18 de outubro de 2020

Netflix | Bom dia, Verônica - 1ª Temporada

Lançamento: 1º de outubro de 2020

Episódios: 8

Duração média: 40 minutos

Criadores: Gustavo Bragança, Ilana Casoy, Carol Garcia, Davi Kolb e Raphael Montes

Gênero: Crime, Drama, Mistério

Elenco: Tainá Müller, Camila Morgado, Eduardo Moscovis, Antônio Grassi, César Mello, Silvio Guindane, Elisa Volpatto, Pally Siqueira, Juliana Lohmann, entre outros.

Saiba mais: IMDb - Filmow

Sinopse: Depois de testemunhar um suicídio, uma comedida funcionária da polícia decide investigar sozinha dois casos negligenciados, ambos envolvendo mulheres vítimas de abuso.

 

 

Bom dia, Verônica pode conter gatilhos relacionados a gaslighting, relacionamentos abusivos, violência física e psicológica, estupro e suicídio! ⚠

Já vou começar a postagem com a seguinte constatação: Bom dia,Verônica é uma das melhores séries brasileiras já produzidas, quiçá a melhor produção brasileira da Netflix até o momento. A série é a adaptação do livro homônimo de Ilana Casoy e Raphael Montes, que inicialmente haviam publicado a história em 2016 sob o pseudônimo Andrea Killmore.

Em Bom dia, Verônica nós vamos acompanhar Verônica Torres (Tainá Müller), escrivã de uma delegacia de homicídios em São Paulo que está acostumada a lidar somente com a parte burocrática da profissão. Apesar de sempre ter sentido vontade de colocar a mão na massa, Verônica sempre foi blindada por Wilson Carvana (Antônio Grassi), delegado e também seu padrinho.

Quando presencia um suicídio, Verônica sente o ímpeto de investigar qual foi o motivo que levou aquela mulher a se matar. A escrivã então se envereda em um caso onde o criminoso degrada, humilha, abusa e marca suas vítimas, e é através deste caso que Verônica entra em um outro ainda mais perturbador.

Quando Janete Cruz (Camila Morgado) vê Verônica na TV, ela decide pedir ajuda. Casada com o PM Cláudio Brandão (Eduardo Moscovis), Janete vive presa em um casamento violento onde é constantemente subjugada, humilhada e agredida. Só que este não é um caso comum de violência doméstica, é um caso assustador; uma teia que envolve tanto Brandão quanto Janete.

Quanto mais investiga, fica claro para Verônica de que há muita gente envolvida e ela logo se vê no meio de uma conspiração onde reina o machismo, a corrupção e a impunidade

© Netflix

Não há como falar muito sobre o enredo sem estragar a experiência da série, por isso prefiro não me estender muito. Mas saibam que Bom dia, Verônica vai muito, muito além do meu enxuto apanhado. É uma série sufocante, revoltante e com vários momentos indigestos. Uma série que destrincha o machismo e a misoginia como poucas, que cutuca o vespeiro da corrupção e que não tem medo de expor que pode haver - como sabemos que há - criminosos entre aqueles que supostamente deveriam servir e honrar.

Bom dia, Verônica conta com atuações monstruosas! Tainá Müller está ótima na pele da justiceira Verônica e merecia um papel como esse há muito tempo. Verônica é mulher, mãe, esposa e uma excelente profissional; a série acerta ao fazer dela mais do que uma coisa só e é interessante acompanhar sua rotina e suas tentativas de conciliar uma profissão perigosa com a segurança de sua família e a manutenção do seu casamento. Tainá segura muito bem todas as facetas da personagem: apatia, comodismo, despertar, revolta, vingança... por isso merece todo o reconhecimento que vem recebendo.

E o que falar de Camila Morgado e Eduardo Moscovis? Eu paro e grito ATORES!!! Que entrega, que atuações! A Janete de Camila é frágil, coagida, assustada... ela passa no olhar todo o conflito interno da personagem. Janete é totalmente dependente de Brandão e ele sabe lhe manipular como ninguém. Só que a relação deles vai além de um caso de abuso conjugal, e, apesar do pavor que sente, Janete sempre acaba sendo sugada novamente pelas promessas do marido. E o que falar do Eduardo Moscovis? 😱 Esses dias no Twitter vi uma publicação onde a pessoa falava que não imaginava que um dia ia sentir ódio do Petruchio e é por aí mesmo! 😂 Eduardo está simplesmente odioso, intragável e nojento. Em alguns momentos eu cheguei a sentir medo dele, de verdade! Camila e Eduardo entregaram muito em cena e merecem aplausos. 👏👏👏

Os demais atores também fazem um bom trabalho. Antônio Grassi tem muito a vibe do Carvana e captou bem o caráter duvidoso e o tom debochado do delegado, sempre deixando a gente com a pulga atrás da orelha. Elisa Volpato, que interpreta a delegada Anita, demorou a achar o tom, mas seu objetivo é despertar nossa antipatia e nisso ela é bem-sucedida. Silvio Guindane interpreta o friendzoned Nelson, cuja única função é fazer tudo o que Verônica pede, já o lindíssimo César Mello agrada ao interpretar Paulo, o marido de Verônica. Há uma inversão de papéis bem bacana, onde a mulher faz o trabalho perigoso e está distante do núcleo familiar, sendo o homem a lidar com este cenário. Curti!

© Netflix

Há alguns furos bobos no roteiro que não chegam a incomodar, mas existem, e também senti falta de uma exploração maior da identidade das vítimas do segundo caso. Acho que seria ainda mais impactante conhecer a pessoa, não apenas o cadáver. No mais, achei tudo perfeito! Ilana Casoy é criminóloga e há muito tempo estuda o perfil psicológico de serial killers. Raphael Montes, por sua vez, é a mente por trás de sucessos como Suicidas e Jantar Secreto. Claro que essa união só poderia resultar nessa obra prima do thriller psicológico nacional.

Raphael e Ilana anunciaram recentemente que estão trabalhando no segundo livro que se chamará Boa tarde, Verônica. A Netflix ainda não se pronunciou, porém, com o sucesso da série - que permanece no TOP 10 desde o seu lançamento em muitos países - imagino que seja alta a chance de renovação.

Bom dia, Verônica não fica devendo em nada e supera muitas séries gringas do gênero. Que tal valorizar a produção nacional e dar play na série hoje?


21 comentários

  1. Oi, Tamires tudo bem? Que legal você trazer dicas de seriados nacionais. Adorei a sua dica por vários motivos que citarei a seguir.
    1 seriado brasileiro.
    2 o estilo que mais me agrada em séries e ou filmes.
    3 O elenco deste seriado está excelente.
    4 Oito episódios de quarenta minutos, o que para mim é fundamental, pois não tenho paciência para seriados com várias temporadas intermináveis.
    5 E por último mais não menos importante sua resenha maravilhosa.
    Diante de todos estes pontos citados não posso deixá-lo de assistir. Obrigado pela dica. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Desde o lançament0 que estou louca para assistir, mas tô tão sem tempo :(
    Toda resenha dela eu fico com mais vontade de ver.
    Amei o post.

    Beijinhos
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tami!
    Eu tinha me interessado pela série por saber que foi inspirada num livro, mas até então tinha sido apenas isso. Porém lendo sua resenha, minha curiosidade aumentou e acho que vou assistir mesmo sem ter lido a história haha.
    A questão dos gatilhos me preocupa um pouco porque sou bem sensível pra essas coisas, mas vou ver se assisto ao piloto pelo menos ;D
    É bom ver que as produções nacionais estão ganhando espaço! A gente tem o costume de desvalorizar o que nosso país produz :(

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  4. Oi Tamires,
    Concordo com vc, essa série já virou sucesso total. Está na minha lista para ver ^^
    Sua resenha estava maravilhosa ^^
    Bjos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Tami, eu confesso que o que me impulsionaria a ver é o elenco, gosto de todos rs mas fico muito feliz por saber que é uma produção nacional de qualidade!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa todo mundo amou a série, está incrível.
    Eu fiquei muito feliz com a atuação da Camila e do Eduardo, eles se entregaram tanto que era até complicado lembrar que aquilo era atuação. Uma das melhores séries do ano.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii Tami

    Preciso assistir inteira. Comecei assistindo mas meu marido não gostou e acabei deixando pela metade, pretendo assistir o que falta, porque eu sim gostei. Achei a Tainá incrivel no papel da Verônica também, e a Morgado,sempre atriz de primeira, adoro.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Está série está incrível demais, não deixa a desejar em nada para as séries internacionais, que a Netflix renove!!! Eu amei muito, até revi os episódios finais com meu irmão kkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Olá, Tamires.
    Eu desisti de ler o livro na época que lançou porque só li resenhas negativas dele. Mas estou vendo tanta gente elogiando a série que estou morrendo de vontade de assistir. Assim que der vou ver. Eu já odeio o Du Moscovis desde antes do Petruchio, em Pecado Capital hehe. E a Camila Morgado arrasa em qualquer papel.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Quando o livro foi lançado eu acompanhei as resenhas, mas só fui virar fã do Raphael Montes esse ano, foi quando me lembrei de "Bom Dia, Verônica". E até aí a série da Netflix já estava pra ser lançada. Agora eu tô nessa indecisão entre primeiro ler o livro ou assistir logo a série, que está sendo tão bem falada.
    O final da temporada tem desfecho ou deixa algo em haver? Se tiver um final acho que vou começar a assistir com o meu marido. Ahh e legal saber do trabalho da Ilana, eu gosto desses assuntos.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi, Tami! Tudo bom?
    Eu tive uma péssima experiência de leitura com o Montes uma vez e preferi não ler mais histórias deles; a Bibs leu esse livro e foi meio a meio na opinião, ai a Eduarda viu a série e não curtiu (e olha que ela ama tudo do Montes) então no fim das contas vou evitar UHASHUHAUSSHUAHUSAHUAS acho muito foda pela mega produção e por ser nacional, mas tô horrível pra ver séries então só invisto se tiver MUITO interesse mesmo.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Tami, tudo bem?
    Li o livro antes de ver a série e achei beeeem ruinzinho, cheio de furos e com uma Verônica insuportável.
    Amei as mudanças feitas pela série, transformaram a protagonista em alguém muito mais relacionável (e menos escrota rs). Achei uma baita produção nacional cheia de boas performances.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Oi Tami,
    Ler o livro será impossível agora, então quando baixar um pouco a poeira vou maratonar. Fiquei quase um mês sem internet, to penando pra finalizar umas que tava acompanhando.
    Eu assisti Spectros da Netflix - que também se passa em SP - não gostei, então vou ficar muiiito decepcionada se essas reviews estiverem me enganando. Mas do Raphael espero coisa pesada mesmo, essa história tem uma pegada parecida com Uma Mulher no Escuro q mds.
    E pq em toda produção policial nacional tem que ter um Carvana? haha
    Ótima crítica, Tami!

    tenha uma ótima semana :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Tami!

    Confesso ter um certo pré-conceito com produções nacionais, mas Bom dia, Verônica é espetacular! Que série boa, repleta de ótimas atuações e um roteiro surpreendente e chocante. É mesmo bem cruel, mas também mostra todas as sujeiras escondidas. É interessante a ideia de um segundo livro/temporada, sendo no mesmo nível dessa, vai ser ótimo!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Estou adorando visitar e ler seus conteúdos, são sempre os melhores!


    Meu Blog: Blog da Aída

    ResponderExcluir
  16. Olá Tamires,
    Eu estou louca para assistir essa série. É nacional, assinada por nomes que admiro e no estilo de série que mais gosto. Sua resenha ficou sensacional.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  17. Eu vi só o primeiro episódio mas estou preparando um fds para maratonar.
    Amo demais o trabalho da Tainá e da Camilla. Apenas perfeitas!!!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  18. Oi Tami,
    Eu assisti e só tenho aplausos para essa série. É de tirar o fôlego!
    Elenco perfeito, episódios equilibrados e tem cenas angustiantes.
    Torço para uma renovação, ou pelo menos, mais produções do gênero com essa qualidade. Netflix super acertou!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oie TAMI!

    Eu fiquei curiosa pra assistir, mas não vou assistir por enquanto >_<
    Eu estava lendo algumas coisas pesadas emocionalmente, então estou dando um tempinho, MAS eu tenho vontade de ler Raphael Montes e conferir essa obra prima netflix em conjunto com o autor.
    Eu quero ver também por ser nacional e estar dando o que falr em todo lugar que vejo, menina!! Me falta coragem só mesmo kkkkkkk

    Bjs!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  20. Oi
    ainda não assisti essa série, mas quero muito, pois além do enredo sem bom tem atores que acho que atuam super bem, que bom que gostou de assistir essa série.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Concordo contigo, é uma das melhores adaptações que já vi na TV brasileira. Apesar dos furos, é perdoável, ainda mais pela obra num todo. Eu tive muito medo dessa série, ao mesmo tempo que amei. Agora estou curiosa pela segunda temporada. Tomara que não demore muito... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir