15 de abril de 2020

Música | Dua Lipa - Future Nostalgia

Eu não sou muito ligada em música, vocês sabem. Gosto de um número muito limitado de cantores e a grande maioria deles são dos anos 80/90. Admiro pouquíssimos cantores que surgiram depois dos anos 2000; e quando digo admiro quero dizer em relação a contribuição deles para o cenário musical como um todo, porque é possível curtir uma música isoladamente sem necessariamente curtir quem a interpreta.

Fazia tempo que eu não ficava tão viciada em um álbum como estou agora com Future Nostalgia, por isso vim papear um pouquinho sobre ele com vocês.



Future Nostalgia é muito mais dançante e tem uma dualidade muito interessante, conseguindo ser atual e retrô ao mesmo tempo. Sua musicalidade é quase sideral e a evolução de Dua como artista é notável. Seus vocais graves estão muito mais seguros e há nuances diferentes em cada uma das faixas, deixando claro o teor conceitual do álbum.

Future Nostalgia homenageia o passado sem reproduzi-lo diretamente. Há samples e arranjos que lembram sim grandes sucessos e isso é intencional. Como não lembrar de Madonna ao ouvir Hallucinate, de Lily Allen ao ouvir Good in Bed e do ABBA ao ouvir Love Again?

A artista de apenas 24 anos sempre exaltou o feminino e o poder das mulheres, então é claro que isto não seria diferente em seu novo trabalho. Em Don't Start Now conhecemos a história de uma mulher que superou um coração partido e agora descobre que está vivendo em sua melhor versão; em Future Nostalgia há uma mulher que se empodera e se autointitula uma fêmea alfa que não precisa de nenhum homem para conseguir o que quer; já em Boys Will Be Boys temos uma crítica ao machismo estrutural que sempre passa a mão na cabeça dos homens. E claro que também há aquelas faixas mais provocantes como Physical e Pretty Please, a primeira mais performática e a segunda mais low key.

Future Nostalgia teve seu lançamento antecipado em uma semana após o vazamento ilegal do álbum na internet. Felizmente a pirataria não prejudicou Dua, que conseguiu emplacar todas as onze músicas do álbum entre as 50 músicas mais tocadas no Spotify 24 horas após o lançamento! Don't Start Now, primeiro single desta nova era, já contabiliza quase 700 milhões de streams. Tá bom ou quer mais? Mostrando que não deixou de pensar em nada, Dua Lipa lançou Future Nostalgia em vinil, fita cassete e CD. Três videoclipes já foram divulgados e em todos podemos observar o conceito retrô futurístico dessa nova era da artista.




Assim como na literatura costumamos comemorar quando o segundo livro de uma série não cai na maldição do segundo livro, Dua Lipa não caiu na maldição do segundo álbum. Future Nostalgia é muito superior ao seu álbum de estreia e está subindo cada vez mais nos charts, tenho certeza que ele acumulará números surpreendentes!

E vocês, gostam da cantora? Já ouviram Future Nostalgia? Minhas músicas preferidas do álbum no momento são Hallucinate, Pretty Please e Break My Heart, e a/as de vocês?


34 comentários

  1. Uau, tAMI!
    É tão bom pegar um álbum que nos surpreende e contagia!

    Eu vou te confessar que não sou muito de ouvir Dua Lipa, mas escuto sim uma ou outra hehehe
    e já ouvi algumas que você colocou e essa menina tá um sucesso, né????
    Adorei a dica musical ;)

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  2. Confesso que viciei em Don't Start Now por causa da Manu Gavassi no BBB. Toda vez que toca essa música dá vontade de dançar e ainda dizer "tamborzin, tamborzin" hahaha! ♥

    Beijos!

    Gêmeas De Rosa

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tami!

    Ao contrário de você, eu não vivo sem música, sempre que estou lendo coloco uma playlist de fundo pra fazer parte da trilha sonora do livro, e me sinto muito mais envolvida com a história assim. Gosto das músicas da Dua Lipa, apesar de não ser daquelas fãs viciadas, mas concordo que esse novo álbum dela ficou bem legal mesmo!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você lê ouvindo música? Misericórdia, não consigo! Hahaahh

      Excluir
  4. Oi, Tami!
    Isso aconteceu comigo com o álbum anterior dela. Via as pessoas comentarem a respeito, mas não tinha parado pra ouvir... Quando ouvi, menina, fiquei viciadíssima! Esse novo ainda não conheço, já vou escutar!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica. Já salvei a playlist. Conhecia bem pouco das músicas, adorei a batida também.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tami
    Realmente não sou muito fã da Dua Lipa, mas ás vezes escuto umas músicas dela e nem sei que são delas KKKK Tipo no aleatório sabe? Mas tem umas bem legais!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Tamires como vai? Não sou fã desta cantora, mas existem duas ou três músicas de essa cantora que eu gosto bastante de ouvir, embora quando ouço música eu prefira outras bandas e ou cantor ou cantora. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Tami, eu confesso que não sou super fã, mas tem algumas músicas que eu curto. Ainda não parei para escutar o novo álbum, mas adorei que ela pensou até nas fitas cassetes!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Olá, Tamires.
    Eu parei no tempo quando o assunto é musica. Raramente ouço alguma coisa e quando ouço são musicas antigas. Não sei porque essas musicas de hoje em dia não me atraem.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Olá Tami, também gosto de um número limitado de cantores e músicas hahahaha, estou me aventurando um pouco mais nesse período em casa.
    Esses dias escutei esse álbum por causa do BBB hahahahahah, confesso que bate mesmo uma nostalgia e uma vontade de dançar em uma música rs
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dua tem que pagar um salário para a Manu Gavassi! Hahahah

      Excluir
  11. Oi Tami! Eu sou daquela que ouve mais músicas velhas, das novidades estou bem por fora. Gostei da apresentação que você fez sobre estas musicas, vou conferir e ver se curto.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi Tami,
    Don't Start Now nunca mais será a mesma se você tem twitter kkkkk
    As pessoas postam e repostam a Manu Gavassi com sua dancinha e é contagiante!
    Mas vale dizer que Dua Lipa com certeza é mais do que uma música só.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oii, como vai?
    Eu ainda não escutei a esse álbum mas assim como vc, costumo gostar de cantores dos anos 70/80, mais antigos e por isso são poucos os dos anos 2000 que realmente curto. Mas to vendo muitos elogios para esse álbum e por isso to querendo ouvir. Acho que essa pegada mais retrô tem agradado bastante, né?

    Abraço,
    Parágrafo Cult | @paragrafocult

    ResponderExcluir
  14. Olá Tamires, tudo bem?


    Poucos artistas atualmente me despertam interesse, eu ainda não conhecço ela, mas depois desse post vou buscar conhecer mais, eu só das bandas de 80 e 90 também...kk.

    Beijos!


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Opa, tudo bem por aí?

    Nossa, eu amo a Dua Lipa. Desde que ela não tinha lançado o álbum dela de estreia ainda, ela já havia lançado algumas músicas que eu amava. Quando ela lançou o primeiro álbum completo, então, me apaixonei mais ainda. Esse segundo álbum está INCRÍVEL. Amei a sonoridade, as letras etc. Enfim, é uma obra de arte da música atual haha. Adorei o seu post também.

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
  16. Oi
    estou viciada nessas músicas, principalmente em Boys Will Be Boys, Break My Heart e Physical, não consigo para de escutar elas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Eu já havia escutado o álbum. Achei bom, mas no fundo nada muito diferente do que propõe o pop americano, que os brasileiros tanto amam consumir e falar que é "cultura internacional". No fundo, o que me fez achar um álbum "ok" e não algo surpreendente foi a questão do nostalgia mesmo, que faz você lembrar de várias musicas do passado como se nenhuma fosse autêntica o suficiente.
    Enfim, gosto da Dua Lipa, acho inteligente o conceito do álbum, porém gosto mais de coisas que me surpreendam e que eu escute uma vez, ache ok, escute duas e fale...muito bom e na terceira vez esteja surtando. Acho que quem está fazendo isso no presente são poucas.

    Enfim, esse ano tem LG6 e A5, e as minhas expectativas estão nas alturas, recomendo escutá-los também, apesar de achar pouco provável que eles tragam o que mais te agrada que é essa pegada dos anos 80/90.

    Victor Wallace - Wall's Books
    https://wallsbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir