16 de janeiro de 2018

Resenha | Últimas Mensagens Recebidas - Emily Trunko


Livro cedido em parceria com a editora.

Organização: Emily Trunko

Número de páginas: 176

Ano: 2017

Editora: Seguinte

Skoob: AQUI

Compre: Amazon
Sinopse: A partir de contribuições anônimas, a jovem Emily Trunko reuniu nesta coletânea mensagens que contam histórias reais sobre os mais variados tipos de despedida: o fim de uma amizade, o término de um relacionamento ou até mesmo um acontecimento trágico que muda a vida do destinatário e do remetente para sempre.

Enviadas por celular, por e-mail ou pelas redes sociais, essas mensagens narram perdas profundas e inspiram muita reflexão. Será que não deveríamos expressar mais o amor que sentimos pelas pessoas enquanto isso ainda é possível? Ou, em alguns casos, nos afastar o quanto antes daquelas que nos fazem mal?


"Parabéns, Danielle. Você vai longe. Tenho tanto orgulho de você. Te amo. Papai."

Essa foi  a última coisa que meu pai me mandou antes de morrer, dois anos atrás.

Emily Trunko é uma jovem de apenas dezesseis anos com uma sensibilidade enorme. Foi dela a ideia de criar o Tumblr The Last Message Received, que, de um despretensioso blog, passou a ajudar pessoas ao redor do mundo a perceberem que elas não são as únicas que sofrem, que não são as únicas que estão passando por uma situação que, a principio, parece que vai consumi-las.


Eu mesma li este livro em um momento não muito legal. Em novembro, recebi uma mensagem que fez meu mundo desabar, que fez - e ainda faz às vezes - eu achar que não tenho nenhum valor. A desesperança que a gente sente quando sofremos uma decepção, e pior, quando ela vem de uma pessoa que nós amamos muito, é inexplicável.

Pensei que não seria uma boa ideia fazer a leitura de Últimas Mensagens Recebidas estando tão machucada, mas felizmente o livro me ajudou muito, muito mesmo! Não superei o que aconteceu comigo, não é algo que se supere facilmente, mas abrir os olhos e finalmente perceber que eu não sou a única que está sofrendo é libertador.

Aqui nós temos diversos tipos de mensagens, desde términos de relacionamentos até a última mensagem de um ente querido falecido. Então, seja lá qual for a sua dor, neste livro você vai encontrar consolo, eu te prometo! E não é só isso, além de mostrar pra gente que o sofrimento não é algo exclusivo, Últimas Mensagens Recebidas também nos mostra como é importante dar valor àqueles que nos cercam. Nós não sabemos como será o dia de amanhã, então que tal sermos mais gentis? Que tal pensarmos muito antes de enviar uma mensagem que pode machucar alguém?


A edição da Seguinte está belíssima. O livro possui capa dura e o projeto gráfico está super caprichado, bem colorido e ilustrado. As folhas possuem ótima qualidade e, ao final da edição, ainda há um espaço para que nós possamos contar qual foi a última mensagem que mexeu com a gente e a história por detrás dela. Há também depoimentos de pessoas que acompanham o Tumblr, uma das partes mais emocionantes, e uma explicação sobre como podemos submeter mensagens ao Tumblr de Emily caso a gente se sinta confortável.

Últimas Mensagens Recebidas é um livro que não pode ser descrito com palavras, ele precisa ser sentido, por isso, se você está precisando de ajuda, leia este livro ou ao menos entre no Tumblr de Emily. Você não está sozinho. Você é importante. Você vale a pena. 💜

54 comentários

  1. Oi Tami, eu estava com muita vontade de ler esse livro, mas sem entender direito a proposta, agora eu entendi rsrsrs A capa é bem bonita e acho bacana a mensagem de ser gentil, não machucar os outros, é bem sensível, acho que vou curtir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tami!
    Menina, tem vezes que o livro chega na hora né? Ele me lembrou um pouco o livro do Daniel Bovolento, Depois do Fim.
    Essa edição está belíssima!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu já li livros assim também, em momentos muito oportunos que me fizeram tomar grandes decisões e isso faz com que tenhamos uma ligação ainda maior com a leitura. Eu achei a capa desse livro muito linda e a leitura parece ser bem tocante. Eu espero que você possa superar o mais rápido possível o que vc está passando. Realmente não é nada fácil lidar com algumas situações, mas no final fica de lição.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que lindo, parece ser um projeto gráfico muito bonito. Adorei saber mais desse livro, parece recheado de sentimentos.. já quero conhecer :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Tami! Tudo bem?
    Nossa, gostei da ideia do livro e parece tão lindo também por dentro! Acho que eu ia curtir muito essa experiência de ler e perceber esses sentimentos todos ^^
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Tamires.
    Eu prefiro livros de ficção, por isso não leria ele. Mas não custa deixar anotado aqui porque parece ser daqueles livros ideias para dar de presente tanto pela beleza como pelas mensagens que ele traz. E que bom que fez a diferença para você, nem que só um pouquinho.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro para dar de presente mesmo, Sil!

      Excluir
  7. Simplesmente apaixonada pela proposta do livro. Eu já vi essa capa (linda por sinal, por aí) mas nunca passou pela minha cabeça que o livro fosse exatamente o que o título diz. Eu adoro uma melancolia!
    Adorei a resenha, obrigada por compartilhar, vai pro meu skoob agora!
    Bjão!


    http://www.cafeidilico.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro uma melancolia, Duda, bate aí! õ/
      ahahahaha

      Excluir
  8. Oi Tami!
    Eu não conhecia esse livro da Seguinte, mas fiquei muito interessada nesse livro. Sempre passamos por um momento, uma situação em que precisamos ler algo que nos ajude.
    Preciso também comentar que adorei a sua resenha. Parabéns!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oieeee Amigaaaaaaaaaaaa
    Olha quem resolveu dar o ar da graça pra te fazer uma visitinha aqui no Blog? (risos)

    Olha eu vi a Editora fazendo divulgação desse livro, mas eu ainda não tinha tido muito interesse, mas depois da sua resenha e pelo que você escreveu de você estar passando pelas dificuldades que já até conversamos, eu acho que iria gostar, porque adoro livros assim que nos passam mensagens e que nos fazem refletir, independente do problema, pois tem coisa que consola a gente de certa forma. Não faz a gente esquecer, mas entender neh? Mais adorei, nem sabia que era capa dura O.O

    Muito lindo miga, e olha, LEVANTA A POEIRA e segue em frente em?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... esquecer é impossível, mas todo consolo é bem-vindo! Obrigada por estar me ajudando tanto! <3

      Excluir
  10. Oi Tami, tudo bem?
    Desde quando vi a capa desse livro eu já fiquei desejando.
    Ele ficou tão lindinho <33
    Capricharam mesmo nele!

    bjs

    Say My Book

    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem Tami?
    Eu confesso que não conhecia esse livro, achei a capa muito bonita e suas fotos ficaram lindas, está de parabéns. Gostei da sua resenha e suas impressões, fico feliz que tenha gostado do livro. Vou anotar a sua dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oiii,

    Achei legal que o liro te possibilitou um consolo, que te ajudou a superar algo ruim. Fiquei curiosa para saber os tipos de dores que ele trata e os consolos que podem vir em suas páginas. Vou anotar a dica e quando tiver a oportunidade vou comprar, a edição ficou realmente muito linda.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele realmente me ajudou, Ana! Espero que possa fazer a leitura em breve!

      Excluir
  13. Oi Tami,
    Nem imagino por qual situação você esteja passando, mas te mando boas vibrações, para que esse momento passe em breve e que venham dias melhores e prósperos. Qualquer coisa só dar um grito nas redes, que estarei aqui para te ouvir.
    Achei linda a ideia do livro, às vezes é ótimo ler coisas assim, eu mesma adoro, me identificar com mensagens e textos reflexivos e fica pensando sobre e tals. E o que falar dessa edição? Lindíssima! Adorei as ilustrações e as fontes.

    P.S.: Aquele filme que você mencionou da Lacey viúva que passou na Globo, é da Hallmark sim. É Revivendo o Amor (The Color of the Rain), você gostou?
    É o Studio deu um tempo nos filmes fofinhos, mas loga com sua conta da OiTv no site da GlobosatPlay e tenta assistir lá, tá cheio dos natalinos que eles passaram final do ano passado e outros tb.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  14. Oi Tami =)

    Essa foi minha primeira leitura do ano e fiquei de coração partido ao ler algumas mensagens. Esse foi um dos livros mais tristes e de certa forma mais bonito que li até o o momento.

    Simplesmente é impossível descrever em palavras o quanto ele é precioso.

    Beijos;**
    Ane Reis | Blog My Dear Library 

    ResponderExcluir
  15. Oi, Tami. Eu não sabia bem sobre o que o livro falava mas fiquei muito comovida com a ideia da autora. Acho que ele chegou em um momento perfeito para você e fico feliz que tenha curtido muito sua leitura. Eu acho que leria porque ano passado também recebi algumas mensagens que acabaram comigo, talvez eu acabe me sentindo empática com as mensagens do livro.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ele tenha algum significado para você assim como teve para mim, Mi.

      Excluir
  16. Olá!!
    Não conhecia esse livro e simplesmente fiquei encantada por ele,já inclui na minha listinha de compras.
    Realmente não é fácil passarmos por um baque desse principalmente por gente da família que só abre a boca pra ofender e acha que tá certa (o que é meu caso) se eu soubesse desse livro antes....

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2018/01/resenha-maldicao-de-hollow-2-sina-dos.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito sobre essa situação com sua família, Anne!

      Excluir
  17. Eu não conhecia o livro, mas achei incrível a ideia de onde se originou. Realmente abrange vários sentimentos envolvendo o último contato de alguém que se foi, não importa de que forma. Imagino que cada uma das mensagens carregue a bagagem de uma história que foi importante para alguém. A resenha está maravilhosa.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  18. Gosto tanto da premissa deste livro, ainda mais nos falando sobre sofrimento, afinal todos estamos constantemente passando por algum, mesmo que não seja algo aparente. Quero muito sentir o que este livro pode me passar e espero gostar tanto quanto você gostou Tamires e concordo que a edição está belíssima, pelo menos foi oque notei pelas fotos, adorei.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Tami,

    Gostei muito da abordagem do livro, primeiro vou conferir o tumblr dela, mas penso em adquirir o exemplar futuramente.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu achei lindas as resenhas que tenho lido deste livro porque por mais que não sejam de longas histórias, mexem pela emoção que transpassa né. Além de ser uma linda edição.

    ResponderExcluir
  21. Não tem nada melhor do que quando um livro chega como um amigo em momentos difíceis. Essa edição está realmente maravilhosa! Estou babando na capa há um bom tempo. Mas o que mais me impressiona é a sensibilidade da escritora. Eu adorei saber que o livro traz diversos temas de mensagens. Depois da sua resenha, estou realmente com vontade de lê-lo.
    Beijos - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
  22. Bem esse livro parece ser muito bonito! Daqueles para estar na nossa estante e ir consultando! Adorei a edição =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  23. Só de ler alguns trechos fiquei com o choro entalado na garganta, me parece uma leitura bastante forte e eu fiquei receosa se conseguiria ler, mas que bacana que te ajudou a superar, acho a dica bastante válida então! Essa edição é linda demais.

    ResponderExcluir
  24. Que livro lindo, me apara uma leitura Muito confortante, acho que pra quem está passando por um momento difícil deve ajudar, Ele é cheio de ilustrações maravilhosas. Bom, acho que será uma leitura muito agradável pra mim ❤obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  25. Aí, Tami, a premissa do livro é linda, mas me parece ser tão tristinho :( sei que você disse que te ajudou, mas sou tão chorona com essas coisas de últimas mensagens/palavras... Porém, achei a ideia do livro linda. <3
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Tami! É horrível passar por uma decepção e pior vindo de alguém que a gente gosta, não dá para explicar como dói. Eu não tive coragem para encarar esse livro, pode ser bem bonito, mas eu não estou em uma fase que ele vá me deixar bem. Quem sabe um dia. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  27. Nossa, meu coração apertou! Eu realmente senti que preciso ler esse livro, muito obrigada por essa resenha maravilhosa e pela dica de leitura ♥
    Beijo grande,
    Café, Vodka e Literatura

    ResponderExcluir
  28. Oi, estou muitas resenhas positivas a respeito desse livro, já estou bem interessada em lê-lo! Parece ser muito bom mesmo, adorei a dica :)

    beijos,

    Jéssica


    Conheça meu blog, também escrevo resenhas (livros e filmes) ^^
    http://pitadadecinemaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oiii tudo bem??

    Conheci esse livro em uma tag que a editora fez sobre seus livros e fiquei encantada com a edição, o quanto é lindo.
    E pela sua resenha não é somente lindo, parece ser encantador, já adicionei aos meus desejados.
    Adorei a resenha Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  30. Oi, Tami.
    Tinha ficado com uma pontinha de curiosidade para entender a proposta do livro, quando vi ele em um post (e acho que foi aqui mesmo!) de lançamentos há uns tempos atrás. Mas agora consegui entender, e mais do que isso: sentir. O que você me passou é que tem uma mensagem brilhante, mas talvez esse livro seja daqueles que precisa ter a hora certa para ser lido, para causar o efeito necessário!

    E, sim. Todos somos importantes. Todos valemos a pena, acima de tudo, para nós mesmos.

    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?


    ResponderExcluir
  31. Oi Tamires! Tudo bem?

    Passei aqui pra ver seu site e digo que adorei, pois tem uma qualidade ótima em diversos aspectos, como por exemplo esta resenha que está ótima.

    Grande abraço!
    http://www.cafeidilico.com/

    ResponderExcluir
  32. Parecer se uma história belisíma, amei a capa e as imagens que você fez do livro.
    Fiquei bem interessada em lê-lo.
    Obrigada pela dica.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Ai que resenha linda!

    Eu não conhecia o livro, mas o título e a capa já me encantaram de cara. Eu acho que livros que são para serem SENTIDOS são para poucos, porque o leitor precisa de uma sensibilidade mais aflorada, espero ter a mesma sensação que você! :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  34. Oi! Puxa, já me deu um nó na garganta ao lembrar de algumas despedidas que tive recentemente. A obra deve ser muito emocionante, e a ideia de publicar algo assim é bem criativa. A capa então está muito linda. Vou querer ler com certeza!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Olá!

    Eu ainda não tinha ouvido falar da obra mas confesso que fiquei curiosa sobre. Não tenho o hábito de comprar livros assim, mas quem sabe. Acredito que eu cairia em lágrimas quando se trata de mensagens pra entes queridos, sou bem sensível sobre haha Mas enfim, adorei a postagem 💙

    Um beijo

    ResponderExcluir
  36. Oie, tudo bom?
    Que livro mais lindo! Incrível, de verdade. Nós não damos tanta importância a coisas simples, como mensagens. Por serem ultimas mensagens, é algo que nos faz refletir. Tipo, se você soubesse que essa seria a ultima, o que escreveria? Bem lindo, amei seu post!

    ResponderExcluir
  37. Oie
    ADorei a resenha. Pelas suas palavras, deve ser um livro fofo, porém repleto de ensinamentos, adoraria ler qualquer dia. Não sei a decepção pela qual vc passou, mas desejo melhoras.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir