25 de junho de 2018

Cinema | Oito Mulheres e Um Segredo


Título original: Ocean's Eight

Lançamento: 07 de junho de 2018

Duração: 1h 50min

Direção: Gary Ross

Gênero: Ação, Comédia, Crime

Elenco: Sandra Bullock, Anne Hathaway, Awkwafina, Sarah Paulson, Cate Blanchett, Helena Bonham Carter, Mindy Kaling, Rihanna, Dakotta Fanning, entre outros.

Saiba mais: IMDb - Adoro Cinema
Sinopse: Recém-saída da prisão, Debbie Ocean (Sandra Bullock) logo procura sua ex-parceira Lou (Cate Blanchett) para realizar um elaborado assalto: roubar um colar de diamantes no valor de US$ 150 milhões, que a Cartier mantém sempre em um cofre. O plano é convencer a empresa a emprestá-lo para que a estrela Daphne Kluger (Anne Hathaway) use a joia no badalado Met Gala, um dos eventos mais chiques e vistosos de Nova York. Para tanto, Debbie e Lou reúnem uma equipe composta apenas por mulheres: Nine Ball (Rihanna), Amita (Mindy Kaling), Constance (Awkwafina), Rose (Helena Bonham Carter) e Tammy (Sarah Paulson).



Sandra Bullock, Anne Hathaway, Awkwafina, Sarah Paulson, Cate Blanchett, Helena Bonham Carter, Mindy Kaling e Rihanna. Com um cast desse não há como não imaginar um filmaço, não é mesmo? Porém, infelizmente, Oito Mulheres e Um Segredo criou muito barulho para quase nada. Com um roteiro quase medíocre, não é à toa que o filme vem sendo classificado como decepcionante por grande parte da mídia especializada. E se você entrar em sites como o Filmow, por exemplo, verá que grande parte dos espectadores concordam.

Li uma crítica que falava que o filme era conduzido na base do carisma e essa definição não poderia ter sido mais certeira. O filme se escora em seu elenco estelar sem se preocupar realmente com o desenvolvimento e a condução da produção. Em nenhum momento há uma tensão que faça o espectador acreditar que o plano daria errado, eles até tentam, mas não rola. O grande plot twist da trama acaba sendo uma grande piada, já que o próprio nome do filme e o cartaz estragam a "surpresa". | Spoiler - Selecione a parte em branco para ler.


A única coisa válida deste enredo são as alfinetadas ao machismo e o empoderamento feminino. Em uma determinada cena a ideia de inserir um homem à equipe é sugerida pela personagem de Blanchett, mas é vetada pela personagem de Bullock, que reitera a necessidade de uma equipe só de mulheres porque "mulheres são invisíveis". E vocês acham que o número menor de mulheres foi aleatório? Pois eu não! Na franquia masculina tivemos onze, doze e treze homens; na franquia feminina temos um plano tão espetacular e arriscado - segundo os roteiristas - executado por apenas oito mulheres. Quem iria imaginar? Não há briga de ego e muito menos uma competição para ver quem é a melhor, há uma irmandade, quer coisa mais linda?

A sinopse resume bem o filme, então serei mais objetiva nesse aspecto e partirei logo para as atuações, que estão ótimas. Destaco Anne Hathaway como Daphne Kluger, que é a melhor coisa do filme! Ela incorporou a personalidade fútil e mimada que muitas jovens e belas estrelas (e muitos jovens e belos também) carregam e deu seu toque especial, criando uma personagem deliciosamente odiável. Cate Blanchett também está maravilhosa, carregando a maravilhosa personalidade de Lou com um misto de força e feminilidade que estupidamente não são esperadas de uma mulher com seu estilo.


Helena Bonham Carter está fazendo papel de Helena Bonham Carter. Helena possui um tipo repetitivo de atuação e eu não gosto do trabalho dela, porém, misturadas, a excentricidade e a insegurança de Rose, sua personagem, rendem momentos engraçados, mas não passa disso. Rihanna não é atriz e todo mundo sabe disso, sendo assim, se você for ao cinema esperando uma atuação digna de Oscar você está fazendo errado. Todo mundo sabe que ela está ali pelo seu apelo, mas ela não faz feio. Nine Ball, sua personagem, é uma hacker brizada que tem poucas falas; é um papel mais baseado nas atitudes e eu curti o fato dela ter ao menos se dedicado para fazer algo direitinho. 

Sarah Paulson, Awkwafina e Mindy Kaling foram competentes e cumpriram bem suas empreitadas na interpretação de Tammy, Constance e Amita, respectivamente. Dentre as três apenas Amita, personagem de Mindy, tem um ou dois momentos relevantes.

 
Agora o troféu decepção do filme vai para Sandra Bullock, não pela sua atuação que é sempre primorosa e sim pela tentativa de fazer dela uma versão feminina de Danny Ocean, papel de George Clooney na franquia masculina. Ok, eles são irmãos, mas uma coisa não justifica a outra. Se você está fazendo um filme enaltecendo as qualidades - por mais que elas não sejam tão honradas assim -  de um bando de mulheres não faça delas cópias de homens, por favor!

O figurino precisa ser enaltecido, pois conseguiram transmitir a personalidade de cada uma delas através de seus estilos. No geral, a produção tem mesmo uma pegada mais fashion e essa atmosfera foi super bem trabalhada.

Para quem assistiu aos três filmes da franquia masculina, prepare-se para altas referências! Temos inclusive participações especiais de Elliott Gould and Shaobo Qin, que interpretaram respectivamente Reuben Tishkoff e Yen no filme encabeçado por Clooney. Matt Damon chegou a gravar uma participação como Linus Caldwell, mas ela, infelizmente, foi cortada. | Spoiler - Selecione a parte em branco para ler.

Também temos a participação de diversas celebridades que fazem uma pontinha como elas mesmas no Met Gala. Katie Holmes, Kylie Jenner, Kim Kardashian e Heidi Klum estão entre elas. Ahhh, e também temos Dakota Fanning interpretando Penelope Stern, uma rival da personagem de Anne Hathaway. É uma participação bem singela que quase passa despercebida, então prestem atenção.

Onze Mulheres e Um Segredo poderia ter sido muito mais, mas não foi. A sequência ainda não foi confirmada, mas eu diria que é algo inevitável. Caso isto ocorra, espero que trabalhem um pouco mais a massa cinzenta na hora da montagem do roteiro. Um elenco desse porte merece!



39 comentários

  1. Gostei da dica Tamires. Estou querendo assistir esse filme nesse final de semana e a sua crítica foi bem elucidante, além de me alertar para não ir com muita sede ao pote. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi útil para você, Vanessa.

      Excluir
  2. Estava esperando a afirmação: Rihanna não é atriz. Não é mesmo. Canta e faz ótimos clipes. Mas atuar é outra coisa bem diferente. Não ia assistir a este filme pela questão de não me fazer o gosto mas depois disto ainda bem que nem previa ver.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tami!

    Menina, como assim, Sandra e Anne juntas num filme? Amo forte. Amo essas essas duas. Apesar de sua crítica quero assistir ao filme mesmo pela questão das personagens e a crítica ao machismo. Quando assisti te conto o que achei.

    Bjux,
    Di ~ Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. OI, Tami
    Eu não vou a um cinema tem séculos, já perdi tantos filmes que nem conto mais mas queria muito assistir esse, não pelo enredo até porque pra mim tanto faz já que nunca nem vi 11 homens e um segredo, e sim pelo elenco, porque eu adoro a Sandra e a Anna, então acredito que seria bem interessante.
    Fora isso acho que gostaria de todo jeito, eu não sou muito crítica em relação a filmes.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte a sua, já eu sou bem cri-cri! Hahaha

      Excluir
  5. Olá, Tamires.
    Mesmo com as suas criticas ao enredo, eu ainda quero assistir. E ainda mais por ser com mulheres hehe. Mas já vou sem muitas expectativas. Que site você responde pesquisa, porque eu junto bem rápido os pontos, o ruim é esperar eles colocarem os vales de livrarias para trocar. Uso o Toluna, O mundo de Opiniões e o Livra.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso o MeSeems, mas acho que tem pouca pesquisa, vou me inscrever nesses! :)

      Excluir
  6. Estou com muita vontade de ver esse filme, mas ainda não consegui! Adorei a resenha!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. Oi Tami! Eu gostei bastante do filme, até mesmo da personagem da Sandra, só achei que faltou um climax, não acreditei que elas estava em perigo rsrsrsrs mas não me incomodou! rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu, não teve uma tensão, muito chato isso!

      Excluir
  8. Apesar de você não ter gostado, eu estou bem curioso, até porque tem algumas das minhas actrizes preferidas e como odiei Ocean's 11, foi o único filme que eu adormeci no cinema, por isso estou curioso para ver este estrelado por mulheres =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  9. Oi Tami,
    Esse elenco está MARAVILHOSO!
    Não é um filme que me agrade, pela temática e tal, mas tem atrizes que admiro demais.
    E para te falar mais, eu não pagaria o ingresso para vê-lo, rs. Vou esperar entrar na netflix ou no now em promoção, rs.
    Beijo
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie Tami =)

    Poxa =( eu estava tão empolgada com esse filme, afinal além do elenco maravilhoso a trama promete ser bem interessante. Estava pensando em ir ao cinema, mas agora que li sua critica acho que vou esperar estrear no Telecine.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  11. Oi Tami!

    Tudo bem? Então, eu não me empolguei com esse filme por motivos de: os últimos dois dentro dessa franquia de Onze Homens e Um Segredo realmente me decepcionaram. Só gostei mesmo do primeiro.

    É realmente uma pena que o filme tenha deixado tanto a desejar para você, odeio quando vejo o potencial em um filme e o roteiro ou direção acaba por atrapalhar isto.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também odeio, mas infelizmente acontece, né?

      Excluir
  12. São ótimas atrizes juntas. Uma pena que o filme não foi 100%, e deixou a desejar em alguns pontos..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Tami.
    Você sempre com estas resenhas primorosas! Eu só assisti ao primeiro filme da franquia masculina, apesar de ter gostado, não me interessei em assistir aos outros, da mesmo forma este não tinha despertado meu interesse e depois de ler sua resenha já deu para sentir que só vou conferir quando algum dia passar na tv a cabo. rsrsrs
    Bjus
    Doces Letras

    ResponderExcluir
  14. Oi, Tami!
    Pois então.. você viu que eu amei o filme. Já que você aceitou que eu não curti muito Fraude Legítima, eu aceito que você não curtiu muito esse e nossa amizade assim permanece hahahahah
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Oi
    pena que o roteiro não tem muito o que contar, pelo menos parece que grande parte do elenco feminino se saiu bem, mas mesmo assim parece um bom passatempo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Elenco de peso mesmo hein? Que pena saber que o desenvolvimento deixa a desejar. Gostei de elas fazerem o plano com apenas oito mulheres (pra que 11/12/13 homens, não é mesmo?), ahhaha, ótima jogada.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?
    Eu adorei o filme! Hahaha.
    Assisti sem pretensão nenhuma e me diverti, pois imaginei que seria algo do tipo, só com base no elenco (que eu amo, porque né, quantas mulheres maravilhosas!). Então, vi mais por elas mesmo <3

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bom?
    Nossa, você me deixou um pouco com o pé atrás agora. Eu ia assistir esse filme achano que seria maravilhoso, afinal com um elenco desses é um pouco difícil imaginar o contrário. Mas já vi, pela sua resenha, que eu vou ter que abaixar um pouco a bola antes de ir assistir ao filme.

    Beijos!
    https://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Tami,
    Que pena que esse filme foi decepcionante para você. Faz um tempo que não vou ao cinema e pensei em ir assistir esse filme, mas já vi que não vai me agradar. Eu achava que seria um filme bom pra caramba, pois, como disse, o elenco é muito interessante, me decepcionei com quase tudo que você apresentou no seu post. Não achei legal a Sandra Bulock interpretar uma versão feminina do personagem da outra franquia. Também não gostei da questão da Rihanna ter sido usada como um apelo, eu acho que gostaria de vê-la atuando mais.
    Para finalizar, mesmo as alfinetadas no machismo sendo um ponto positivo, vou passar longe do filme.
    Adorei a forma certeira como você falou sobre ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Que pena que o filme tenha te decepcionado! Eu estava com altas expectativas, mas pelo que tenho visto é um filme bem mais ou menos. O único ponto bom parece ser mesmo as atuações e as alfinetadas ao machismo. Uma pena que Sandra Bullock tenha sido tão decepcionante, pois é uma atriz de quem sempre esperamos muito né? Só discordo um pouquinho do que você falou sobre a Helena Bohan Carter. Não vi a atuação dela nesse filme, mas é uma atriz que gosto bastante e que tem uma grande habilidade de mudar de um papel para o outro, se pensar nos outros trabalhos dela além dos filmes do Tim Burton.
    De qualquer forma, mesmo que tenha sido um filme frustrante, ainda quero assistir e espero que escrevam um roteiro melhor para a continuação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi Tami!
    Estou curiosa pra assistir esse filme, não por esperar algo bem diferente, mas como entretenimento também e por gostar de algumas autoras.
    Parece ter boas passagens apesar de alguns furos, acho que sempre vamos comparar com a versão masculina né.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  22. Olá Tamiris,
    minha veia cinéfila anda adormecida a algum tempo, e por isso não tenho tido muito interesse nas obras que estão surgindo. Dessa franquia, assisti apenas onze homens e um segredo e já faz tanto tempo que nem me lembro do que se trata. Não estou ansiosa por este, mesmo assim fiquei contente em ter lido sua resenha hoje que trás uma ideia clara do que esperar, seja positiva ou negativamente.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  23. Filmes que dêem uma continuidade a uma franquia de sucesso sempre criam expectativas, e que pena, pelo que você disse, pra nada nesse caso. Ainda assim estou curiosa por esse filme, gosto do elenco. E se houver continuação tomara mesmo que melhore. Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  24. Ola Tamires que pena que o deixaram de lado o roteiro e criar uma base para o filme e se concentraram somente em nomes de peso, confesso que estava com altas expectativas para esse filme. Que pena vou deixar para assistir depois. beijos

    Joyce
    Blog Livros Encantos

    ResponderExcluir