas já faz muito tempo, por isso nem lembro de nada, só daquela cena clássica do palhaço no bueiro que virou meme. Quero ir em breve conferir essa nova adaptação!

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O antigo eu não vi, mas sempre que vejo aquele palhaço aparecendo no bueiro eu dou risada... aquilo não assusta ninguém! hahahaha

      Excluir
  7. Oi Tami! Apesar das mudanças eu achei que ficou excelente. Fiquei muito feliz com a maneira que a história oi contada e os atores se saíram muito bem nos papeis.Acho que a versão adulta pode ser boa, mas não vai superar esta galerinha mirim. Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho difícil superar essa primeira parte, viu...

      Excluir
  8. Olá Tamires! tudo bem??
    Nossa, olha esses números de bilheteria!! Quero muito assistir esse filme mesmo!! :D
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Tami, tudo bom?
    Eu desisti de assistir no cinema porque minha fobia de palhaços mal me deixa ver os gifs e trailers, numa tela gigante acho que ia dar muito ruim pro meu psicológico UHASUHUHASUHASUHASUHAS mas quando sair em DVD com certeza vou conferir.
    Tô bem curiosa com a tensão e o terror da obra; sem falar que o trabalho de maquiagem e de edição parece DEMAIS. Um filmão, de fato.
    Sua crítica ficou ótima!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha acho que ver em casa deve ser pior, hein...

      Excluir
  10. Oi Tami!
    Eu ainda pretendo assistir no cinema, espero que dê tempo! hahahah
    Só tenho visto críticas positivas como a sua!
    Ps: não encaro o livro de jeito nenhum kkkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiii eu achava que não iria encarar, mas agora a vontade bateu forte! hahahah

      Excluir
  11. Oi tudo bem?
    Mesmo sabendo que você gostou muito do filme dessa vez eu passo a pessoa aqui morre de medo de palhaço e iria infartar na hora do filme haha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, não quero que você morra, melhor ficar em casa mesmo...

      Excluir
  12. Olá...
    Fico feliz que tenha gostado do filme, mas, como sou medrosa além da conta prefiro passar a dica :(
    Acho que se assistisse iria passar um mes sem dormir kkk...
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tão forte assim a ponto de tirar o sono! hahaha

      Excluir
  13. Oi, Tamiiiiiii!
    Então... terror não rola para mim.
    Não rola mesmo!
    Apesar de que eu estou super curiosa com It por causa das atuações.
    Quem sabe um dia eu largo de ser uma Maria Pesadelo e assisto, hahaha.
    O menino do Stranger Things é maravilhoso!
    E o Skarsgard, então!!! Maravilhosão!
    Será que ganha algum prêmio?
    Apesar de você ter adorado e falar que não é só terror em si e rir, não vou ver, pelo menos por agora, haha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ganha prêmio sim, a produção merece!

      Excluir
  14. Oi, Tami. Eu não curto terror mas eu quero desesperadamente ver esse filme. Estou sendo vencida pelas resenhas que me vendem uma história maravilhosa, mesmo que seja algo que com certeza vai me assustar. Quero muito entender um pouco mais sobre o palhaço, sempre via os gifs do outro filme e queria saber mais sobre ele. Enfim!!! Espero não morrer de susto no cinema.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai morrer não! Dá para tomar uns sustinhos, mas vocÊ vai rir mais do que tomar susto, com certeza! hahahah

      Excluir
  15. Oi Tami, tudo bem?

    Criei coragem e assisti semana passada o filme.
    Adorei demais. Tirando o fato que as vezes ficava xingando eles, kkkk, mas adorei. FOi um tipo de terror bem diferente que tem em outros filmes.

    Beijos :*
    Say My Book

    ResponderExcluir
  16. Oi Tamires!
    ENão sou muito fã de terror e talve me animasse mais a ler o livro do que a assistir ao filme. Que bom que gostou do filme e vejo que tem sido muito elogiado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi meu amor! Muitos foram ver esse filme achando que era horror e tals, mas fiz uma crítica no face falando para dispensar isso. Eu quero muito ler o livro mas além de ser grande, eu não tenho e nem sei se verei o filme, mas a curiosidade aqui é grande.

    beijinhos, Jenni

    sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oie!

    Eu to louca para assistir essa adaptação, mas como tenho pavor de filme de terror irei esperar ele entrar na tv ou sair em dvd assim assisto em casa e caso eu passe mal vou estar segura em casa do que no cinema! Mas com toda a certeza a curiosidade está bem grande!

    Bjs, vem participar do nosso sorteio e seja um dos 3 Ganhadores! =D
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahahah acho assistir em casa pior, mas você que sabe!

      Excluir
  19. Eu não curto muito filmes de terror ou neste estilo de suspense, mas tenho que confessar que eu adorei o filme e mesmo tendo zilhoes de infartos na sala, assistiria novamente.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, assisti ao filme semana passada e apesar de todo alívio cômico, me senti assistindo a um ótimo filme de terror. Os atores estão excelentes, concordo com todos os pontos que vc descreveu, mas confesso que não pretendo ler o livro ate 2019 rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Essa adaptação ta meio que ame ou odeio,acho que pra quem esperava um terror extremo não foi muito bom, eu tenho receio de assistir pq sou medrosa,mas pretendo tentar,quero ver sem a ânsia de que seja fiel ao livro,pois dificilmente é!

    ResponderExcluir
  22. Oi Tamires! Tudo bem?
    Tinha vídeo desse filme passando direto na minha timeline do Facebook e só por eles fiquei curiosa até o topo para ver, ainda mais quando conheço meio mundo que fala muito mal da série de 1990 onde o Tim Curry era o Pennywise, que em algum dia do passado teve uma identidade de pessoa normal. Só que como não li o livro, não tenho ideia de quem ele foi antes de virar o "palhaço do demônio".
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Melhor filme do ano. E melhor adaptação de King que já vi na vida. *-*. Já vi duas vezes. Um dos meus livros favoritos e agora filme tambem.


    Não percam o TOP COMENTARISTA do mês, 1 ganhador e 2 livros.

    Revelando Sentimentos

    ResponderExcluir
  24. Oiee Tamires ^^
    Eu vi que o filme vai ter uma continuação, será que é verdade? o.O
    Não sou fã de terror, então esse é um filme que eu não tenho a mínima vontade de ver...haha' principalmente porque não gosto nem um pouco de palhaços assustadores assim *-* antes de ler resenhas a respeito do filme, eu imaginava que era uma coisa totalmente diferente. Quem sabe eu não assista um dia.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    Como não sou muito fã de terror, quando soube sobre esse lançamento não me animei, mas, algumas pessoas assistiram e disseram que é mais suspense do que terror de fato, e aí estou pensando se irei encarar haha. Também não me animei para encarar o livro, muitas páginas e eu tenho pouco tempo no momento. Enfim, nenhuma adaptação é 100%, por isso sempre separo o livro do filme.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Adorei sua critica do filme
    Eu não li o livro é vi poucos trailers para gostar mais do filme é mesmo ainda não tendo assistido estou louca deEvontade, cada critica e fotos me chamam mais atenção.
    Espero gostar também

    ResponderExcluir