
Autora: Dinah Jefferies
Número de páginas: 432
Ano: 2017
Editora: Paralela
Skoob: AQUI
Compre: Americanas | Submarino
Sinopse: Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chá mais prósperas do império.
Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos.
Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Porém, após dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, capaz de fazer sua família desmoronar.


A verdade em troca de uma vida.
Essa resenha vai ser um pouco diferente das outras, pois o resuminho do enredo vai ser bem pequeno. Farei isso por dois motivos, primeiro, quanto menos vocês souberem sobre essa história, melhor! O Perfume da Folha de Chá é um livro especial e único, não saber quase nada sobre ele contribuiu - e muito - com a incrível experiência que eu tive ao longo das suas mais de quatrocentas páginas. O segundo motivo é que um pouco depois da centésima página a história tem uma reviravolta que me deixou assim:
#Chocadaney
A partir dessa grande reviravolta a história se desdobra, mas tudo gira ao redor deste segredo, e eu honestamente acho que o impacto da história é muito mais avassalador quanto menos informações vocês tiverem, viu como eu sou boazinha? 👼
Gwendolyn Hooper, uma jovem de dezenove anos, conhece Laurence Hooper, de trinta e sete, em Londres e apaixona-se perdidamente. Pouco tempo depois, os dois estão casados e ela muda-se para o Ceilão (Sri Lanka), onde o marido é um próspero produtor de chá. Laurence já foi casado uma vez, mas sua esposa morreu de uma maneira muito trágica, acontecimento que ele nunca superou completamente. Quando Gwen, como é frequentemente chamada, desembarca no porto do Ceilão, o choque cultural é imediato, mas a moça acostuma-se rapidamente. Só que Laurence, que antes mostrava-se atencioso e fazia de tudo para demonstrar seu amor, vai se distanciando da esposa. Ela, por sua vez, não consegue entender a mudança repentina no comportamento do marido. E as coisas ficam ainda mais tensas quando Verity, irmã de Laurence, uma mulher amarga e traiçoeira, chega para passar um tempo na propriedade.
Na história também conhecemos a americana Christina Bradshaw, uma jovem viúva que já teve um caso com Laurence. A mulher ainda não superou o fim do affair e dá em cima dele descaradamente, fazendo Gwen achar que ela pode ser o motivo de tal distanciamento. Conhecemos também Savi Ravashinge, um charmoso cingalês pelo qual Laurence não sente nenhuma simpatia.
Depois que foram cada um para seu quarto, Gwen ficou pensando a respeito. Não havia muito lugar para a razão em sua mente quando o assunto era Christina, e naquele momento ela sentiu que a americana poderia ser o vendaval que faria sua casa ruir.
Os tempo passa e Laurence tem seus altos e baixos, até que Gwen engravida e o homem passa a venerá-la, fazendo de tudo para vê-la feliz. No dia em que dá à luz, dia este que deveria ser o mais feliz da sua vida, algo inimaginável acontece. Gwen tem que tomar uma decisão rápida, pois cada minuto que passa é um risco que ela não está disposta a correr, e essa decisão vai assombrá-la pelo resto de seus dias.
Gwen continuou olhando, e viu Laurence andando de um lado para o outro no terraço da frente da casa, passando as mãos nos cabelos. Ela sentiu a palma das mãos começarem a suar, mas então uma estranha sensação tomou conta de seu corpo, um sentimento de alívio. Era o fim, não haveria mais mentiras.

•••••♥•••••
O diferencial da história já começa na ambientação: o Ceilão. A autora narra de uma maneira tão espetacular que era quase como se eu pudesse ver todas as coisas que ela descrevia, tudo sempre colorido e vibrante, assim como quase podia sentir os aromas das especiarias daquela longínqua terra. Nunca li algo ambientado em um lugar tão diferente, selvagem até. Foi muito bom sair da mesmice do eixo América-Europa, eu fiquei deslumbrada com a ambientação, foi realmente encantador.
Gwendolyn me ganhou nas primeiras páginas, que personagem maravilhosa. Cheia de defeitos, cheia de falhas, cheia de medos, ou seja, humana, na sua mais perfeita definição. Em nenhum momento julguei suas atitudes, apesar de achá-las errôneas e precipitadas. Depois da fatídica escolha, eu senti tanta empatia pela personagem que tive vontade de entrar na história para consolar sua alma atormentada. Laurence também é um bom personagem, mas ele é meio ofuscado pela graciosidade e grandiosidade de Gwen. Eu não conseguia decifrá-lo, uma hora eu achava que ele não amava Gwen, aí ele fazia algo fofo e eu mudava de ideia, fiquei com isso engasgado até meados do livro, quando finalmente entendi seus fantasmas.
Verity, Christina e Savi são bons antagonistas.A primeira é intragável, desde o primeiro momento eu não fui com a cara dela. Ela se intromete em todos os assuntos da casa e resiste à ideia de ter Gwen como nova senhora da propriedade. Já a segunda é uma rica viúva, já que seu marido era um banqueiro. Juntando o dinheiro com a beleza e o poder que possui, Christina é uma ameaça e tanto. O terceiro, por sua vez, é um misterioso pintor que está presente mesmo quando está ausente. Faz sentido? Faz... mas vocês têm que ler para entender! 😛
Dinah Jefferies mescla realidade e ficção em alguns momentos, inserindo, por exemplo, a famosa crise de 1929, quando a bolsa de valores de Nova York quebrou e afundou diversas pessoas em um mar de dívidas e incertezas. Laurence é afetado pela crise e eu particularmente adoro quando o(a) autor(a) insere algum fato verídico que influencia a história de alguma maneira.
Eu realmente não tenho nenhuma ressalva para fazer, pois amei cada página dessa história. Permito-me dizer que o desfecho do livro é bem simples, e isso pode desagradar algumas pessoas. Eu particularmente achei o final perfeito, super pertinente. O Perfume da Folha de Chá é uma história sobre um drama familiar, um desfecho muito mirabolante não combinaria com ela.
Para quem nunca leu um romance de época, O Perfume da Folha de Chá é uma ótima pedida. Muitas pessoas não leem romances de época por terem receio dos costumes diferentes. Este livro em questão não chega a ser um RE, já que a história se passa no século XX, mas os hábitos não eram tão contemporâneos, ainda havia limites para as mulheres, por exemplo, mas elas não eram tão subjugadas.
A capa, que por sinal foi a primeira coisa que chamou minha atenção, é linda e tem tudo a ver com a história. A mulher que ilustra a mesma parece até que foi pintada ao invés de fotografada - e eu ainda não tenho 100% de certeza se é realmente uma foto. O livro, que é dividido em quatro partes, é narrado em terceira pessoa, que não vem a ser meu estilo preferido de narrativa, mas combina com a história. A revisão está ótima, não encontrei nenhum erro.
O Perfume da Folha de Chá entrou para minha lista de favoritos e entrará para a lista de favoritos de 2017 com toda certeza!

Eu gostei TANTO do livro que senti a necessidade de fazer alguém conhecer essa história. Sendo assim, essa resenha será premiada! 🙌 Quer ganhar um exemplar de O Perfume da Folha de Chá? Então leia as regras:
- As inscrições começam dia 17/02/2017 e terminam dia 17/03/2017.
- Os participantes devem ter endereço de entrega válido em território nacional.
- Os participantes devem preencher todas as regras obrigatórias do formulário Rafflecopter.
- Quando todas as regras obrigatórias forem preenchidas, o formulário Rafflecopter irá abrir as regras opcionais, ou seja, você preenche se quiser e quantas quiser. Mas é bom lembrar que quanto mais opções você preencher, mais vezes seu nome entrará no sorteio e mais chances você terá de ganhar!
- Na opção “visite a página” é necessário CURTIR a mesma.
- O sorteio será realizado no dia 18/03/2017 e o vencedor será anunciados em até três dias úteis.
- O vencedor terá 48 horas para responder o email de contato. Se não houver resposta, outro sorteio será realizado.
- O envio do exemplar será feito pela própria editora. Não enviem mensagens para a mesma perguntando sobre o andamento do envio, assuntos relacionados ao sorteio terão que ser tratados única e exclusivamente comigo, ok?
- Nem o blog e nem a editora se responsabilizam por extravios, danos e perdas por parte dos Correios.
- Boa sorte! 😘
a Rafflecopter giveaway
Olá, Tamires.
ResponderExcluirEu também amei esse livro. Eu não conseguia parar de ler. Primeiro para descobrir qual era a escolha que ela teria que fazer, e depois para saber até quando ela ia conseguir levar aquilo adiante. Você comentou lá no blog sobre achar que a irmã era apaixonada pelo irmão. Não é que pensei isso também hehe.
Prefácio
Que bom que você também curtiu, Sil! ♥
ExcluirOlá.... estou louca pra ler este livro desde o lançamento.. ... me diz aqui.... sera que daria um bom filme hein? Com certeza vou ler e participar da promo.. . Obrigada por não revelar demais ... hihihi
ResponderExcluirCom certeza daria um bom filme, Fabi!
ExcluirAh, quero esse livro!
ResponderExcluir\õ/
ExcluirOlá!
ResponderExcluirEu estou louca por esse livro haha desde que vi a capa (e eu sou dessas que compra livros pela capa) me apaixonei. Estou super curiosa quanto a estória. O que tem com o bebê? Passa milhões de opções na minha cabeça, mas nada parece fazer sentido.
Amo romances de época e espero gostar muito desse, porque estou colocando todas minhas expectativas nele.
Amei sua resenha e fiquei com mais vontade de ler.
Beijos!
Que bom que se interessou tanto, Duda! Espero que você consiga ler em breve, assim poderá encontrar as respostas para todas as suas perguntas! ;) ♥
Excluir
ResponderExcluirEu nao conhecia esse titulo, mas fiquei bem interessada depois de ler seus comentários e a premissa parece ser ótima. Achei a capa bem bonita e fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento, seja pela parte da ambientação quanto personagens, entre outras características. Pelo que pude compreender por aqui, os elementos são ótimos. Espero poder ler em breve, e obrigada pela indicação!
Beijos, Fer
www.segredosemlivros.com
De nada, Fê! :)
ExcluirOi, Tami!
ResponderExcluirOlha, eu não botava muita fé nesse livro não, mas é tanta resenha positiva e recomendando que estou pensando em dar uma chance.
Beijos
Balaio de Babados
Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras
Eu também não dava nada por ele, Lu... expectativa zero, mas amei nível hard! hahahah
ExcluirOi! Todo mundo falando bem deste livro e eu ficando mais curiosa a cada dia. A história é bem diferente do que imaginei e parece ser intrigante.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
A história é muito original, Cida, tenho certeza que você iria se surpreender!
ExcluirOi
ResponderExcluireu acho que já vi a capa desse livro por ai,
mas a sua resenha chamou muito minha atenção, parece ser uma ótima história e fiquei curiosa pelas coisas que a protagonista pode descobrir.
Estou participando do sorteio.
momentocrivelli.blogspot.com
Que bom que a resenha chamou sua atenção, Denise. :D
ExcluirBoa sorte no sorteio! ♥
O fato de você ter amado a história e ter deixado claro que o livro te agradou em TODAS AS PÁGINAS, fico mais empolgada ainda para conferir, porque já estava interessada, por causa do título diferenciado.
ResponderExcluirAdorei suas considerações sobre o livro.
Meu Amor Pelos Livros
Beijos
O título é realmente muito interessante, né? Adorei!
ExcluirOi! Eu vi esse livro e fiquei na dúvida se era ou não um romance de época. O que acontece é que como não tem muito romance, fiquei até com receio de ler ele, mas depois dessa resenha, eu fiquei tão animada para conhecer a história e o Ceilão que já está na minha lista. Espero gostar tanto quanto você!
ResponderExcluirBeijo, Leitora Encantada
Participe do sorteio do blog e concorra a três livros
Então lhe desejo uma boa viagem ao Ceilão, Miriã! Espero que fique tão encantada quanto eu! ♥
ExcluirQue amor de resenha, o livro parece ser ótimo e super envolvente a história. Adorei a dica, e amei já ter sorteio também no post :)
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
É mais prático! hehehe
ExcluirTo mega curiosa sobre o livro! É a segunda resenha que vejo dele e desperta meu interesse!
ResponderExcluirBjos
www.causoseprosas.com.br
Que bom, Luisa! ;)
ExcluirOi, Tami!
ResponderExcluirEssa é a primeira resenha que leio sobre esse livro, mas apesar disso, eu já estava com muita vontade de lê-lo só pelo que vi na sinopse. Sua resenha ficou ótima e no ponto certo. Obrigada por ter contado só o início. Livros desse tipo merecem que o leitor não saiba quase nada sobre ele, rs.
Estou com muita vontade de lê-lo e claro que vou participar! :D
Beijoss,
Ps. Esse layout está lindo!! <3
Beijos,
versosenotas.blogspot.com.br
Que bom que você já estava com vontade de ler, Bahzinha! Boa sorte no sorteio, viu?! ♥
ExcluirOi Tamires
ResponderExcluirEstou doida pra ler!
Torcendo para ganhar também :)
Achei a capa linda. Deve ser um romance sensacional.
Parabéns pela resenha e pelo sorteio
Bjks mil
www.maeliteratura.com.br
Boa sorte, Claudia!
ExcluirOi Tami =)
ResponderExcluirAh!! A cada resenha que leio desse livro mais tentada a passar ele na frente dos outros eu fico rs...
Tenho uma leve sensação que vou me emocionar bastante com a história.
Beijos;***
Ane Reis | Blog My Dear Library.
Se eu fosse você passava logo na frente... só acho! hahaha
ExcluirOlá adorei me parece ser um ótimo livro cheio de mistérios, intrigas e tudo mais. Eu com certeza quero ler, gostei muito da sua resenha, seus argumentos nos despertam a vontade de conhecer também essa história. Parabéns bjs
ResponderExcluirQue bom saber disso, Vanessa!
ExcluirNossa, eu adorei. Parece interessante.
ResponderExcluirGostei da personalidade da protagonista, ambientação diferenciada, mistura de ficção com realidade e principalmente o fato de ser sobre um drama familiar.
Não havia me interessado muito antes quando vi esse livro, mas agora estou considerando ler...
ourbravenewblog.weebly.com
Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)
Que bom que agora você está cogitando a leitura! \õ/
ExcluirOi Tami!
ResponderExcluirConfesso que comecei a ver esse livro por aí, mas ele não tinha me chamado muito a atenção não. A capa é realmente bem bonita e sua resenha está ótima, fiquei curiosa, apesar de não estar querendo aumentar minha lista de leituras no skoob, hahaha.
Boa sorte pra td mundo no sorteio!
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Estou de olho nesse livro desde que li a primeira resenha dele. Além do gênero que gosto, ainda tem o fato de misturar ficção por realidade.
ResponderExcluirBjs
Olá, Tamires.
ResponderExcluirApós a sua resenha, só consegui dizer o seguinte: uau. Preciso ler esse livro. A premissa é muito boa e o desenvolvimento parece ser excelente.
Com certeza vai para a lista de desejados.
Gostei bastante do sexto provérbio. Muitas vezes ficar calado é a melhor solução.
Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores, dividindo um vale compras e dois livros.
Oie,
ResponderExcluirjá ouvi falar deste livro, mas ainda não sei.
Parece ser bom. Adorei a promoção
bjos
Blog Vanessa Sueroz
Canal no youtube
Oi, Tamires!
ResponderExcluirAssim que vi esse lançamento fiquei apaixonada pela capa, e pelo título, eu amo esse gênero de leitura, e o fato da autora coloca fatos da história que realmente aconteceram com certeza deixa a leitura muito mais enriquecedora para o leitor.
Quero saber que plot twist maravilhoso é esse no final desse livro!!! :O
Amo esses dramas, que envolvem o leitor até a última página, é um livro que com certeza irá entrar na minha lista de próximas aquisições!
Parabéns pela resenha!
Beijos!
Eli - Leitura Entre Amigas
http://www.leituraentreamigas.com.br/
Já li tantas reenhas boas sobre esse livro que cada nova que leio só me faz querer mais (quando tiver dinheiro, rs)
ResponderExcluirAdorei a resenha. Abraço!
jvmedeiros.blogspot.com
Se para quem não gosta de romance de ápoca o livro já é uma boa pedida, imagina então pra quem gosta (mesmo não sendo exatamente um romance de época)? Acho muuuito legal quando a descrição faz com que imaginemos as situações e os ambientes do livro. Fiquei ega curiosa para saber qual é essa reviravolta.
ResponderExcluirBeijocas ^^
Oie! Ai, como é bom ler uma pessoa que amou esse livro tanto quanto eu. Amei tanto ele que fico chateada quando vejo gente falando mal, como aconteceu com uma colega outro dia que achou o livro dispensável, detestou a gwen e etc. Assim como você, amei a inserção de 1929 na história, amei o fato de ser um país desconhecido, e toda aquela coisa com os trabalhadores. e também em nenhum momento julguei as ações da gwen e consegui entendê-la.
ResponderExcluirOlá! Só a capa do livro já tinha me deixado entusiasmada pela história. Amei sua resenha e estou muito curiosa para saber qual reviravolta é essa que te deixou tão surpresa!? Adoro livro que nos levam a um raciocínio e de repente colocam o mundo de cabeça para baixo. Obrigada pela dica.
ResponderExcluirBjs.
www.salaliteraria.com.br
Estava ansiosa para ler uma resenha desse livro e a sua foi a primeira, yay!
ResponderExcluirÉ o primeiro livro que vejo que se passa num local tão exótico quanto o Sri Lanka, deve realmente ser incrivel poder entrar numa realidade assim. Gostei muito de ler suas impressões, me animaram a solicitar o livro para leitura! Quero me chocar como você!
Abraços!
www.asmeninasqueleemlivros.com
Olá! UAU!
ResponderExcluirPela sua resenha parece que esse livro é incrível! Havia me apaxonado por ele por causa da capa que sincesamente, é MA-RA-VI-LHO-SA. Mas depois que li a sinopse fiquei encantada com o enredo, adoro livros que me supreendam e esse parece perfeito. Sinto que vou ter muita raiva com Christina Bradshaw...
O esplendor deste livro, já começa pela capa, que foi feita divinamente, parecendo querer passar tudo que encontraremos nessa narrativa que você trouxe na resenha. Eu amo romances de época, e pelo que pude ver este livro em si, traz a essência do bom romance, sem nada forçado ou surreal. Me cativei e irei participar do sorteio, pois quero meu exemplar.
ResponderExcluirAmei sua resenha!!! Graças a ela eu quero desesperadamente esse livro!! Eu amo romances de época e já estou amando esse!! 😍😍
ResponderExcluirOlá linda,
ResponderExcluirEu estou ficando muito ansiosa para ler esse livro, porque todas as resenhas que li são positivas e acabam aumentando minha tensão para conhecer esse romance arrebatador.
Beijos!
Ainda bem que não teve spoiler na resenha, ufa! Estou bem interessado neste livro, me parece um suspense muito intenso pronto pra ser desvendado. Mas por enquanto está adicionado na lista, tenho alguns que não deixam furar a fila! Abraços!
ResponderExcluirSabe aquele livro que você bateu o olho e tá louca , mas loucamente louca mesmo, pra ler ?? Pois é , estou assim por esse livro preciso comprar , ainda mais agora, com essa resenha maravilhosa.
ResponderExcluirLer sua resenha positiva me deixa muito triste porque eu poderia ter solicitado esse livro da editora, mas como eu tinha muitos livros pra ler e a sinopse não tinha me chamado tanta atenção e tinha vários livros pra ler, acabei não pegando. Agora tô mega arrependida, né? Só vejo resenhas positivas, haha. Mas quem sabe não consigo ganhar nessa resenha premiada? *torcendo*
ResponderExcluirEssa ambientação num local diferente e selvagem é o que mais me anima ler e espero poder conferir em breve, haha. Ele parece ser bem intenso!
Virando Amor
Esse livro me chamou atenção pelo título. Cheguei a pensar que tinha algo relacionado com misticismo sobre ler o futuro no fundo de xícara, coisa comum no oriente. Comecei a ver algumas resenhas e acabei me surpreendendo. Como gosto de um bom romance com pitada de mistério, sei que vou amar a leitura. Preciso muito ler.
ResponderExcluirEstou doida pra ler esse livro desde a primeira vez que bati o olho no título e na capa, a sinopse também me deixou bastante curiosa, curto muito um romance com mistério, essa resenha agora então me deixou super ansiosa em conferi essa história, preciso desse livro pra ontem.
ResponderExcluirLi a sinopse e fiquei com uma imensa vontade de ler.Romances de época são os meus preferidos.Linda capa e com uma historia que promete arrancar suspiros.Preciso ter esse livrooooo!!!
ResponderExcluirSua resenha aguçou minha curiosidade
ResponderExcluirFiquei com muita vontade de ler esse livro!! A história parece ser bem contada, com personagens bem escritos!! Gosto dessa reviravolta que a trama traz e que não deixa nada óbvio!! Só pela capa eu já leria o livro, está muito linda!! Acho que esse livro tira os leitores da zona de conforto e da mesmice!! Um livro cheio de mistérios em que fiquei curiosa para desvendá-los!!!
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Sou uma das poucas pessoas que ainda não leu nenhum romance de época, mas tenho vontade. Esse me pareceu um ótimo começo, gostei da dica!
ResponderExcluirhttps://duaslivreiras.blogspot.com.br/
Bom dia!
ResponderExcluirMenina. Não sabia que este livro era tão bom assim. Primeira resenha que leio e fiquei encantada com o pouco que você diz aqui. Adorei a dica. Com certeza vou querer ler também. fiquei curiosa a respeito dessa trama. Muito obrigada por me apresentar este romance.
Beijos.
Poxa amei a resenha, fiquei com vontade de ler o livro... :)
ResponderExcluir