2 de janeiro de 2019

Netflix | Você


Título original: You

Lançamento: 26 de dezembro de 2018

Episódios: 10

Duração média: 50min

Criador: Greg Berlanti e Sera Gamble

Gênero: Crime, Drama, Thriller

Elenco: Penn Badgley, Elizabeth Lail, Shay Mitchell, Luca Padovan, Zach Cherry, Nicole Kang, Kathryn Gallagher, entre outros.

Saiba mais: IMDb - Filmow
Sinopse: Obcecado por uma aspirante a escritora, um homem manipulador e calculista começa a remover estrategicamente todos os obstáculos em seu caminho para conquistá-la.

 

Apesar de ser uma série original da Netflix, Você estreou primeiro no Lifetime, em setembro. Foi somente na última semana de dezembro que a adaptação do livro homônimo de Caroline Kepnes - publicado aqui no Brasil pela Rocco - foi adicionada ao serviço de streaming.

Aqui vamos conhecer Joe Goldberg (Penn Badgley), um gerente de livraria que leva uma vida pacata e, para muitos, sem graça. Tudo muda quando ele conhece Guinevere Beck (Elizabeth Lail), uma aspirante a escritora que anda meio perdida, sem saber ao certo quem é e qual é seu lugar no mundo. Assim que se encontram, Joe fica encantado e coloca na cabeça que precisa salvar Beck de suas amizades e seus relacionamentos sem futuro.

Beck fica tocada com a sensibilidade de Joe, com o jeito como ele aparenta conhecê-la tão profundamente em tão pouco tempo. O que ela não sabe é que Joe escrutina todos os rastros que ela deixa online e usa isso a seu favor. Juntando sua pesquisa aos seus esforços para agradá-la, Joe consegue fazer com que Beck se apaixone por ele... e passa a torcer para que ela não descubra o que ele teve que fazer no caminho rumo ao seu coração.

© Netflix
Você é uma deliciosa bagunça! A série não se incomoda de ser meio nonsense e possui furos do início ao fim, porém, é viciante e inquietante. Com um elenco jovem, bonito e diversificado, Você conquista o público com seus personagens bem construídos e suas tramas ágeis e envolventes.

A melhor coisa da série tem nome e sobrenome: Penn Badgley! O ator está super confortável na pele do stalker Joe e é, de longe, o grande destaque da trama. Sua personalidade é muito bem trabalhada e ele faz um grande trabalho ao esconder o lobo na pele do cordeiro. Há quem ache que houve uma romantização do personagem, o que não é verdade. O que houve foi um trabalho de construção muito bem feito, onde o espectador, em alguns momentos, esquece que está assistindo as artimanhas de um psicopata. A série acerta ao mostrar a capacidade camaleônica e adaptativa de pessoas como Joe, pessoas sedutoras, boas de papo, capazes até mesmo de se fazerem de vítimas se acharem que terão algum benefício ao demonstrarem fraqueza.

Elizabeth Lail, em contrapartida, sofre tentando fazer o público sentir alguma empatia por Beck. A personagem não é tão ruim como ando vendo as pessoas comentando por aí, mas de fato possui muitas falhas de caráter que são difíceis de engolir. A personagem é sonsa, hipócrita e vive em um looping infinito e cansativo que consiste em fazer besteira, chorar e pedir desculpas. Para não ser muito injusta, gostei do contraste entre a Beck que ela vendia (segura, bem resolvida pessoalmente, afetivamente, sexualmente e socialmente) e a Beck que ela realmente era (insegura, submissa e subserviente, tanto em suas amizades quanto em seus relacionamentos).

Vale destacar também a atuação de Shay Mitchell. Há um abismo entre Emily, sua personagem em Pretty Little Liars, e Peach, sua personagem em Você. Ela conseguiu se distanciar de sua personagem mais famosa com louvor. Peach exerce um grande poder sobre Beck e há toda uma questão por trás deste relacionamento que não vem ao caso nesta postagem. Este arco em questão, porém, poderia ter sido melhor desenvolvido e finalizado. Outro personagem que merece menção honrosa é Paco, interpretado pelo fofíssimo Luca Padovan. Há uma relação super interessante entre Joe e Paco que diz muito sobre o passado deste primeiro. Vale mencionar aqui que a série retrata diversos tipos de abuso e relações tóxicas. Há relacionamentos tóxicos, amizades tóxicas, lares tóxicos...

© Netflix
© Netflix
Com episódios de mais ou menos cinquenta minutos, Você é uma série que constrói sua história sem pressa, às vezes sem pressa até demais, entretanto, não fica cansativa em nenhum momento. Ela aborda assuntos importantes e até alfineta a necessidade atual de postar tudo o que se faz/come/bebe/ouve/veste/assiste/etc na internet; até que ponto isto é saudável? A narrativa em off, apesar de batida, funciona bem e deixa a atmosfera perseguidor/perseguida ainda mais interessante.

Sobre os furos que mencionei acima: sim, eles existem e não são poucos, são muitos! Há uma forçação de barra quando o assunto é livrar Joe dos flagrantes e há também uma ligeira falta de respeito ao intelecto do espectador ao tentar fazer com que a gente engula certas coisinhas aqui e ali. Mas no fim das contas eu nem liguei e acabei dando risada da falta de noção.

Eu gostaria muito de ter lido o livro antes, mas acabei não conseguindo encaixá-lo no meu cronograma. Queria ter lido principalmente para ver se o livro abre brecha para mais ou se a confirmação da segunda temporada foi só a Netflix, mais uma vez, querendo alongar aquilo que não deveria ser alongado.

© Netflix
Em suma, Você é uma boa série. Tem defeitos e não são poucos, mas mantém o espectador interessado até o último minuto. Agora é aguardar para ver o que o Lonely Boy vai aprontar...

Xoxo, Gossip Girl. 😂




53 comentários

  1. Oi, Tami
    Eu gostei muito do trailer quando vi, ainda mais por causa da Shay, que eu adoro desde PLL. Só que eu fico animada para ver, aí quando resolvo colocar dá uma preguiça daquelas... só adio, mas vou tentar assistir.

    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, assim que tu colocar o primeiro a preguiça logo passa, vai por mim.

      Excluir
  2. Oi Tami,
    Eu assisti e achei que fui enrolada. HAHAHAHA
    Adivinhei o final desde o episódio 1, mas ok. Era o esperado, rs.
    Eu amei o Paco *-* tão amorzinho e esse Dan Humphrey me dá arrepios...
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Tami, tudo bem?
    Gostei muito da série, mas as resenhas sobre o livro são bem desanimadoras. Ao que parece, a Beck consegue ser ainda pior nele!
    Mas, apesar dos defeitos dela, eu fiquei com muita pena por ter caído nas garras do Joe. No fim das contas, mulheres sofrem dessas situações (em menor ou maior escala) na vida real, foi bem difícil de pensar nisso. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu estou lendo o livro nesse momento, foi bom ler uma resenha da série porque estou bem ansiosa para ver. Assim, não estou gostando do livro, mas acho que a minha opinião irá mudar mais pro final – é o que eu espero. Acho que os furos na série também encontramos no livro...
    Tive que engolir muitas coisas. De qualquer forma, que bom saber que o ator conseguiu se destacar na trama, quero muito assistir haha
    Beijos!
    www.our-constellations.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Tami!! Eu comecei a assistir, mas não terminei, gostei bastante da premissa e apesar das ressalvas quero conferir, só vou demorar 84 anos pra terminar rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti a série logo que saiu na Netflix e gostei, não sei se uma segunda temporada é uma boa ideia, teria acabado muito bem... Mas o livro Você tem continuação né, então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, menina. Só descobri sobre a continuação pq você falou! Hahahah

      Excluir
  7. Oi, Tami!
    Menina, só vi o primeiro episódio e pretendo continuar. Mas só nesse primeiro cap eu sofri demais com essa Beck --'
    Sempre achei Lonely Boy meio stalker, e aqui ele prova isso hhahahaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Eu vi sobre mas ainda nao parei pra assistir Mas quero pegar ainda no começo. Adorei a indicação, isso me da mais vontade de ver. Bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Tami! Eu vi o episódio um e não me prendeu, então acabei deixando a série de lado. Tenho visto muitos elogios estes dias e penso que talvez devesse ter insistido mais. Que bom que você gostou. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Tami!!!
    Estou quase terminando de ver a série e gostei muito do desenrolar da história! Na verdade achei muito legal o fato de me.pegar gostando muito de Joe, o que é totalmente inaceitável hahahahahah... e a Beck me fez muita raiva, não sei realmente o que tanto Joe viu nela!
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  11. Caramba! Eu nem sabia que tinha o livro. Adorei! Já vi muita gente falando dessa série, estou ficando interessada. Gostei de ver a forma como trouxe os prós e os contras. Muito bom!
    Vou procurar o livro, mas a série já entrou para a lista.
    Beijos,
    Sâm
    Blog Escrituras da Alma

    ResponderExcluir
  12. Estou doida pra assistir essa série, parece ser muito boa e uns amigos já me indicaram. Adorei a resenha.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
  13. Olá Tami, feliz ano novo pra vc!
    Acabei de terminar essa série, concordo com a sua crítica no geral!
    Tem defeitos mas é boa! hahahah
    E essa segunda temporada, o que esperar? kkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, Tamires.
    Eu nem sabia que tinha o livro. Eu gostei da série e me lembrou muito o livro O Colecionador onde o protagonista também consegue ganhar a simpatia do leitor. Já a garota achei muito chata. Só gostava dela quando estava com ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Oi, Tami!
    Como eu sou lerda pra caramba quando o assunto é série, vou tentar ler o livro antes de assistir. Gosto de poder comparar e saber a mesma coisa que você: se a Netflix só está forçando uma segunda temporada. Mas sua resenha me animou para assistir!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Tami! Tudo bom?
    Confesso que estava com um pouco de preguiça da premissa e da história quando vi o trailer, mas agora com o tanto de elogio que tá saindo a curiosidade tá nascendo :P ainda mais por comentarem que tem plot twist, ADORO.
    Talvez veja em breve!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Tami!
    Eu achei essa serie muito perturbada KKKKK nao curto muito essas parada de psicopata nao. Tenho e medo disso KKKK sempre termina em alguem com a garganta cortada. E eu tenho fobia. Mas todo mundo ta falando bem que sou. Vou ficar esperando Stranger Things mesmo KKKK.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá Tami! Tudo bem?
    Adorei a sua resenha! Se eu tinha dúvidas ainda que queria ver, você acabou com todas elas! Eu até curto séries mais nonsense assim e pode ser que me irrite com os furos, mas quero ver essa construção dos personagens! fiquei curiosa pelas atuações e nem sabia que a shay estava no elenco!! gostei!!
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi
    eu quero assistir, ainda mais porque estão falando tão bem dela que me deixa curiosa, que bom que curtiu apesar das ressalvas e da forçação de barra, ainda mais porque tem a Shay e o Pen.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Hey Tami! Tudo bem?
    Eu vi essa série nos destaques, mas não me comoveu pra assistir, e acho que mudei de ideia com a sua resenha.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ Blog miiistoquente
    ~ Siga no Instagram
    ~ Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  21. Oi, Tami!

    Pelo final, dá a entender mesmo que vai ter segunda temporada, mas imagino que o livro seja volume único e que essa jogada tenha sido exclusiva da série pra dar um gancho pra uma continuação inventada, como em Os 13 porquês. Eu também adorei a série, nem tinha tantas expectativas, mas me deparei com uma história chocante e envolvente. Penn interpretou perfeitamente bem o papel do Joe, por vezes esquecemos mesmo que ele é um psicopata com pensamentos sombrios, e a Shay foi sensacional interpretando a Peach, peguei um ranço fácil dela hahaha

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oie Tami =)

    Ahhh! São tantas pessoas indicando essa série e vou pausar a que estou assistindo para ver ela logo rs...

    Confesso que estava um pouco apreensiva com a atuação da Shay, pois cá entre nós ela não é uma grande atriz. Vamos ver se ela me surpreende dessa vez.

    Uma ótima semana para você!
    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ela evoluiu bastante, atuar é um ofício que se aprende fazendo.

      Excluir
  23. Oi Tami,

    Estou vendo bastante indicações dessa série ultimamente. Pelo enredo parece ser bem interessante, apesar dos pontos falhos.
    Coloquei na lista para ver em breve.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  24. Nunca li o livro por isso conheço pouco da história, mas tenho curiosidade em ver a série. Gostei dos seus comentários sobre!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não li e não conhecia, dá pra assistir sem ler de boa!

      Excluir
  25. Vi essa série no catálogo e fiquei morrendo de vontade de assistir, mas não fazia ideia de como era a história. Por coincidência estou vendo Gossip Girl, que tem o ator principal dessa série, como um dos atores principais dela também.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  26. Já separei na minha lista para assistir mas estou reticente é capaz de ficar lá por meses e acabar não assistindo como é comum

    Pratica

    ResponderExcluir
  27. Oiee!

    Então, eu assisti a série e gostei bastante. Mas realmente tem algumas coisinhas meio difíceis de engolir, como o fato de ele nunca ser pego pelos crimes cometidos, e, pior, esses crimes nem investigados são, como se o sumiço das pessoas não importasse para absolutamente ninguém.

    Mas mesmo com isso, a série é maravilhosa demais, eu amei e assisti um episodio depois do outro, terminando rapidinho, haha.

    Bjus
    Início de Conversa

    ResponderExcluir