1 de janeiro de 2018

TAG | Balanço Literário 2017

Feliz Ano Novo, povo! \õ/ Estamos oficialmente em 2018, mas a postagem de hoje ainda será sobre 2017. Chegou o dia de colocar as leituras na balança e ver o que foi bom e também o que não foi tão bom assim.


Primeiro livro que li em 2017


Minha primeira leitura de 2017 foi Os Segredos de Colin Bridgerton, o quarto volume da série Os Bridgertons. Colin é o meu Bridgerton preferido, por isso eu estava super ansiosa para ler o livro dele, mas acontece que ele é praticamente um coadjuvante nessa história, foi bem frustrante. Porém, amei o livro de qualquer maneira.

Resenha → AQUI

Melhor livro


Não teve para nenhum outro. A Thousand Boy Kisses, traduzido como Mil Beijos de Garoto, foi o melhor livro que li em 2017. Uma história extremamente triste, mas repleta de lições que levarei para a vida!

Resenha → AQUI

Pior livro


Entusiasmada com a escrita de Tillie Cole, fui correndo ler outra história dela e... me lasquei! Eu fiquei tão revoltada com Sweet Home que até me recusei a resenhá-lo!

Melhor personagem


Quando o assunto é personagem a coisa fica meio difícil, porque me apego muito e em 2017 amei vários. Mas resolvi escolher Piers Yelverton, protagonista masculino de Quando a Bela Domou a Fera, por conta da sua personalidade ácida e divertida.

Resenha → AQUI

Pior personagem


Verity, uma das antagonistas e O Perfume da Folha de Chá. Ô mulherzinha intragável!

Resenha → AQUI

Crush literário


John Tucker, baby. John Tucker! O protagonista de A Conquista virou meu crush real.

Resenha → AQUI

Melhor quote


Outra categoria difícil. Não sei nem quantos bloquinhos de post-it eu gasto por ano, tá aí uma coisa que eu deveria contabilizar! 😂 Eu marco muita quote durante as minhas leituras, então é complicado lembrar de todas, mas O Ceifador é um livro com umas quotes super fodas, super reais e até mesmo assustadoras, considero algumas até um certo tipo de premonição em relação ao futuro que nos espera...

— Vou dizer o que eu acho. Goddard não é um ceifador. É um assassino. — Era a primeira vez que Rowan se atrevia a dizer isso em voz alta. — Tem muita coisa escrita sobre os assassinos da Era da Mortalidade; monstros como Jack, o Estripador, Charlie Manson ou Cyber Sally. E a única diferença entre eles e Goddard é que as pessoas deixam um ceifador sair impune. Os mortais sabiam que isso era errado, mas, sabe-se lá como, acabamos esquecendo.

Resenha → AQUI

Melhor capa 



Achei a capa de Em Águas Sombrias o maior barato, além de combinar super com o enredo do livro.

Resenha → AQUI

Personagem pombo (aquele que nem fede, nem cheira)



Esse ano eu li três livros da série A Rainha Vermelha. Coroa Cruel, Espada de Vidro e A Prisão do Rei... tá pra nascer personagem mais pombo que o Cal. Não sei se o aguento por mais um livro!

Resenha → AQUI

Melhor continuação de série


Eu não curti muito o primeiro livro, mas A Invasão de Tearling chegou chegando e o melhor, trazendo respostas! Ainda não resenhei porque foi uma das minhas últimas leituras, mas a resenha já pinta por aqui, aguardem. 😉

Descoberta do ano (autor ou livro)


Elle Kennedy, autora da série Amores Improváveis.

Resenhas → AQUI

Decepção do ano (autor ou livro) 


Esse foi um super balde de água fria! Sorrisos Quebrados possui uma história bonita sim, não vou negar, mas não era nada do que eu estava esperando. Também não curti o tom da narrativa, achei super enfadonha... uma pena.

Resenha → AQUI

Melhor adaptação literária


Eu assisti algumas adaptações, mas não li os livros antes, como foi o caso de It - A Coisa. Não sei se foi uma boa adaptação, li opiniões divergentes sobre isso, mas resolvi colocar mesmo assim porque amei o filme e lerei o livro com toda certeza antes da estreia da segunda parte, fé no pai!

Melhor final de livro



Entre Quatro Paredes foi uma das minhas melhores leituras do ano e o final é muito bom, além de ter um super significado.

Resenha → AQUI

Melhor aquisição


Comprei Without Merit na pré-venda uns sete meses antes do lançamento, esse é o tamanho do meu amor pela Colleen! Não li ainda, mas ele está na estante lindo e belo.

Livro(s) que eu pretendia ler, mas não li (aquele(s) que você tinha certeza que leria, mas não rolou por algum motivo)

 
Claro que são vários, né? Mas resolvi colocar It Ends With Us porque eu ganhei ele da própria autora e não li até hoje... o bichinho já vai sair em português e tudo! Eu só leio os livros da CoHo quando eu sinto que o momento certo é aquele, sabe? Por isso que até hoje não o li. E Mr. Romance foi soterrado pelos livros que iam furando fila.

Último livro que li em 2017



Minha última leitura foi Últimas Mensagens Recebidas, um livro muito tocante e até mesmo reflexivo. A resenha sai em breve!

Melhor editora (em relação a lançamentos do ano)


Na minha opinião, 2017 foi um ano excelente em relação aos lançamentos literários, as editoras capricharam! Escolhi a Companhia das Letras porque achei que o catalogo dela foi muito bem trabalhado, todos os selos trouxeram livros muito bons e a relação editora-leitor foi excelente, destaque para as lives e vídeos do pessoal da Seguinte! <3

••••••

E como foram as leituras de vocês em 2017, gente? Quem tal responder uma ou duas das categorias acima nos comentários? Vou adorar saber como foi a experiência de vocês!

46 comentários

  1. Oi, Tami!
    Meu balanço vai no ar ainda essa semana (espero)
    Eu fico impressionada com a capacidade de você escolher só um pra cada categoria. Eu tenho pelo menos 3 pra cada ahhaahhahah
    Elle também apareceu no balanço, mas foi no do ano passado.
    Tucker é muito amor que socorro!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser só um ué, as categorias estão no singular! Hahahaha

      Excluir
  2. Oie Tami =)

    Mal comecei a ler Últimas Mensagens Recebidas e meu coração já ficou em pedaços.

    Em 2017 não fiz retrospectiva, mas estou adorando ler os post de outros blogueiros. Pegando várias dicas de livros ^^

    Beijos ;**
    Ane Reis | Blog My Dear Library  

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também, Ane, e olha que piorou devido a situação que eu tô vivendo no momento, viu...

      Excluir
  3. Oi Tami
    Adoro os vídeos da editora Seguinte, hahah
    Da sua lista só li Sorrisos Quebrados, que não achei perfeito mas tbm n tão ruim assim XD
    Entre quatro paredes estou curiosa pra ler por causa da sua resenha, A rainha de tearling, Mil beijos de garoto, esses últimos livros da CoHo e It - a coisa eu tbm preciso conferir...
    Os livros dessa série Amores improváveis, ngm conseguiu me convencer a ler ainda, me parecem clichês, rsrs
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São clichês sim, mas o desenvolvimento conta muito e a Elle desenvolveu todas as histórias muito bem! :)

      Excluir
  4. Olá, Tamires.
    Acho que todo mundo se decepcionou com o Colin no livro dela hehe. Eu fiquei dividida entre a Companhia das Letras e a Arqueiro, as duas foram ótimas. Entre Quatro Paredes eu devorei em duas horas de tanta curiosidade que eu tava hehe. E A Invasão de Tearling foi uma leitura ótima, a história cresceu muito. Gostei muito do seu balanço.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cresceu mesmo, Sil! Eu agora estou super ansiosa pelo desfecho!

      Excluir
  5. Oi, Tami!
    Nossa, fiquei curiosa em saber o que que tem de tão ruim em Sweet home. E olha que a capa é tão linda!
    Acho que de melhor adaptação eu colocaria Extraordinário já que ficou bem fiel ao livro. Também gostei bastante de It, mas assim como você, não li o livro pra saber se foi uma adaptação boa mesmo :/
    Entre quatro paredes está na minha lista de desejados, espero ler logo!
    MENTIRA QUE TEM LIVRO NOVO DA COLLEEN, SOCORR HAHAHA e eu aqui achando que já tinha lido tudo dela, inocente! Depois conta pra gente se é bom! *of course que é, é a Colleen afinal!*
    Compreendo quanto a ser necessário o momento certo pra ler livros da Colleen. E It ends with us tem um cenário pesado, então é bom ler quando você tiver um bom tempo pra entrar na história e se perder nela mesmo.
    Adorei a tag!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tami! Tudo bem? Companhia rainha, o resto nadinha qqq Esse livro do Colin foi eu que te dei, né? Menina, eu não li nenhum desses livros, socorro! Mas já vi IT e amei o longa <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Tami! It foi uma adaptação que me surpreendeu positivamente. Espero que a parte II seja ainda melhor. Bjos!!! Feliz 2018!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que eu consiga ler até a parte II ser lançada, Cida. Torça por mim! Hahahaha

      Excluir
  8. Oi Tami.
    Menina você tem uma memória ótima... Eu nem tenho ideia de qual foi meu primeiro livro... rsrsrsr
    Gostei da postagem e anotei algumas dicas. Amo Os Bridgertons, mas concordo que também esperava mais do livro do Collin. E diferente de você, Sorrisos Quebrados foi uma das minhas melhores leituras de 2016!
    Beijokas
    Doces Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Skoob ajuda nessas horas, Lia. Sempre coloco a data certinha das leituras! Hahahaha

      Excluir
  9. Oi Tami, td bem?
    Adorei a TAG, ótimos livros lido nesse ano!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  10. Que legal essa tag, me interessei mais ainda para ler IT e logo mais ver o filme. E aquela capa que você elegeu como "melhor capa" é realmente linda! E fiquei curiosíssima para ler Entre quatro paredes :)
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Tami, tudo bom?
    AAAAAAAAAAA seu comentário sobre o personagem de Quando a bela domou a fera só me incentivou mais pra ler o livro! Tô com ele na meta desse ano.
    CAL PERSONAGEM MAIS POMBO DA LITERATURA, muito obrigada. Espero mesmo que ele morra no quarto livro, não aguento aquele babaca zzzzzz

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Tami!! Eu amei a conquista, na verdade todos os protagonistas dessa série viraram um crush kkkkkkkk e adorei IT! Quanto ao personagem, Piers é maravilhoso! E quero ler Mil beijos de garoto!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de todos também, mas Tucker ganha disparado! Ahhaha

      Excluir
  13. Oi, Tami. Acho que um balanço assim seria melhor do que ficar fazendo vários posts sobre 2017, vou aderir. Estou lendo Mil beijos de garoto, eu ouvi um amém? Estou adorando, mas também chorando muito e tacando post it na maioria das páginas, mesmo que eu não tenha o costume de fazer isso. Eu não curti o livro do Colin, achei a história meio confusa e nem entendi qual era o segredo dele, realmente ele ficou parecendo o protagonista da própria história. Quero muito ler Entre Quatro Paredes, espero gostar tanto quanto você.
    Beijo!
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale em post-it... eu o li no Kindle e só depois ganhei o livro, tenho que reler pra encher de post-it. No Kindle eu destaquei MUITAAAAA quote! Ahhahaha

      Excluir
  14. Oi, tudo bem?
    Adorei essa tag, uma pena que seria difícil eu fazer ela no meu blog já que em 2017 eu não li quase nada...
    Vou te dizer que a capa de "Em Águas Sombrias" é realmente linda, mas eu fico com um pé atrás porque ouvi falar de que esse não é um livro tão bom.
    Quanto a "Entre Quatro Paredes" eu fiquei super curioso para conhecer a história, já que você não é a primeira que diz o quão bom essa história é,

    Beijão,
    Vinicius
    refugiolitxrario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem entende a mensagem Em Águas Sombrias é um livro ótimo, não é fácil de ser interpretado. ;)

      Excluir
  15. Oiii Tami

    Eu estou louca pra ler Entre Quatro paredes, parece ser um thriller psicológico daqueles que vai m prender. O Ceifador eu amei, e tem uns quotes muito assustadores mesmo. Em Águas Sombrias tem essa capa super maravilhosa e esse é outro livro que tb quero ler, apesar das criticas mistas. E Cal é o personagem mais bobo que ja vi, sério mesmo. Nessa série torço pro Maven, porque o Cal é tão sem sal, sem carisma, tão "o que é que eu to fazendo aqui??" que não dá né... Pela Mare tb não morro de amores pra dizer a verdade...
    A Rainha de Tearling eu gostei, mas me custou terminar a leitura não sei porquê. Sendo assim acabei deixando de lado os planos de seguir com a trilogia mas agora ja estou começando a sentir aquela pontadinha de curiosidade em saber como a história seguirá.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiii continua lendo as continuações de A Rainha de Tearling, Alice! Tá óóóótima e só tenho bons pressentimentos para a próxima!

      Excluir
  16. Olá Tami! Tudo bem?
    Feliz ano novooo!!
    Ahh muito livro e eu não li nenhum deles, acreditaaa??
    Sou louca para ler o ceifador, em águas sombrias e principalmente entre quatro paredes, porque amo trhiller psicológico!! bom, para mim, minha melhor aquisição e melhor livro foi o livro do juízo final, que foi arrasador! mas teve tanta coisa boa esse ano que fica até difícil.. hehe
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro da sua resenha desse livrk, Tamara. Parece ser bem f*da!

      Excluir
  17. Oi
    desses ai eu só li o da Julia Quinn, e estou bem curiosa com a maioria desses livros como quando a bela domou a fera e aquele que você considerou o melhor livro pois até hoje só li elogios dele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Tami,
    Muito divertido seu balanço. Adoro sua sinceridade.
    MININA, It tem um resumão maravilhoso na Wikipédia em Inglês. Antes de assistir a minissérie, dei uma lida lá hahaha. Daí peguei a amostra na Amazon, até hj não consegui terminar de ler, meio maçante.
    Eu to doida pra ler esse da Tillie Cole, quem sabe esse ano haha
    Ah, meus livrinhos da Companhia de Novembro não chegaram até hoje kkkkkkk o correio tá cheio das graças aqui. Também amei os lançamentos deles em 2017, apesar de estar com feeling que serei chutada HAHAHA, mas vida que segue né.

    - Sobre Meu Chame Pelo Seu Nome: Tem livro sim, a Intrínseca lançou e o filme estreia esse mês no Brasil. Mas já ta rolando pelas lojinhas online cof cof.
    - E falando nas lojinhas online, caça Mindhunter nelas mulher kkkkkkk

    tenha uma ótima quinta =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiii, pensamento positivo, Nana! Vai ser nada chutada.
      Que pena que os livros de novembro não chegaram, aqui o Correio tá normal.
      Tô participando de umas promoções pra ver se ganho um exemplar de Me Chame Pelo Seu Nome... vamos torcer! Hahaahah

      Excluir
  19. Gostei do seu post, A Conquista é um dos livros que quero muito ler, parece ótimo! Feliz ano novo. Estou seguindo seu blog! Bjss

    www.historiasdaiza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. 2017 não foi um ano nada fácil pra mim, minhas leituras estagnaram desde as férias de julho! Eu fiquei sem ler nada que não fosse acadêmico. Mas, amei seu post, tem vários livros e autores que eu não conhecia que coloquei na listinha do meu skoob.

    Um bjo!
    http://litera-magia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Como assim não gosta de Cal? Acho tão amorzinho, sobretudo em Espada de Vidro, ainda só li os dois primeiros.
    Também não me decepcionou A Rainha de Tearling, mas estou curioso com esse segundo, vejo muitas pessoas falando maravilhas =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  22. Oi, Tami.
    Feliz 2018!!!
    Meu balanço literário esse ano fiz em forma de "Troféu Literário!"rs

    De tanto você amar "Mil Beijos de um garoto", esse é um dos livros que eu pretendo ler loguinho. Sim, a senhorita me influenciou!
    Outro que está aí na sua listinha e que eu também fui persuadida a ler por conta da sua pessoinha é O Ceifador.
    Não posso comentar das suas escolhas, porque eu simplesmente não li a maioria dos livros que citou aqui. Triste fim.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto assim, sou influencer afinal, né? Hahahahahaha SQN!

      Excluir
  23. Oi! Adorei a sua resolução do ano e tem alguns que não gostou que pretendo ler, tipo o perfume da folha de chá. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir