18 de agosto de 2018

Resenha | Tudo Aquilo Que Nos Separa - Rosie Walsh


Livro cedido em parceria com a editora.

Autora: Rosie Walsh

Tradutor: Márcio El-Jaick

Número de páginas: 336

Ano: 2018

Editora: Record

Skoob: AQUI

Compre: Amazon
Sinopse: Imagine a seguinte situação: você conhece um homem, vocês passam sete dias maravilhosos juntos, e você fica apaixonada. E o que é melhor: o sentimento é recíproco. Você nunca teve tanta certeza de algo na vida. Então, quando ele parte numa viagem de férias agendada há muito tempo e promete te ligar para o aeroporto, você não tem nenhum motivo para duvidar disso. Mas ele não liga.

Seus amigos dizem que você deve desencanar, que deve esquecer o cara, mas você sabe que eles estão errados. Eles não sabem de nada. Algo de ruim deve ter acontecido, deve haver um motivo sério para explicar o silêncio dele. O que você faz quando finalmente descobre que tem razão? Que existe um motivo ― e que esse motivo é a única coisa que vocês não compartilharam um com o outro? A verdade.


Não estou pronta para desistir dele. De nós. Ainda não.

Há dezenove anos, Sarah Mackey sofreu uma perda terrível. As consequências emocionais daquele fatídico dia foram tantas que Sarah teve que abandonar Gloucestershire, na Inglaterra, para começar uma nova vida em Los Angeles, nos Estados Unidos. Lá ela se reergueu, casou-se e criou uma ONG de palhaços-doutores juntamente com seu marido, Reuben. Porém, todo ano, na época da tragédia, ela retorna ao seu antigo lar. Por dezenove anos esse esquema funcionou perfeitamente, ou da melhor maneira que uma viagem para o local que lhe causou tanto sofrimento poderia funcionar. Acontece que dessa vez o destino lhe reservava uma surpresa: Eddie David.

O encontro dos dois ocorre de uma maneira muito inusitada, mas a conexão é imediata. Recém-divorciada, a última coisa que Sarah pretendia era se envolver com outra pessoa, mas a ligação entre Eddie e ela é forte demais para ser ignorada. Sendo assim, os dois resolvem não menosprezar o vínculo repentino e passam maravilhosos sete dias juntos.

— Sarah, acho que me apaixonei por você. Isso é ir longe demais?
Suspirei.
— Não. É perfeito.
Ambos sorrimos. Tínhamos dado um passo num caminho sem volta.

Eddie tinha uma viagem marcada há muito tempo, mas prontamente quis cancelá-la para passar mais tempo com Sarah. Esta, por sua vez, também já tinha um compromisso em Londres. Porém, passar alguns dias separados não seria um grande problema, já que eles ainda teriam mais algum tempo juntos após seus respectivos compromissos antes de Sarah voltar para os Estados Unidos e prometeram neste último encontro conversar sobre o fato de viverem em continentes diferentes. No sétimo dia, os dois se despedem e Eddie promete que vai telefonar em breve... só que não telefona.


Sarah começa a ficar muito preocupada e divide sua apreensão com Tommy e Jo, seus amigos que acham que Eddie nunca teve a intenção de ligar para ela. Mas Sarah sabe que o que aconteceu entre eles foi real, Eddie não estava brincando com ela. Sarah liga. Eddie não atende. Sarah envia mensagens. Eddie não lê. Sarah envia emails. Eddie não responde. Algo de muito grave deve ter acontecido!

Enquanto tenta entrar em contato com Eddie, coisas estranhas começam a acontecer. Alguém começa a ligar para Sarah, mas quando ela atende ninguém responde. Uma mulher também começa a rodeá-la, mas Sarah nunca a viu antes. Ela segue algumas pistas e acaba descobrindo o nome do time de futebol no qual Eddie sempre jogava. Quando decide confrontar os amigos dele sobre seu paradeiro, Sarah fica sabendo que sim, ele está vivo, mas que não, não quer mais vê-la. Por quê?

Não sou quem você acha que sou. Ou talvez eu seja quem você acha que não sou.

Teriam sido aqueles sete dias uma ilusão que foi soterrada pela verdade?

••••••••••

Recebi a prova antecipada de Tudo Aquilo Que Nos Separa e não sabia o que esperar, mas certamente não esperava ser impactada do jeito que fui. Se eu tivesse que definir este livro com apenas duas palavras, estas seriam abnegação e redenção. Abnegação, pois vemos dois personagens que tiveram que se perder, que tiveram que deixar para trás tudo aquilo que eram para o benefício de terceiros e que só encontram a redenção quase vinte anos depois, quando já estavam acostumados a ser aquilo que não eram.

Se você está esperando um livro cheio de acontecimentos, esqueça; Tudo Aquilo Que Nos Separa apresenta uma narrativa bem linear e temos somente um grande clímax, mas não se engane pensando que isso é uma crítica, pois não é. Este livro é pé no chão, não temos uma história mirabolante, temos apenas a vida acontecendo com todos os seus reveses e vieses que lhe são característicos e muitas vezes anuladores. Anuladores de desejos. Anuladores de sonhos.


Se você é do tipo que não acredita em amor à primeira vista, este livro não é para você. Eu, como crente nesta possibilidade, já que já me apaixonei à primeira vista e me relacionei com a pessoa em questão por quase sete anos, sempre me emociono em histórias do tipo. E o que eu mais gostei nesta história é que ela não prega que o amor cura todas as feridas, pois não, ele não cura! Amar pode ser muito doloroso, você pode sofrer mais por amor do que por desamor.

Sarah e Eddie são dois personagens muito altruístas, mas possuem defeitos como qualquer ser humano, todavia, o egoísmo não é um deles. Porém, em alguns casos, ser egoísta é uma questão de sobrevivência. Como viver colocando o interesse de todo mundo em detrimento de nossos próprios interesses? Vocês conseguem imaginar uma vida assim? Eu não.

Em um primeiro momento, a busca desenfreada de Sarah pode causar uma certa estranheza, mas quem pode julgar uma pessoa por correr atrás da sua felicidade? Não era obsessão, era certeza de ter encontrado algo genuíno. Acompanhar sua busca é frustrante, e a cada obstáculo a frustração vai crescendo mais e mais.

Não quero falar muito sobre o enredo do livro, esse é aquele tipo de história que quanto menos a gente souber sobre, melhor. Por isso não vou nem falar sobre os protagonistas individualmente, pois estou fazendo por vocês a mesma cortesia que gostaria de receber. Acreditem em mim, é melhor pular no escuro, até mesmo porque a autora nos leva a acreditar em certas coisas para depois desconstruir tudo aquilo, é fascinante.

Para o livro ficar perfeito só faltou um maior desenvolvimento das tramas paralelas. A trama de Jo e Tommy, amigos de Sarah, era interessante e foi um pouco subaproveitada. Um aspecto da trama de Carole, mãe de Eddie, que tem ligação direta com o desfecho, foi repentinamente introduzida e rapidamente concluída, porém, essas ressalvas são duas pequenas agulhas em um palheiro de qualidades.


Assim que bati o olho nessa capa não curti, mas após finalizar a leitura mudei completamente de opinião; é como se um estivesse estendendo a mão para o outro como se a salvação estivesse ali, um passo para frente e eles a alcançariam... um passo para trás e eles a perderiam. 💜 Não posso falar sobre diagramação e edição, já que este exemplar que li não tinha sequer passado por copidesque, entretanto, a qualidade do texto e do trabalho de Márcio El-Jaick, o tradutor, está muito boa. O livro é dividido em três partes e é narrado em primeira pessoa pelo POV dos dois personagens, sendo a maior parte pelo POV de Sarah.

"Essa história vai partir seu coração e depois colar todos os pedacinhos de volta." Esta é uma frase que se encontra na contracapa do livro... não há definição melhor! Tudo Aquilo Que Nos Separa foi uma das minhas melhores leituras do ano até agora, não favoritei apenas pela pequena ressalva das tramas paralelas, mas isso é um mero detalhe. Lembrando que a data prevista de lançamento é dia 10 de setembro. Garanta já seu exemplar em pré-venda!


62 comentários

  1. Oi Tami,
    Estou dooooooida por esse livro!!!!!!!!!!!! AAAAAAAAA, quero MUITO MUITO.
    Sei que vou devorar e amar. A premissa me encanta muito.
    Beeeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você consiga ler em breve, Alê!

      Excluir
  2. Oi, Tami!
    Bom, eu não acredito em amor à primeira vista, então esse livro não é pra mim. Porém, estou morta de curiosa pra saber o motivo do cara ter sumido. Como a gente resolve isso AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a gente resolve? Não faço ideia! Hahahag

      Excluir
  3. Olá,
    Eu não costumo gostar de histórias com amor à primeira vista, mas depende muito da construção. Há algumas que nos fazem sentir próximos dos personagens, que a gente sente. Achei bem legal o trabalho que ela e o marido faziam. Espero ler futuramente.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Meu deus!! Que resenha maravilhosa!! Já quero esse livro para ontem!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tami, tudo bem?
    Romances com personagens problemáticos dificilmente me causam curiosidade. Entretanto, mistérios me conquistam de cara hahaha! Fiquei louca de vontade de descobrir o motivo pelo qual Eddie tomou um chá de sumiço, e por isso vou deixar essa dica anotada pra quando surgir a chance de ler.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tami!
    Primeiramente achei sua resenha muito boa! Em segundo lugar gostei muito do enredo e tb fiquei super curiosa para saber porquê do Eddie não ter ligado.
    Beijos
    Ariane
    www.oquetemnanossaestante.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie Tami =)

    Não conhecia esse livro, mas já quero! Adoro essas premissas que mesclam romance com um pitada de drama, daquele jeito que sei que a autora vai quebrar meu coração em pedaços para depois colar de novo.

    Preciso desse livro para ontem rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico na torcida para que seja uma experiência tão boa quanto a minha.

      Excluir
  8. Oi, Tami! Tudo bom?
    Nossa colunista ficou com a leitura desse título. Apesar de eu ter curtido a premissa e ter ficado beeem curiosa com o desaparecimento do cara, acho que não vou gostar tanto da história. Não tô na vibe pra esse tipo de livro.
    Mas total vou pedir spoiler do desaparecimento UHASUHASUHUHAS sou curiosa assim.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi
    recebi minha prova antecipada semana passada e fiquei mega curiosa para ler, menina parece ser uma leitura intensa, fiquei curiosa para saber o porque dele não querer mais ver ela, acho que vou gostar da história. Que bom que gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Tami!
    Eu não me interessei muito pelo livro, mesmo você falando que se sentiu da mesma forma quando viu a capa pela primeira vez. Acho que estou precisando ler tramas com reviravoltas, muito drama e tensão, sabe? haha Quem sabe numa outra oportunidade eu ache mais interessante, né?
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Mari. Em outra oportunidade, quem sabe? ;)

      Excluir
  11. A pessoa que mais aumenta a minha lista de livros com certeza é você, sempre pego indicações aqui e de verdade, estou com tantos livros na estante que estou tentando não comprar, mas depois de uma resenha desta, fica impossível!

    Sério, no início da resenha, eu estava esperando algo totalmente diferente. Mas fui me empolgando com a história e mesmo que todas as histórias de amor à primeira vista que eu li tenha me decepcionado, fiquei bem curiosa com esta. Parece realmente incrível.

    Beijos,
    Magia é Sonhar
    Conheça o nosso Canal

    ResponderExcluir
  12. oi, Tami
    Vi você comentando sobre o livro e que já quero muito ler, mas eu não queria ler uma história que fosse me fazer chorar, eu estou tentando evitar todo tipo de livro assim, principalmente porque me apego muito e fico abalada demais, mas ainda assim quero me arriscar e conhecer Tudo aquilo que nos separa. Tomara que tenha um final feliz!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas lembre-se: ela vai quebrar seu coração, mas depois vai juntar os pedaços... então vai sem medo! Hahahahaha

      Excluir
  13. Oi Tamires. Esses romances com pé no chão, mais reais, tem sido as leituras que mais me atraíram e agradaram nos últimos tempos. Acredito que, se bem construídos e desenvolvidos, não precisam de milhares de reviravoltas e nem situações mais bombásticas para prender o leitor. A vida como ela é, como ela pode ser... Depois da tua resenha senti que vou me conectar com a história e com os personagens, mesmo que seja um pouco cética em amor à primeira vista. Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mil vezes uma história linear bem construída do que um livrk cheio de reviravolta sem pé nem cabeça, né?

      Excluir
  14. Oi Tami!
    Já havia visto essa capa e não tinha gostado muito, mas que bom que no final das contas ela condiz muito com a história. Fiquei bem curiosa pra saber qual foi a tragédia que Sarah passou, mas principalmente o que levou ao Eddie não procurar a protagonista. Uma pena só não terem focado tanto nos personagens secundários, mas quero muito conhecer essa obra!
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  15. Que linda as suas palavras. Recebi esse livro semana passada e confesso que não estava muito afim da leitura. Mas você me despertou um sentimento de querer conhecer a história agora!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, Tamires.
    Pelo enredo eu não leria ele porque esse tipo de história não me atrai. Mas como sou a curiosidade em pessoa agora vou ter que ler só para saber o que aconteceu para o cara não querer saber mais dela hehe. E por enquanto achei a capa feia hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tinha nem achado a capa feia, tinha achado sem graça, mas agora amo! Hahahaha

      Excluir
  17. Oi, Tami!

    Que resenha maravilhosa, mulher! É a primeira que leio da obra, e embora eu já tivesse visto a sinopse antes, consegui compreender muito melhor os dilemas que envolvem a história. Como conter a curiosidade agora? Preciso saber o que que aconteceu com Eddie e porque ele não quer mais papo com Sarah!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Tami! Quando recebi a caixa do VIB e vi o kit que veio com o livro já imaginei algo emocionante. Estou ansiosa para que este livro me faça desidratar, faz tempo que não leio algo assim. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que só chorei quase no fim, mas a emoção foi forte ao longo do livro.

      Excluir
  19. Não conhecia esse livro mas a história parece-me curiosa e interessante, tenho um feeling que é daqueles livros que ou se gosta muito ou se acha um grande secão. Eu daria uma chance :)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu acho que é do tipo ou gosta ou ama! Hahaha

      Excluir
  20. Oi Tami!
    Eu curto bastante uns livros assim, mas só em momentos certos, sabe? Quando estou pronta para um drama e muito choro hahaha. Adorei a sua resenha, estava vendo muitas pessoas recebendo o livro, mas acho que agora foi a primeira vez que vi realmente a opinião sobre a obra. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O choro vai de cada um. Eu, por exemplo, não chorei o livro todo, apenas no final! ;)

      Excluir
  21. Oi Tami! Aahhh, que maravilha ler essa resenha tão cheia de sentimento! Vi muita gente recebendo essa prova, com caixinha de lenço e tudo mais, e logo imaginei que seria uma história bem tocante, mas não pensei que seria um drama de amor, nesse sentido.. Estou morrendo de curiosidade pra saber o que pode ter acontecido pra afastar os dois, e estou me segurando pra não pedir um spoiler! Amei a resenha, e não vejo a hora de poder ler!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Tami!
    Fiquei curiosa qnd começaram a divulgar esse livro, já coloquei na listinha do skoob.
    Só desanimei um pouquinho qnd vc disse q o enredo é linear... Eu gosto de romances assim, mas ultimamente estou precisando de leituras que me prendam de verdade do início ao fim.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes um linear bom do que várias reviravoltas vazias. ;)

      Excluir
  23. Esse livro me deixou muito curioso para ler e conhecer melhor a trama, pois seu enredo parece ser intenso e contínuo.Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  24. Olá Tamires, tudo bem?

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, a premissa é interessante e sua resenha me deixou curioso, a capa também não me chamou a atenção, mas sua resenha sim....dica anotada...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Oie amore,

    Não conhecia o livro até então, mas já gostei bastante do que vi por aqui.
    Essa capa é um mimo... e a história parece sensacional, já quero muitooooo ler...
    Adoro essa coisa de amor a primeira vista!
    Dica anotada!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Tamires!
    Eu não conhecia o livro, e como você, também não gostei da capa. Talvez depois de uma futura leitura, eu também mude de ideia, mas no momento não curti.
    Também não gosto muito desses romances à primeira vista e o enredo não me deixou curiosa para conhecer a história e os segredos dos personagens.
    Então passo a dica, dessa vez.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi Tami,

    Ual, que resenha! Eu amo esses livros que podem não parecer nada de mais, mas que nos passam uma lição grandiosa. Achei maravilhosa a premissa, essa coisa de terem deixado muita coisa de lado para agradar os outros. É realmente o tipo de obra que deixa a gente impactada. Eu gosto quando tem um climax somente, porque confesso ter curtido mais histórias assim. Enfim, eu não conhecia o livro, mas fiquei beeeeeeeem curiosa para saber mais sobre essa história que você amou tanto!

    beijos! <3

    ResponderExcluir
  28. Oi Tami! Comentei até no seu instagram como essa leitura não fluiu pra mim, achei o começo muito parado e acabei desistindo, a premissa é incrível, mas simplesmente nao fluiu comigo. Acontece que com a sua resenha, fiquei super curiosa haha e a culpa é toda sua, vou dar uma segunda chance em outro momento, vai valer a pena.

    ResponderExcluir
  29. Oiii,

    Nossa já quero muito saber o que que aconteceu para que ele se afastasse e o que pode separar os dois. Admito que provavelmente eu estranharia a busca desenfreada dela pelo cara, porque se fosse comigo eu simplesmente ia esquecer o cara e fingir que nunca aconteceu kkkkk Mas fiquei super curiosa para saber o que vai acontecer entre eles e que verdade é esta, e também quero saber o que aconteceu no passado dela que fez com que ela largasse tudo para trás.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  30. Oi, Tami!
    Nossa, que personagem corajosa por sair em busca de uma pessoa assim, tão determinada - achei realmente muito legal. E fiquei super curiosa para saber por que raios o personagem não entra mais em contato e some assim, mas confesso que foi o "vai partir seu coração e juntar os pedaços" que me deixou morrendo de vontade de ler (porque obviamente entrei num caminho sem volta com histórias assim). Adorei sua resenha, foi a primeira que li sobre a obra e realmente me conquistou!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. O quote inicial já me deixa com o coração apertado, mas em saber que o destino reservou uma surpresa para a protagonista já doou uma respirada rsrs. Fiquei me mordendo de curiosidade para saber porque o rapaz não quer mais ver Sarah. Saber que a leitura te impactou só reforça isso, sem dizer que a sua cortezia de não revelar muito sobre os personagens atiça ainda mais e ainda que tenha essas ressalvas, é uma leitura que quero fazer.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Oi Tami!
    Estou muito curiosa para conhecer essa história e saber o que levou Eddie a sumir e se Sarah foi responsável por essa atitude dele.
    Parece ser aqueles dramas que nos envolve e deixa com o coração me pedacinhos. Só pelo título temos a ideia de que sofrer aqui é quase obrigatório.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  33. Oiii tudo bem??

    Adorei conhecer mais sobre esse livro, eu não imaginava que a história fosse dessa forma. Fiquei curiosa pq ele não quer mais falar com ela. Meu deus que desespero, senti uma dor imensa por ela aqui.
    Quero muito ler.
    Adorei a resenha
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  34. Olá, tudo bem?

    Nós recebemos o livro "Tudo aquilo que nos separa" e a resenha deve sair na semana que vem, a minha namorada está curtindo muito a leitura e ela também já colocou entre as melhores leituras do ano. Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Oi, tudo bem?
    Que resenha maravilhosa! Eu estou muito chateada que não recebi esse livro hahaha. Parece ser uma leitura incrível e, mesmo sendo muito diferente do que eu estou acostumada a ler, fiquei muito curiosa para ler. Achei muito legal, principalmente, o fato da autora levar o leitor a acreditar em algumas coisas para depois desconstruir isso mais para frente.
    Já estava muito ansiosa para ler esse livro e sua resenha me deixou ainda mais curiosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Ola!
    Menina, fiquei sabendo sobre esse livro nos stories da Record, mas a sua resenha é a primeira que eu leio sobre a obra e ver o quanto o livro de envolveu me deixou extremamente curiosa, principalmente pelo fato de que porque ele não quer mais ve-la?

    Dica anotada!

    beijos

    ResponderExcluir
  37. Gostei de conhecer esse livro e de conferir suas impressões. Mas não sei bem o que pensar, achei-o interessante e nada mais. Sinceramente não sei se o leria. Talvez para quebrar o tédio de uma tarde. Esse não foi um título que me entusiasmou a querer sair correndo a busca dele para o ler. Quem sabe um dia o lendo eu melhore minhas impressões. Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  38. Eu adoro quando não simpatizamos com a capa e depois que concluímos a leitura, tudo faz sentido. Vendo a capa aqui, não tive nenhuma opinião, mas na hora que ler o livor, já estarei preparada para entende-la. Quero ter meu coração quebrado por este livro!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  39. Olá, tudo bom?

    Eu estou ansiosa por essa leitura desde que eu a vi pela primeira vez. A trama me chamou a atenção e, diferentemente de você, eu gostei da capa. Agora que eu vejo que ela tem mais significado do que ser bonita, gosto ainda mais <3
    Além disso, o enredo parece promissor. É uma pena que as tramas paralelas não foram tão bem aproveitadas, mas pelo menos a trama principal ficou ótima. Quero muito conhecer a história dos dois, ainda mais sendo personagens que, apesar de terem defeitos, não são egoístas - odeio personagens que são. Só espero que tenha final feliz, já que você nos deixou no escuro sobre muitas coisas.Que dia 10 chegue logo :)

    Enfim, adorei a resenha e agradeço a indicação ;)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  40. Olá Tamires,
    tive uma experiência de leitura maravilhosa com esse livro. Já fazia algum tempo que não me sentia tão aflita e ansiosa ao ler um livro, fiquei completamente apaixonada com a história de Eddie e Sarah, no entanto preciso concordar com você, as tramas de Jo, Tommy e ouso acrescentar Jenny mereciam um aprofundamento maior. Jenny em especial me comoveu bastante com o drama pelo qual estava passando.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir