9 de maio de 2018

Lendo com o JP | A Gruta Gorgônea - Lemony Snicket (Desventuras em Série #11)


Livro cedido em parceria com a editora.

Autor: Lemony Snicket

Série: Desventuras em Série #11

Número de páginas: 288

Ano: 2016

Editora: Seguinte

Skoob: AQUI

Compre: Amazon
Sinopse: O novo volume que dá sequência à crônica da trágica e desgostosa vida dos irmãos Baudelaire está, como sempre, repleto de infortúnios. Aqueles que ignorarem a advertência de Lemony Snicket - que diz: "Como autor dedicado que jurou registrar a deprimente história dos Baudelaire, preciso continuar me aprofundando profundamente nas profundezas cavernosas das vidas dos órfãos. Mas você pode se aprofundar na leitura de um livro mais alegre e evitar que seus olhos e seu humor se afoguem" - encontrarão Violet, Klaus e Sunny em um tobogã, descendo as águas cinzentas do Arroio Enamorado. A situação não é das melhores: depois de resgatar Sunny das garras do Conde Olaf, os Baudelaire se veem separados do amigo Quigley, numa jornada rumo ao pé das Montanhas de Mão-Morta.

A viagem só não é mais desagradável graças à aparição do submarino Queequeg, que resgata os três das águas violentas do Arroio. Capitaneado pelo excêntrico Andarré, o minúsculo Submarino Q e sua Tripulação de Dois ainda abriga Fiona, enteada do capitão, e Phil, que já havia ajudado os Baudelaire no infeliz episódio da Serraria Alto-Astral. Em busca de um misterioso açucareiro, os seis chegam à Gruta Gorgônea, onde cogumelos venenosos e a aparição de um certo conde podem precipitar desenlaces ainda mais tristes na vida da trinca desafortunada.

Oi, pessoal. Voltei com a resenha do décimo primeiro volume da saga dos desafortunados Baudelaire. O que será que aconteceu dessa vez?

Após o que ocorrera na base de operações de C.S.C., os Baudelaire estavam prestes a cair nas águas gélidas do Arroio Enamorado quando um submarino chamado Queequeg emergiu e pediu uma senha. Violet lembrou de uma coisa que havia visto na base de operações de C.S.C. e depois de dizê-la uma escotilha se abriu e uma voz os mandou entrar. Eles foram andando pelo corredor e encontraram um homem de bigode que se chamava capitão Andarré, e, para a alegria dos Baudelaire, eles reencontraram um velho amigo, o Phill.

O capitão tinha uma enteada, a Fiona, que estava escondida, mas Andarré mandou ela falar com os Baudelaire. Lá no Queequeg eles sabiam muitas coisas sobre os Baudelaire, desde a morte de seus pais até as coisas que tinham acontecido recentemente, mas o motivo do Queequeg estar lá naquele momento não era os Baudelaire e sim o açucareiro, que era uma forma de comunicação dos membros de C.S.C..

Violet, Klaus e Sunny os ajudaram a procurar, mas infelizmente eles encontraram uma complicação. Provavelmente o açucareiro estava embaixo d'água em uma gruta chamada Gruta Gorgônea. O mergulho não era o problema, pois eles tinham roupas à prova d'água e capacetes de mergulho com uma janelinha para respirar. O verdadeiro problema era um fungo venenoso chamado Mycelium medusóide. Fiona estudava fungos e tinha um livro que dizia:

"De um único esporo é tão cruel o poder. Que em menos de uma hora tu podes morrer."
  
A Gruta Gorgônea era o único lugar em que esse fungo crescia e era como se fosse um local de quarentena. Quando eles estavam indo para a gruta, apareceu um olho no sonar. Eles desligaram tudo para não fazer barulho e não serem detectados. Eles olharam pela vigia e viram um submarino enorme em forma de polvo. Depois que eles saíram do radar, a tripulação do Queequeg continuou o caminho para a Gruta Gorgônea.

Quando chegaram lá, Violet, Klaus, Sunny e Fiona desceram até o fundo da gruta deixando a correnteza os levar. Quando chegaram ao fundo perceberam que estavam meio que em uma praia que tinha várias coisas, menos o açucareiro. De repente começou a brotar fungos do chão, pois o Mycelium medusóide variava das fases crescente e minguante, ou seja, ele ficava debaixo da terra e depois brotava.

O que será dos Baudelaire e sua amiga?
Será que eles voltarão a ver a luz do sol?
Onde estará o submarino de Olaf?

Leia e descubra!


••••••

Eu gostei bastante desse livro! Uma das coisas que eu não falei na resenha é que Fiona tem um irmão e o que mais me espantou foi a identidade do irmão dela. Eu estou gostando bastante dos Baudelaire estarem descobrindo cada vez mais sobre C.S.C. e nesse livro o personagem que eu mais gostei foi o Phill. Ele é muito otimista e eu achei isso muito legal, pois mesmo nos momentos mais difíceis nós temos que tentar encontrar um lado bom. 

Até a próxima!



Meu nome é João Pedro, tenho treze anos e sou sobrinho da Tamires. Tenho três irmãos, a Joyce, o Miguel e a Melina. Gosto de ler e desenhar. Descobri o gosto pela leitura através do livro Diário de um Banana. Minha tia me convidou para escrever para vocês através do blog dela. Espero que curtam!



Leia mais: 

http://www.meuepilogo.com/2017/02/lendo-com-o-jp-mau-comeco-lemony.html
http://www.meuepilogo.com/2017/03/lendo-com-o-jp-sala-dos-repteis-lemony.html
http://www.meuepilogo.com/2017/03/lendo-com-o-jp-o-lago-das-sanguessugas.html
http://www.meuepilogo.com/2017/05/lendo-com-o-jp-serraria-baixo-astral.html
http://www.meuepilogo.com/2017/07/lendo-com-o-jp-inferno-no-colegio.html
http://www.meuepilogo.com/2017/09/lendo-com-o-jp-o-elevador-ersatz-lemony.html
http://www.meuepilogo.com/2017/11/lendo-com-o-jp-cidade-sinistra-dos.html
http://www.meuepilogo.com/2018/01/lendo-com-o-jp-o-hospital-hostil-lemony.html
http://www.meuepilogo.com/2018/01/lendo-com-o-jp-o-espetaculo-carnivoro.html
https://www.meuepilogo.com/2018/04/lendo-com-o-jp-o-escorregador-de-gelo.html


47 comentários

  1. Eu acho uma fofura as capas destes livros e o tamanho, mas como falei em uma postagem anterior não sou apegada nesta série, mas gosto de ver em filme, não no seriado, mas é legal ver as pessoas se apegando!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi, JP!
    Você já está terminando a série, em? Acredite, toda vez que leio um livro dessa série eu fico ainda mais confusa e surpresa com as descobertas, ainda mais porque tem muita coisa que vai acontecer a partir desses episódios na gruta. Espero que você curta os próximos!
    Beijos

    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele já até terminou, Mi. Já já a resenha dos dois que estão faltando pintam por aqui!

      Excluir
  3. Oi Tami,

    Uau passou bem rápido e vocês já estão terminando a série ( e eu ainda nem comecei rsrs)
    Tenho curiosidade em ler os livros, por mais que a história seja mais juvenil.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você consiga ler algum dia, Jess.

      Excluir
  4. Eita, JP, que está terminando a série!!!
    Adoro quando somos surpreendido com um familiar perdido na vida hahahaha Ansiosa por sua resenha final.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou! Ele já escreveu e me enviou, mas ainda nem li... vou deixar para ser surpresa! Hahaha

      Excluir
  5. Oi JP,
    O mais bacana é que o cenário está sempre mudando.
    Eu curti esse e essa capa é bem bonita.
    E o Phil parece ser um personagem bem legal mesmo.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, só não muda a sofrência! Hahahah

      Excluir
  6. Oi JP e Tamires!!!
    Eu acho super interessante essa série a facilidade que esse trio tem para se meter em confusões e as ideias que eles tem para sair delas, e como vc disse, sempre tem a sensação de que "mesmo nos momentos mais difíceis nós temos que tentar encontrar um lado bom".
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haja criatividade pra sair de tanta enrascada... hahaha

      Excluir
  7. Olá, JP e Tamires.
    Agora está na reta final da série hehe. Eu gostei desse livro, mas como nesse eu já estava um pouco cheia de tanta desventuras, acabei não gostando tanto como acho que teria gostado se tivesse lido eles entre um livro e outro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Já está na reta final.. E que bom que está gostando da história.. Parece que ela tem aquele mistério leve que dá vontade de não parar de ler nunca. E eu adoro isso também kkk.
    Parabéns pela resenha :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, JP!

    Fico feliz de saber que a história só melhora a cada volume. O legal é que sempre somos apresentados a novos personagens que acabam por fazer parte dos protagonistas né?

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Confesso que foram histórias que nunca achei grande graça e comecei a ver a série e logo desisti, não é de todo do meu agrado.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  11. Oi, Tami e JP! Tudo bom com vocês?
    Eu tenho taaanta vontade de ler essa série, ao mesmo tempo em que tenho muita preguiça porque A QUANTIDADE DE LIVROS UHAUHASUHASUHASUHAS
    Acho que vou acompanhar a adaptação da Netflix e esperar alguma mega promoção da editora pra pegar aquele box lindo; eu gosto muito dos personagens e da trama, então acho que vou curtir a leitura! Bom saber que a história só melhora com o passar dos volumes, me anima ainda mais.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O box é lindíssimo, super recomendo a compra. O Joãozinho adorou o dele!

      Excluir
  12. Oi, JP!
    Que legal que já está chegando no final da série, hein? Eu te dou os parabéns, pois só de ver a quantidade de livros, já fico com preguiça de pegar para ler hahaha
    Espero que você goste do final! Você podia assistir a série da Netflix depois e nos contar sobre os dois, né? Seria bem legal :)
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  13. Oi JP,
    Admiro tanto a sua persistência nesses livros, rs.
    Eu estava empolgada no começo, mas a série me desanimou ao entregar mais do mesmo. Acho que a leitura pode ter mais detalhes e tal, mas eles ainda não descobriram a verdade e eu fico pensando: será que um dia descobrirão? :( Torço para que sim!!!!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível que não descubram depois de tanta desgraceira! Ahhaha

      Excluir
  14. Oi Tamires e JP!
    11º livro já?! Parabéns por insistir na leitura, acho que eu não conseguiria ler uma série tão longa.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi JP, tudo bem?
    Ótima resenha! Que bom que você tá curtindo a série.
    No momento, acho que eu não leria, por não fazer muito meu estilo. Mas realmente soa muito divertida!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá longe de ser divertida, hein... só tem sofrência! Rs

      Excluir
  16. Oi JP! Essa série parece que não termina, são tantos livros que fico um pouco perdida! Incrível quando autores conseguem escrever tanto e ainda manter a curiosidade do leitor!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho os dois primeiros livros da saga e quero muito ler a série completa, gostei da sua resenha.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá João Pedro, tudo bem?

    Minha meta era ler todos os livros antes de sair a série, mas como vemos, saiu a segunda temporada e ainda nem os comprei, rs. Espero pegar uma boa promoção na Black Friday este ano, pois adoro a forma com que Lemony escreve.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que tenha uma boa promoção, vamos torcer!

      Excluir
  19. Oie JP e Tami =)

    Nossa você realmente está bem envolvido com as Desventuras! Parece que foi ontem que você começou a ler e já está quase terminando.

    Fico feliz em saber o quando a história continua te cativando, mesmo depois de tantos livros ^^

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  20. Oi
    agora falta pouco pra acabar né?
    Fico mais apar dessa história por conta de seus postes, fico curiosa com a escrita do autor, e que bom que gostou de mais dessa.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi João, tudo bem??

    Sua resenha ficou ótima viu. Confesso que nunca tive vontade de ler os livros, mas assisti todos os filmes que foram lançados e eu gostava bastante. Ainda pretendo assistir a série, mas ainda não sei quando. Esses irmão, vivem grandes aventuras desde o inicio e não é fácil sair ilesos diante de todas as coisas que acontecem. Um xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá JP,
    Está quase terminando a série, hein? Como já te disse outras vezes, li alguns livros dela e não curti, pois estava mais do mesmo, mas vejo que isso tem mudado um pouco. Deve ser muito legal ver os irmãos descobrindo coisas que não imaginávamos, mas o ponto alto, para mim, foi saber que temos um personagem tão otimista quanto o Phill. Vou tentar retomar a leitura da série. Adorei a resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá! Tudo bom?

    Primeiramente, adorei o fato de ter convidado o seu sobrinho, puro amor <3 Ja tinha ouvido falar da série, mas nunca me interessei em lê-lo, e saber que esse é o décimo primeiro volume me deixa surpresa já que não sabia que era tão extensa. Também gostei dessa do personagem Phill sempre tentar encontrar o lado bom, amo personagens assim ❤️

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Que fofo, tão novinho e já tendo um contato tão próximo com o mundo literário. Sobre o livro, confesso que não me atrai, mas, sei que o público alvo e outro. Sobre a história, ela me parece bem divertida e um ótimo passa tempo. A capa me lembrou um pouco a primeira edição do livro Harry Potter, não sei porquê. Enfim, gostei do post.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá João, tudo bem?


    Parabéns pela sua resenha, essa série está na minha lista de desejados e e um dia eu espero ler...abraço.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bom?

    Ainda não li essa série, mas ela está na minha lista de desejados há muito tempo. Por ser tantos livros, acabo deixando a leitura de lado, mas depois de ler a sua resenha, fiquei curiosa sobre o que acontece e quero logo me aventurar nessa história. Agora estou curiosa sobre os fungos e se eles ficarão bem, mas só lendo para saber, né?

    Enfim, adorei a postagem a agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir