16 de fevereiro de 2018

Resenha | Um de Nós Está Mentindo - Karen M. McManus


Prova antecipada cedida pela editora.

Autora: Karen M. McManus

Número de páginas: 384

Ano: 2018

Editora: Galera Record

Skoob: AQUI

Compre: Amazon
Sinopse: Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental.

Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.


Agora eis o dever de casa: liguem os pontos. Será que está todo mundo mancomunado ou alguém está no controle? Quem é o manipulador e quem são as marionetes?
Vou dar uma pista para vocês começarem: todo mundo está mentindo.
Valendo!

Parecia ser uma segunda-feira normal no Colégio Bayview, mas coisas atípicas começaram a acontecer. Primeiro, celulares apareceram misteriosamente entre as coisas de cinco alunos bem na aula do Sr. Avery, um professor veemente contra o aparelho. O flagra culminou na detenção de Bronwyn Rojas, Addy Prentiss, Nate Macauley, Cooper Clay e Simon Kelleher. O castigo imposto por Avery era dissertar sobre como a tecnologia estava arruinando os colégios dos Estados Unidos, mas Simon não conseguiu concluir a redação. Por quê? Porque Simon morreu momentos depois do início da detenção.

Eu me ajoelho ao lado de Simon. Seus olhos estão esbugalhados, os lábios arroxeados, e ele emite sons horríveis de sufocamento. Nate joga o conteúdo inteiro da Mochila de Simon no chão e vasculha a confusão de livros, papéis e roupas.
— Simon, onde você guarda a caneta? — pergunta ele ao abrir o pequeno compartimento frontal e arrancar duas canetas normais e um molho de chaves.
Porém, Simon já passou muito da fase de conseguir falar. Eu coloco uma palma da mão suada no seu ombro, como se isso fosse fazer algum bem.

O que parecia um acidente torna-se uma investigação de assassinato, já que traços de óleo de amendoim, oleaginosa a qual Simon era extremamente alérgico, foram encontrados em seu copo d'água. E as canetas de adrenalina, usadas em crises alérgicas, sumiram misteriosamente de sua mochila e da enfermaria da escola. Simon fora, aparentemente, vítima de uma plano estrategicamente arquitetado.


Vocês devem estar se perguntando: Quem matou Simon Kelleher? Mas a pergunta certa seria: Quem não teria motivos para matar Simon Kelleher? Deste modo a lista de suspeitos cairia drasticamente...

Simon era dono do Falando Nisso, um site de fofocas que sabia todas as notícias mais quentes sobre os alunos do Bayview. Não importa o quão cuidadosa a pessoa fosse, sua arbitrariedade chegava ao Falando Nisso. E quando todos pensavam que estariam livres dos olhos de Simon, o site começa a ser atualizado por alguém que se autointitula assassino do rapaz.

Sejamos francos: todo mundo no Colégio Bayview odiava Simon. A diferença é que eu tive coragem suficiente para fazer algo a respeito disso.
De nada.

E quando fofocas sobre Bronwyn, Addy, Nate e Cooper são encontradas engatilhadas, prestes a serem postadas, no site de Simon, eles passam a ser os principais suspeitos, afinal, além dessa nova evidência, Simon estava na presença dos quatro quando foi, aparentemente, assassinado. Agora eles precisam juntar as peças do quebra-cabeça para provar que são inocentes. Mas será que eles realmente não têm nada a ver com a morte de Simon Kelleher, ou será que um dos quatro está mentindo?

••••••••••

A prova antecipada de Um de Nós Está Mentindo chegou por aqui na V.I.B., a caixa Very Important Book, uma iniciativa do Grupo Editorial Record onde a intenção é disponibilizar para alguns blogueiros lançamentos super aguardados para leitura antecipada. Deixo aqui meu obrigada, vocês são uns lindos! 💜

Já prevejo muitas pessoas falando que os personagens são estereotipados. Sim, eles são, e não é pouco. É muito. Mas isso não foi feito aleatoriamente. Karen M. McManus sabia exatamente o que estava fazendo.

 
— Ela é uma princesa, e você, um atleta — responde ele, apontando o queixo para Bronwyn e depois para Nate. — E você é um crânio. E também um criminoso. Vocês todos são estereótipos ambulantes de filmes de adolescente.

O que está em cheque aqui não é o quão estereotipados são os personagens, e sim o que os leva a serem assim. O que está por trás de cada um deles? Já pararam para pensar que um estereótipo pode ser uma máscara? Um personagem que é interpretado e, muitas vezes, interpretado durante muitos anos como uma forma de aceitação? Outras vezes pode ser uma carapuça, algo que a pessoa toma para si, pois não tem mais forças e/ou não enxerga mais nenhuma saída. E em outras vezes pode ser também uma forma de compensação...

Os personagens de Um de Nós Está Mentindo são exatamente assim. São estereotipados ao extremo, mas cada um tem suas razões, cada um tem sua história, e é essa história que vamos descobrindo ao longo da leitura. Não diria que o que aconteceu com Simon fica em segundo plano, pois tudo gira em torno disso, mas o que mais me chamou atenção foi o amadurecimento e a libertação dessa bagagem que é ser um intérprete.

Bronwyn é a garota superinteligente que tem um futuro brilhante pela frente. Sua irmã, Maeve, enfrentou um câncer muito cedo e Bronwyn toma para si todas as expectativas que seus pais, imigrantes colombianos, depositam nas filhas. Addy é uma menina bonita, porém insegura, cuja mãe se comporta como uma adolescente. O centro de seu mundo é o namorado, Jake, a quem procura agradar de qualquer maneira, chegando a obedecer pequenas ordens disfarçadas de pedidos carinhosos. Nate foi abandonado pela mãe ainda criança e vive com o pai alcoólatra em uma casa decrépita. Ele está em liberdade condicional após ser acusado de tráfico de drogas e é a persona non grata do Bayview. Cooper, por sua vez, é um promissor jogador de beisebol que mais vive os sonhos do pai do que os seus próprios. Ele namora a menina mais bonita da escola e esconde algo que pode, em sua concepção, colocar muita coisa a perder.

Os quatro personagens são assim, mas também são muito mais. Alguns têm ciência de que vivem uma mentira, outros acham que tem a vida perfeita. E é ao longo do caminho que eles vão se descobrindo, ou melhor, se redescobrindo... e acompanhar isso é muito bacana. Creio que a autora tenha mostrado seu ponto de vista de maneira mais eficiente ao desconstruir principalmente Addy, aquela cujo estereótipo é o mais, talvez, invejado.


Tami, e o Simon? O Simon... para falar dele eu precisaria entrar em outros méritos. O personagem chega a frequentar fóruns onde são discutidos tiroteios em escolas. E não, não considero isso um spoiler, é a ponta do iceberg. Mas tenham em mente que a coisa é muito mais doentia do que aparenta, apesar de não ser tão aprofundada.

Na contracapa do livro há uma comparação com Pretty Little Liars e O Clube dos Cinco e concordo plenamente. Temos adolescentes perdidos e desajustados, escola e pais relapsos e autoridades mais ingênuas que os acusados do crime. Confesso que só não favoritei o livro por conta de umas coisinhas aqui e outras ali e por conta do final, que poderia ter sido menos corrido.

Não posso falar muito sobre a edição, pois recebi a prova. Quanto à capa, acho muito bacana! O livro é dividido em três partes e os capítulos são sempre narrados em primeira pessoa por dois dos quatro adolescentes remanescentes.

Um de Nós Está Mentindo é apenas um livro juvenil que fala sobre adolescentes. Ele tem defeitos sim, não vou mentir, mas sua história é envolvente, interessante e relevante. Recomendo e espero que vocês deem uma chance. Depois me contem o que acharam, combinado?

41 comentários

  1. Olá, Tamires.
    Eu vi esse livro sendo divulgado no face da editora e já quis ele na hora hehe. Essa comparação com PLL me deixou bem curiosa porque realmente o enredo lembra muito. E agora o livro tendo sua aprovação me deixou ainda mais curiosa com ele porque ultimamente só tenho tido ótimas indicações de livros do gênero aqui no seu blog hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tami. Juro que quando fui abaixando a resenha para ler, estava com medo de você ter dado nota ruim. Considero muito sua opinião, e se fosse nota baixa, eu iria murchar na hora porque eu quero MUITO ler esse livro. Eu adoro PLL e amo O Clube dos Cinco, então sim, vou amar essa história, tenho certeza, apesar de achar que o Nate será meu xodózinho porque adoro personagens desajustados.
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também, adoro um garoto problema! Hahahaha
      Na literatura, obviamente! Ahhahaha

      Excluir
  3. Oi Tami! Tudo bom?
    Eu tô tão curiosa pra ler esse livro que dá até medo de a hype não bater com a história UHUHASUHASUHASUHASUH sua resenha já me deixou um pouco mais sossegada.
    Adoro um suspense bem feito, e ainda nessa vibe de O Clube dos Cinco parece perfeito pra encaixar uma trama de quebra-cabeça.
    Tô só esperando alguma promoção pra comprar porque ultimamente a falência tá falando mais alto :/

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tami!
    Esse livro tem muita vibe de O Clube dos Cinco e, por mais que eu curta o filme, eu não sinto taaanta vontade de conferir esse livro. Não sei... tem algo que ainda não despertou a atenção.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Tamires, já li algumas resenhas negativas desse livro, mas com certeza a maioria é positiva quero muito ler essa história, acredito que vou gostar bastante assim como vc.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Tami,

    Desde a divulgação da editora o livro me chamou atenção, e muitas resenhas acharam o final bem surpreendente o que fez querer ler ainda mais.
    Já está lista.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final é surpreendente de fato. Um pouco corrido, mas nada que tire o brilho da história.

      Excluir
  7. Tenho lido diversas resenhas sobre este livro e em todas elas eu fico com a pulga atrás da orelha com relação ao Simon. Essa vitima não me passa confiança e achei legal você mencionar os estereótipos, tenho pra mim que Simon também é só uma máscara, que tem muita coisa em baixo desse site de fofoca. Quero ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza tem muita coisa escondida em baixo dos panos...

      Excluir
  8. Oi Tami,
    Eu amo PLL, então já sabe né? HAHAHAHAHAHA
    Fiquei bem curiosa quanto a obra, porque está fazendo muito barulho, é um dos lançamentos do ano mais esperados.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Tami, eu fico feliz que vc tenha gostado, lá no blog quem leu foi a Rafa e ela adorou tb, eu acho que esse enredo daria uma ótima série Netflix rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Estou tão, mais tão ansiosa para ler esse que não aguentei esperar chegar o físico aqui em casa e comprei o e-book. Kkkkk

    Comecei agora pouco.
    Espero amar. Tem excelentes críticas rolando sobre esse livro.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Sua resenha me deu uma imagem diferente do que imaginei lendo outras resenhas desse livro, achei que seria mais um livro policial afinco do que um livro com adolescentes perturbados. Mas quero ler mesmo assim, espero gostar. Amei a resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  12. Oi
    que bom que curtiu.estou aqui com a prova para ler te talvez seja a minha próxima leitura, já que estou bem curiosa com ele. Muito boa a resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Tami,
    Eu amo investigação, estão estou bem ansiosa para ler este livro.
    E nossa esse Simon, foi logo se enfiar no meio das fofocas. Mas, confesso que fiquei com pena do que fizeram com ele, coitado, a pessoa arquitetou direitinho por cima da doença. E adoro quando livros do gênero são repleeeetos de suspeitos. Menos de 5 nunca tem graça kkkk
    Muito ansiosa pra ler e daria uma ótima adaptação!

    P.S.: Menina, fiquei surpresa que vc não renovou com a Cia, como assim? Mas, te falar, que vi gente da ação do ano passado que leu um do Tearling sim!

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  14. Oi Tami! Eu adorei esse livro, pareci ser clichê no começo, mas a autora nos leva por um caminho diferente e o resultado foi excelente. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi Tami, tudo bem?
    Esse livro tá na wishlist!
    Eu amo demais enredos misteriosos sobre crimes e coisas do tipo. Mas vou com as expectativas um pouco mais controladas em função do que você falou sobre estereótipos e sobre o final (me importo muuuito com finais).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final não é ruim, apenas poderia ter sido um pouquinho mais lento. ;)

      Excluir
  16. Desde quando vi ele sendo anunciado já quis. Essa comparação com PLL só me faz ficar mais curiosa ainda, espero que eu consiga lê - lo. Sua resenha me deixou muuuito curiosa.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?

    Falar que eu estou ansiosa para essa leitura, é dizer pouco, já que eu não vejo a hora desse livro ser lançado. Com tantas resenhas sendo postadas - positivas e negativas -, a minha vontade de ler o livro só aumenta. O melhor é não criar expectativas, para acabar não se decepcionando, mas quem consegue fazer isso? rs
    Sim, sei que os personagens são estereotipados (clichês mesmo), mas não me importo. Parece uma mistura de O Clube dos Cinco e PLL, porém não deixa de ser bom também. Ficarei ciente dos seus defeitos, mas também sei que é um livro adolescente, então não vou esperar uma narrativa mais adulta. Já criei teorias, acredita? Só lendo para saber se acertei, todavia torço para estar correta xD

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Oi Tamires! Tô lendo tantas resenhas boas sobre esse livro que estou começando a ficar nervosa pra ler! Gostei muito da premissa e como fã de suspense, fiquei ouriçada com o gatilho da trama, a morte do desajustado fofoqueiro que não era querido por ninguém. Achei o máximo a autora criar esses personagens bem estereotipados, porque pelo que você falou, esses rótulos foram propositais a história.. Já queria muito ler, depois da sua resenha, muito bem escrita, piorou a vontade!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  19. Oi Tamires!!
    Adorei a forma como você escreveu a resenha. Quando eu vi o livro numa live da Editora Record já fiquei super curiosa para ler e a sua resenha só me deixou com mais vontade e com certeza assim que lançar o livro tenho certeza que vou comprar.
    Bjs!!!
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Tamires, tudo bem? Curti bastante a história do livro e vou te dizer uma coisa, acho que não foi nenhum dos quarto que matou o garoto! hahahahaha, não sei porque achei isso. Mas fiquei super curiosa pra saber quem matou o Simon.

    Adorei a sua resenha, ficou sensacional.Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá Tamires!!!
    Esse é um dos inúmeros livros que está na minha lista de leitura por trazer uma leitura que desde de sua sinopse vem me intrigando de verdade e me fazendo querer arriscar mais e mais na mesma.
    Claro, que em toda resenha vai relembrar um tanto Pretty Litlle Lies até mesmo a sinopse nos remete a essa história mas quanto mais sei do livro mais eu sei que é um livro que talvez me agradasse.
    Ele já está na minha leitura desde de que vi o lançamento do mesmo e espero logo poder lê-lo ^^
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Tami,
    Quando os blogueiros começaram a receber essa prova, eu li muitas coisas sobre o que eles estavam achando do livro e confesso que o desejo de ler foi murchando, eu me decepcionava com cada crítica negativa, então, veio sua resenha e apresentou uma nova forma de ver o livro e esses personagens estereotipados que todos frisaram como ruim. Eu confesso que adorei a forma como você apresentou o livro e fiquei curiosa para saber se minhas impressões seriam parecidas, visto que, as coisas que acontecem com Simon parece envolver algo muito mais complexo e doentio. Dica anotada, sem sombra de dúvidas.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Tamires!
    Vi muita gente falando desse livro e fiquei curiosa, gosto muito de suspense bem no estilo do livro e acho que a leitura vai me agradar. Fiquei bem curiosa para conferir a história e já inclui a leitura em minhas metas logo logo vou conferir.

    Beijos,

    Rafa - Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir