9 de setembro de 2019

Cinema | It: Capítulo Dois


Título original: It - Chapter Two

Lançamento: 5 de setembro de 2019

Duração: 2h 49min

Direção: Andy Muschietti

Gênero: Drama, Horror, Thriller

Elenco: Bill Skarsgård, Jaeden Martell, Jeremy Ray Taylor, Sophia Lillis, Finn Wolfhard, Chosen Jacobs, Jessica Chastain, James McAvoy, Bill Hader, Isaiah Mustafa, Jay Ryan, James Ransone, entre outros.

Saiba mais: IMDb - Filmow
Sinopse: Vinte e sete anos depois dos eventos de "It: A Coisa", Mike percebe que o palhaço Pennywise está de volta à cidade de Derry. Ele convoca os antigos amigos do Clube dos Otários para honrar a promessa de infância e acabar com o inimigo de uma vez por todas.



No dia 7 de setembro de 2017, estreava a nova versão daquele que se tornaria um dos filmes de horror mais rentáveis e aclamados dos últimos tempos. Com um faturamento mundial de mais de 700 milhões de dólares, It: A Coisa se consagrou no mercado cinematográfico e deixou aquele gostinho de quero mais. Tivemos que esperar dois anos para assistir a continuação, e infelizmente a segunda parte da história de Pennywise e o Clube dos Otários deixou muito a desejar.

Quando assisti ao primeiro filme eu ainda não tinha lido o livro, e foi exatamente por ter curtido tanto a história que decidi que faria isso antes da estreia da continuação. Cumpri a promessa e li o livro no início do ano, onde pude constatar que o primeiro filme se difere do livro em aspectos bem importantes. Em matéria de fidelidade, It: Capítulo Dois supera o primeiro, sendo bem fiel na maior parte do tempo. Mas isso foi, ao mesmo tempo, um defeito e uma qualidade.

Todos nós que lemos Stephen King sabemos que seu texto é deveras prolixo. Em It: A Coisa a situação é ainda pior, afinal, o livro foi escrito durante os delírios oriundos de seu abuso de drogas e álcool. Não sei o que aconteceu com Gary Dauberman, o roteirista, para ter mudado tanto o tom do enredo. O aproveitamento da extensão do filme é estranhíssimo! No começo temos quase trinta minutos gastos com Mike chamando os Otários de volta à Derry. Em contrapartida, partes promissoras e importantes para a narrativa, como a busca dos Otários por suas lembranças, por exemplo, foram totalmente negligenciadas. Não houve fluidez entre as cenas e a montagem final foi grotesca e truncada.

© 2019 Warner Bros
No livro não há divisão de tempo entre as fases infantil e adulta dos personagens, é um vai e volta infinito e, assim que terminei o livro, me perguntei como eles iriam trabalhar este detalhe nesta continuação. No fim das contas, creio que a melhor escolha teria sido mesclar os acontecimentos desde o primeiro filme. Neste segundo filme, temos flashes das versões infantis de Bill (Jaeden Lieberher/James McAvoy), Ben (Jeremy Ray Taylor/Jay Ryan), Beverly (Sophia Lillis/Jessica Chastain), Richie (Finn Wolfhard/Bill Hader), Mike (Chosen Jacobs/Isaiah Mustafa), Eddie (Jack Dylan Grazer/James Ransone) e Stanley (Wyatt Oleff/Andy Bean) e durante essas breves passagens podemos constatar que a força da narrativa são as crianças, não os adultos.

Por melhor que estejam em seus papéis, os atores escalados não conseguem alcançar a magnitude da entrega dos atores mirins. Não foi por falta de esforço, admito. Bill Harder e James Ransone, que interpretam Richie e Eddie respectivamente, foram os que mais chegaram perto do acerto. O trio James McAvoy, Jessica Chastain e Jay Ray, infelizmente, foram apáticos e desinteressantes. Nem a tentativa de fazer o triângulo amoroso funcionar deu certo. Por sua vez, Bill Skarsgård tem menos tempo de tela do que no primeiro filme, mas rouba a cena sempre que Pennywise aparece.

A maldição de Derry foi completamente esquecida no churrasco e personagens que têm certa função no livro como Henry (Teach Grant), Audra (Jess Weixler) e Tom (Will Beinbrink), foram totalmente subaproveitados. No mais, o que temos é um show de informações jogadas que ficam ainda mais pronunciadas quando o fim se aproxima. É uma correria generalizada! Se você não leu o livro e compreendeu o que ou quem é Pennywise, parabéns. Você merece um prêmio! 👌

 
No filme há muitas barrigas desnecessárias e em alguns momentos a produção chega a dar sono. Outra coisa que me incomodou foi o humor exagerado, que muitas vezes quebrava o clímax das cenas. Em questões mais técnicas, só abro uma ressalva para o CGI, que aqui foi muito mal utilizado.

It: Capítulo Dois foi muito aquém do que poderia ter sido. Faltou sintonia entre os personagens e boa vontade na montagem da obra. É o típico caso da continuação que quer pegar carona no sucesso do filme anterior sem ter muito trabalho. Uma pena!


23 comentários

  1. Oi, Tami
    Que pena que o filme foi meio que decepcionante para você. Eu assisti o primeiro e gostei bastante, apesar do gênero ser nem de longe algo que eu veria por vontade própria. Mas quero assistir o segundo pra ver como tudo se resolve, apesar das resenhas estarem dizendo que foi aquém do esperado.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tami!

    Caramba, que pena que o filme decepciona assim :( confesso que tô animada pra assistir, mas só de saber que o filme tem mais de 2 horas já me bate uma preguiça, ainda mais sabendo como é a escrita do SK e que quiseram adaptar o filme de forma mais fiel possível, e com isso acabou se tornando um defeito também. O meio termo nesse caso era importante. Ainda assim, vou assistir, mas já sem tantas expectativas. Ótima resenha!!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Tamires, tudo bem?
    Uma pena que o filme não tenha sido aquilo que você esperava. Confesso que não leio ou assisto muita coisa do gênero, mas ainda assim tenho curiosidade de conhecer melhor a trama.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tami!
    Vou te falar a mesma coisa que comentei com a Lu: essa é uma resenha que não me importo de ter spoilers, porque sabe quando eu vou assistir esse filme? Nunca jamais! hahahaha Eu morro de medo de filmes de terror e com palhaço, então? Passo bem longe.
    Uma pena que tenha te decepcionado e ainda ter sido um filme longo e que poderia ter sido mais ágil, né?
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  5. Não tenho interesse em ler o livro por que a história em si não me cativa. Mas assisti ao primeiro filme e achei algo bem morno, por isso não espero muito do capítulo dois, ainda bem né?! haha.
    Mas me diga, o que ou quem é Pennywise? Isso eu realmente ainda não entendi, até a minha irmã que já leu o livro tenta me explicar, mas eu fico boiando, kkk.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. nossa já dei uma desanimada com sua resenha, eu não gostei mt do primeiro e acho que vou ver esse segundo só pra cumprir tabela sabe pq realmente nao espero muito

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Olá, Tamires.
    Eu gostei da parte 1 que assisti recentemente. Mas também depois de ter odiado tanto o livro só podia ter gostado mesmo de terem mudado tanto a história. Ainda estou na dúvida se assisto essa parte 2 ou não. Pelo que vi nos comentários só vou passar raiva hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Tami,
    Ah, a maioria das reviews negativas que li reclamaram da duração kkkk
    Na minissérie tem a divisão deles novos, e depois, voltando maiores.
    To bem curiosa pra saber como vão fazer no filme, até porque algo na tv tem aquelas amenizadas... e o filme ainda é pra maiores, no aguardo das sandices.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  9. Oi Tami! Deveria ter tido só a parte um, rs? Eu vi o tempo do filme e achei que ficou longo, estou querendo ver e com receio de ser cansativo. Sinceramente espero gostar, mas não vou com as expectativas elevadas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi
    ta ai um tipo de filme que não me chama atenção, não gosto de filmes do gênero, pena que teve algumas partes que enrolação e foram desnecessárias, pelo menos ainda curtiu assistir.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá...
    Adorei o post!
    Gostei de conhecer os seus pontos de vista tanto do livro quanto do filme, mas, confesso que não tenho vontade nem de ler nem de assistir porque sou daquelas pessoas tão medrosa que se assustam com um simples "Buuuuh"... Mas, tenho umas amigas que curtem o gênero e vou indicar esse post para elas.
    BJO

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Confesso que não gosto nadinha desse tipo de história. Uma pena o filme ter sido decepcionante para você. =(

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Tami! Tudo bom?
    Eu esperei um filme de terror bem mais denso por causa dos personagens adultos (tava pronta pra morrer do coração) e encontrei um monte de drama familiar/momentos pra chorar, não vou mentir que AMEEEEEEEEEEI :v
    Teve alguns momentos enrolados e tal, mas eu curti muito todo o desenrolar da trama então acabei me apegando ainda mais a essa história. Deu até vontade de ler o livro, mesmo com todas as polêmicas.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  14. This movie was great, but it was nearly 3 hours of incredibly predictable jumpscares.
    https://childactorla.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Tami, tudo bem?
    Não li o livro, mas estou super de acordo com você.
    Outra coisa que você não menciona, mas que me incomodou muito: excesso de jump scares e efeitos especiais toscos.
    Prefiro muito mais as cenas do Pennywise ameaçador do que aquelas criaturas que beiram o ridículo. E os jump scares constantes tornaram o filme muito cansativo pra mim. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  16. Que pena que você não tenha gostado tanto.
    Senti várias coisas durante o filme, mas realmente o primeiro me parece mais impactante. Mas adorei o segundo, de toda forma.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Tami! Eu não senti essas barrigadas, mas achei previsível a parte dos sustos, não senti a mesma tensão e nem o medo que eu senti no primeiro longa, que realmente foi melhor!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  18. Oi Tami!
    Que pena que o filme conseguiu ser pior que o primeiro, que eu já não achava nada demais, rs. Esperava que esse melhorasse em alguns pontos.
    Eu ainda assistirei, mas com as expectativas bem baixas 😕
    Não sei se teria coragem de encarar o livro, mas em algum momento da vida quero ler algo do Stephen King só de curiosidade, hahah
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Tami!

    Não assisti ao primeiro filme, porque simplesmente morro de medo desse palhaço. Sério ele é muito assustador! Só o cartaz já me deixa aterrorizada. XD

    Uma pena que o filme não tenha atingido as suas expectativas, especialmente por ser um dos filmes mais esperados e comentados do último mês.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  20. Estou indo assistir ao primeiro agora e foi maravilhoso já receber tantos detalhes pra um olhar diferenciado. Uma pena que o segundo deixou tanto a desejar, mas amei o quanto você conseguiu aprofundar os lados positivos e negativos em uma crítica tão bem feita.

    semquases.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Tami,
    Não gosto de palhaços, porém assisti ao filme 1 num belo domingo ensolarado e deu tudo certo. Agora para o 2, eu decidi que vou assistir sim, mas não nos cinemas.
    Até porque, não é meu tipo de filme preferido e o ingresso é caro, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu gostei muito do capítulo dois, mas acho que nem chegou perto do capítulo um, que eu amo demais <3 Adorei ler as suas impressões e as comparações com aspectos do livro, que eu não li, e nem sabia que não era dividido assim também! Interessante o fato de ser um vai e volta entre passado e presente.

    sorria sempre!
    www.janelaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu estava fazendo planos de assistir It amanhã no cinema, mas já é a segunda resenha que eu leio, só hoje, dizendo que o filme não foi bom. Estou repesando se vale a pena ir e provavelmente sair decepcionada.
    Ouvi de algumas pessoas que o filme foi mais humor do que terror, e já não gostei.
    Ótima resenha!
    Beeijoo!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir