11 de setembro de 2020

Resenha | Dama da Névoa - Laura Sebastian


eBook cedido em parceria com a editora.

Autora: Laura Sebastian

Tradutora: Raquel Zampil

Série: Princesa das Cinzas #2

Número de páginas: 403

Ano: 2020

Editora: Arqueiro

Skoob: AQUI

Compre: Amazon
Sinopse: Quando Theodosia tinha apenas seis anos, sua mãe, a Rainha do Fogo, foi morta pelo kaiser. Ele tomou seu país e a manteve prisioneira, coroando-a como a Princesa das Cinzas e manipulando-a por dez anos.

Porém, essa época terminou. O kaiser subestimou Theo, considerando-a fraca e indefesa. Ele não percebeu que uma mente arguta é a arma mais mortal.

Agora, Theo não usa mais uma coroa de cinzas. Ela recuperou o título que lhe pertencia e fez um refém: o prinz Søren, filho do kaiser. Mas seu povo continua escravizado e ela está a milhares de quilômetros de distância.

Para recuperar o trono, ela precisa de um exército. Segundo sua tia, a temível pirata Dragonsbane, a única maneira de obter um é se casando.

Theo sabe que a liberdade tem um preço, mas ela está determinada a encontrar um jeito de salvar seu país sem precisar se perder no caminho.


— Eu morri como a Rainha da Paz e a paz morreu comigo. Mas você é a Rainha das Chamas e da Fúria, Theodosia, e vai atear fogo no mundo deles.

Theodosia Eirene Houzzara conseguiu se livrar das garras de Corbinian, o kaiser da Kalovaxia que agora reina em Astrea depois de ter assassinado sua mãe. A bordo do Fumaça, navio de sua tia Dragonsbane, Theodosia tenta traçar seus próximos passos com o auxílio de seus agora conselheiros Blaise, Artesmisia e Heron. Para retormar Astrea, Theodosia precisa de um exército, algo que ela não tem. Por isso, a melhor opção é formar alianças... e qual é a aliança mais antiga dos reinos? O casamento, claro.

Deste modo, o Fumaça parte rumo a Sta'Crivero, reino governado por Etristo e local que será palco para a escolha do futuro marido de Theodosia. É para lá que inúmeros reis, príncipes e até mesmo imperatrizes terão que mostrar que são a melhor opção para reinar ao lado de Theodosia.

Pela primeira vez em muito tempo, a esperança dentro de mim não é uma coisa frágil. Está crescendo, tornando-se mais firme, mais ousada.

Acontece que Corbinian não aceita o fato de que sua prisioneira e principal trunfo contra os astreanos fugiu levando Søren, seu filho, como refém. Seu silêncio é ensudercedor, mas Theodosia sabe que ele está trabalhando para capturá-la novamente. Quando um atentado mata um dos pretendentes de Theodosia, ela sabe que o momento de revidar está finalmente se aproximando. Mas como lutar sem armas, sem homens? E quando os homens são as próprias armas?

Para surpreender, Theodosia precisa agir primeiro. Em Sta'Crivero ela encontra um grupo de refugiados dispostos a lutar contra a tirania do kaiser. Não é o suficiente, mas é um começo. E quando um auxílio inesperado chega, as coisas parecem caminhar a seu favor.

O que Theodosia não esperava é que essa batalha a colocaria frente a frente com aquela que foi, durante a maior parte de sua vida, sua única amiga, a quem traiu e mutilou. Crescentia quer vingança, e perto dela até mesmo o kaiser parece inofensivo.

Além disso, Theodosia precisa compreender o que está acontecendo com ela e para isso precisa arriscar tudo em nome do controle. Ela passou toda sua vida sendo prisioneira de um homem e não quer passar o restante sendo prisioneira dela mesma.

Como uma fênix, Theodosia ressurgiu das cinzas uma vez... e ela fará isso novamente.

— A pureza da motivação não importa. A força dela, sim, e não existe motivação mais forte que a vingança.

••••••••••

Dama da Névoa é a continuação de Princesa das Cinzas, que foi lançado por aqui em 2018. Sugiro que vocês deem uma lida na resenha do primeiro livro, pois isso vai situá-los melhor no tempo e no espaço já que não abordarei nesta postagem o que nos trouxe até aqui. Apesar das ressalvas que tive com o volume inicial, lembro que terminei a leitura achando promissor o caminho que Laura Sebastian começou a trilhar ao longo da narrativa. Estava sim animada para fazer a leitura de Dama da Névoa, porém, apesar de ter curtido, ainda continuo achando que falta algo.

Assim como seu antecessor, Dama da Névoa não tem clímax. Não houve na história nenhum momento que me tirou o fôlego ou que me fez temer pelos personagens. Apesar de criativa e coerente, a história é linear e subaproveita momentos e personagens que poderiam render muito mais, como foi o caso da batalha contra os kalovaxianos, da estadia de Theodosia em Sta'Crivero e as funções de Dragonsbane e Crescentia na história.

Dama da Névoa começa do ponto em que Princesa das Cinzas terminou, o que sempre considero algo muito positivo em sequências. Eu diria que Dama da Névoa possui três arcos; no primeiro acompanhamos Theodosia a bordo do Fumaça, onde arquiteta junto a Blaise, Artemisia, Heron e Dragonsbane seus próximos passos; o segundo e mais extenso é sua visita a Sta'Crivero e os desdobramentos de um plano para lhe garantir um exército; já o terceiro e menos interessante de todos é sua debandada e tentativa de reconquistar um território dominado pelos soldados do kaiser, seu algoz.

Apesar de interessante em termos gerais, o segundo arco cansa por seu tamanho e falta de propósito. Desde o começo torci o nariz para o plot envolvendo inúmeros príncipes e afins que "competiriam" pela mão de Theodosia. Sabia que isso não daria em lugar nenhum, o que de fato aconteceu. De interessante fica só a ambientação, já que Sta'Crivero me lembrou muito a Capital, de Jogos Vorazes.

A protagonista me irritou com sua passividade. Theodosia passou a maior parte da vida como uma prisioneira, por isso tentei entender que liderar ainda é algo estranho para ela. Porém, é frustrante vê-la toda hora cercada de opiniões. Senti falta de um pulso firme, de um porte de rainha, sabe? De modo geral, Theodosia me lembra Kelsea, protagonista da trilogia A Rainha de Tearling, e não pude deixar de compará-las principalmente no modo como ambas encaram seus reinados. Ok que Theodosia não tem um país para reinar, mas ainda assim falta alguma coisa, falta algo que me faça enxergá-la como uma rainha.

Em Princesa das Cinzas tivemos um ensaio de um triângulo amoroso e ele permanece em Dama da Névoa. Eu não gosto deste artifício e vocês sabem, principalmente quando a química entre os envolvidos é inexistente. Mas felizmente o romance é algo que fica totalmente em segundo plano ao longo da história, então isto acabou não me incomodando. Mas sigo no #TeamSøren!

E por falar em Søren, também fiquei frustrada com seu papel neste volume! O arco do personagem até faz sentido, pois sem ele outras tramas não iriam se desenvolver; mas Søren é um personagem que desde o início nada, nada, nada e morre na praia. Vamos ver o que o futuro lhe reserva...

E agora meu maior desgosto: Crescentia! O que aconteceu ao final de Princesa das Cinzas me deixou com altas expectativas em relação a personagem. Sua participação, entretanto, é ínfima! Ela conseguiu se tornar kaiserin, algo que sempre sonhou, mas a um preço muito alto e isso foi totalmente ignorado neste volume. Só me resta a esperança de que ela chegue com tudo no derradeiro volume, caso contrário, vou ficar muito desapontada. 😅

Não vou me estender muito falando sobre os demais personagens, mas como mencionei que Dragonsbane foi subaproveitada, devo mencionar o porquê. Kallistrade, como realmente se chama, é uma mulher forte e destemida. Uma pirata comandante de uma enorme frota. Senti que a autora quis nos deixar com a pulga atrás da orelha em relação a lealdade da personagem, mas no fim das contas suas atitudes vinham de um lugar muito comum e banal.

Os poderes, as pedras preciosas e afins são questões muito menores neste volume do que no volume anterior. Blaise é o que parece conduzir este fio e seguimos acompanhando sua sina de ser - ou não - um berserker - pessoas que canalizam tanto poder a ponto de tornarem-se armas.

Tive a oportunidade de ler a edição digital de Dama da Névoa e a mesma está ótima. Capa bonita, boa formatação, poucos erros e texto coeso e coerente. Neste volume segui com a mesma impressão de que a história se beneficiaria de uma narrativa em terceira pessoa e de mais pontos de vista. A narrativa em primeira pessoa por Theodosia deixa tudo muito limitado. No mais, apesar dos pesares, foi uma leitura fluida e as mais de quatrocentas páginas passaram voando.

Dama da Nevoa prometia muito, mas cumpriu pouco. Não foi uma leitura ruim, mas eu esperava bem mais. Agora tratarei de alinhar minhas expectativas para o derradeiro volume, ainda sem previsão de lançamento por aqui. Vamos ver o que Laura Sebastian nos reserva.


45 comentários

  1. Oi, Tamires como vai? Menina que resenha incrível, suas resenhas me fascinam de tão bem feitas. Parabéns! O livro parece-me de um potencial absurdo, mas ao que parece o potencial não foi tão bem explorado. Que bom que você gostou da leitura, mesmo o livro não alcançando suas altas expectativas nele depositado. Espero que o próximo lhe agrade por completo, se você vier a lê-lo. A capa é bastante atrativa, gostei muito dela. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou torcendo para o próximo pelo menos finalizar tudo de uma maneira satisfatória.

      Excluir
  2. Oi Tami,
    Eu tive a mesma sensação no livro 1, prometia tanto e não cumpriu. Aí eu nem fiquei animada para continuar a série, então saber que você não gostou tanto assim desse volume 2, se eu comprar, vai ser só pela capa para compor minha coleção, mas ZERO expectativas.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Tami! Até hoje não me animei a pegar o livro um, foram tantas opiniões negativas que o receio da decepção é grande. Pode até ser que eu goste da história, mas ainda não é a hora de ler. pelo visto o segundo livro ainda não teve aquela grande melhora. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tami!
    Não conhecia a trilogia, mas essa capa é realmente linda!
    Já sei que não iria gostar muito dessa leitura, porque amo histórias com clímax haha. Sempre fico no aguardo de uma reviravolta que vai mudar tudo, e com certeza ficaria decepcionada.

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  5. Oi Tamires, tudo bem?
    Conheço pouco sobre essa trilogia, porque não leio muitos livros do gênero. A trama até que parece interessante, uma pena não ter sido bem explorada.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Tami, tudo bem?
    Não conheço a série, mas amei a capa. Lindíssima!
    Lendo sua resenha, me parece que esse volume caiu na maldição do segundo livro. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Que capa linda é essa?!! Pena que a leitura não chegou perto das suas expectativas, dá uma desanimada pra mim quando o casal não é bem construído e foi bom ter ficado em segundo plano mesmo hahaha Não conhecia os livros mas não é uma história que me cativa :/
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha. Essa capa é tão linda, pena que só a capa não vende né?! Muito ruim quando o livro tem um desenvolvimento morno e personagens não tão interessantes.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Tami! Tudo bom?
    Eu lembro que sofri e odiei tanto o primeiro livro que NÃO LEMBRO da história dele mais????? Socorro.
    Só lembro que a coisa do 'fantasia feminista' só se fosse de Taubaté né, deus que me livre. E pelo que tu falou desse segundo volume, eu só ia continuar me estressando mesmo e_e

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Fiquei babando nessa capa, uma pena a história ter decepcionado e não entregado o que ela mesmo prometeu! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. Sempre fiquei muito curiosa e fazia planos de ler o primeiro livro, mas depois de saber que não cumpre o que promete, acho que vou deixar para depois, colocar outras leituras na frente (o livro parece ser interessante).

    Beijinhos
    Renata

    ResponderExcluir
  12. Poxa, é uma pena quando uma série começa maravilhosa, mas se perde no meio do caminho. Até desanima de ler o restante. Mas espero que você tenha mais sorte no próximo volume.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  13. Nossa, mulher.. só admiro tua coragem de ler essa bomba hein? Quero distância de qualquer coisa que envolva essa série kkkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me assusto fácil não, filha. Se fosse pra ler só o que me agrada eu nem li, arriscar é sempre bom. hahahah

      Excluir
  14. Oi Tami, tudo bem?

    Quando essa série foi lançada por aqui fiquei bastante curiosa, mas depois que li alguns resenhas meu ânimo diminuiu. Pelo visto ela ainda sofre da maldição do segundo livro, em que os protagonistas não dizem para que vieram.

    Talvez no futuro eu dê uma chance, mas ainda estou tentando meu recuperar do final de Deuses do Egito (rs...).

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  15. Acho que essa obra entrou na maldição do segundo livro, hahaha. É terrível quando a gente tem altas expectativas, principalmente quando o primeiro livro foi ótimo, mas aí levamos um banho de água fria com o segundo livro ¬¬' Uma pena que Dama da Névoa não tenha te conquistado 100%, vamos torcer pelo terceiro livro.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  16. Oi Tami,
    Vejo essa autora só lembro das tretas que rola com ela no twitter.
    Não né bateu uma curiosidade enorme em relação a essa série ainda, mas o universo criado por ela parece interessante. Uma pena que a construção da protagonista deixe a desejar neste volume. Torço pra que finalize bem.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem bastante treta com ela, mas na maioria das vezes ela está certa! hahahahaha

      Excluir
  17. Esse livro eu não conhecia (apesar do título do primeiro não me ser estranho). Não é muito meu estilo não, então acho que esse eu vou deixar passar, rsrs...

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  18. Oi, Tami!

    Ainda não li o primeiro volume, mas acho as capas lindas. Uma pena esse segundo volume não ter alcançado todo o seu potencial, e ainda envolvendo um triângulo amoroso, pra que né gente :(

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Tamires,
    Vc tem razão, li a metade da resenha e estava perdida até vc dizer que era uma continuam de outro livro kkkkkkkkkk Acho que vou deixar para ver mais livros desse tipo, pra depois que terminar a Saga do Trono de Vidro.
    Obrigada por suas opiniões sinceras ^^
    Bjos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Tami! Eu não acompanho a serie, mas parece que o segundo volume foi uma certo sofrimento pra vc. Particularmente prefiro sempre livros que tenha clímax rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Bjs, Mi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não diria que eu sofri, mas com certeza não foi totalmente prazeroso. rs

      Excluir
  21. Oiii Tami

    Eu queria muito ler o primeiro logo no lançamento, mas conforme foi chegando as resenhas fui me desapontando porque o livro promete muito e cumpre bem pouco. Uma pena que a segunda parte segue o mesmo estilo e não melhora em nada, acho que essa trilogia não vai ser pra mim não... Uma pena mesmo, a premissa até tinha bastante potencial.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  22. Tami, tudo bem? ♥

    Eu não li o primeiro, e a capa desse é maravilhosa!
    A parte boa foi que a leitura parece ter sido bem fluida, mas te desgastou até o final do livro :I
    AÍ NÃO COLABORA CA GENTE, NÉ AMIGO
    esse negócio de não ter clímax é uma coisa estranha de se pensar em um livro, né???
    Ainda não vou me arriscar, mas gosto das suas resenhas, Tami ♥

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  23. Mulher pelo amor de Deus, a Theo fica com quem no terceiro livro? Eu tô surtando de forma nada bonita e ainda tô no primeiro! Tenho emocional pra ficar mudando meus shipps não gente hahaha

    ResponderExcluir