22 de fevereiro de 2021

Netflix | Por Trás de Seus Olhos - 1ª Temporada

Título original: Behind Her Eyes

Lançamento: 17 de fevereiro de 2021

Episódios: 6

Duração média: 50 min

Criador: Steve Lightfoot

Gênero: Drama, Mistério, Thriller

Elenco: Simona Brown, Eve Hewson, Tom Bateman, Robert Aramayo, Tyler Howitt, Georgie Glen, Nichola Burley, entre outros.

Saiba mais: IMDb - Filmow
Sinopse: A série conta a história de Louise, uma mãe solteira com um filho e um emprego de meio período em um consultório de psiquiatria. Ela começa um caso com seu chefe e inicia uma amizade improvável com a esposa do mesmo, sem saber que há algo muito errado neste casamento.

 

Por Trás de Seus Olhos entrou no catálogo da Netflix na quarta-feira de cinzas, dia 17 de fevereiro. Para quem não sabe, a minissérie de seis episódios é baseada no livro homônimo de Sarah Pinbourough, publicado aqui no Brasil em 2017 pela Intrínseca. Se eu pudesse dar um conselho para vocês seria esse: leiam o livro antes de assistir a série! Pelo que andei lendo e ouvindo, a adaptação foi bem fiel à obra que a originou, mas imagino que a experiência com o livro seja ainda mais, digamos, transcendental do que a experiência de apenas assistir a adaptação. Infelizmente, acabei cometendo o equívoco de assistir sem ter lido e senti o sabor amargo do arrependimento.

Em Por Trás de Seus Olhos nós vamos acompanhar a história de Louise Barnsley (Simona Brown), uma mãe solteira que desde o seu divórcio, há três anos, vive apenas em função de Adam (Tyler Howitt), seu filho de sete anos, e de seu trabalho em uma clínica psiquiátrica. Louise conhece David Ferguson (Tom Bateman) em uma saída frustrada, onde acaba levando um bolo de sua melhor amiga. Os dois conversam, surge uma conexão e, ao final da noite, acaba rolando um beijo que logo é interrompido por David, que vai embora consternado.


Louise está disposta a esquecer aquela que deveria ter sido uma noite divertida, porém, ao chegar em seu trabalho, descobre que seu novo chefe é o mesmo homem que lhe deu as costas depois de beijá-la. E como se a situação não pudesse piorar, ela descobre que ele é casado. Os dois conversam e acabam entrando em um consenso maduro sobre a noite que passaram juntos, porém, com o passar do tempo, a atração vai ficando mais latente, e o que começou com um beijo se transforma em um caso. Louise só não contava que Adele Ferguson (Eve Hewson), a esposa de David, estivesse empenhada em se tornar sua melhor amiga.

Enquanto vive seu caso proibido e sua improvável amizade com Adele, Louise vai descobrindo dois lados de um casamento. Enquanto David parece esgotado e desgostoso com a esposa, Adele exala amor pelo marido. Mas a medida que o tempo passa, ela começa a desconfiar que há algo muito errado neste relacionamento, mas quem estaria mentindo para ela? Vários são os avisos para que ela se afaste, porém, Louise não lhes dá ouvidos, e depois de desvendar o segredo dos Ferguson, Louise desejará nunca tê-lo descoberto.

© 2020 Netflix, Inc.

 © 2020 Netflix, Inc.

Por Trás de Seus Olhos foi uma grata surpresa! Eu confesso que desvendei todo o mistério no terceiro episódio, um milagre, mas isso só aconteceu porque li um livro com um tema muito parecido. Obviamente, não vou falar o nome do livro, mas ele será publicado aqui no Brasil e, quando isso acontecer, vocês vão lembrar dessa minha postagem. 🙊 Felizmente, o fato de eu ter decifrado o plot no meio do caminho não atrapalhou minha experiência com a minissérie. A produção me manteve entretida - e enraivecida - até o último minuto! 

Eu nem quis esmiuçar muito o enredo por dois motivos, o primeiro é o número enxuto de episódios, o que não dá margem para lenga-lenga e basicamente tudo o que temos em tela é relevante para o enredo. O segundo é que é melhor pecar pela omissão do que pelo excesso, e eu gostaria de que quem não leu o livro descobrisse tudo sozinho, assim como aconteceu comigo. A boa e velha cortesia! 😉 O resumo do enredo parece banal, eu sei, mas não se enganem. Por Trás de Seus Olhos, apesar de trabalhar um enredo já visto algumas vezes, consegue ter sua própria identidade e sua própria tensão. 

Se você gosta de obras que te fazem desconfiar de tudo e de todos, esta minissérie é para você! Eu mudava de opinião sobre quem era o mau-caráter da situação a todo momento e só fico imaginando como iria me sentir ao longo da leitura do livro. Por que você não leu antes, Tamires? Por quê??? 😢

Por Trás de Seus Olhos tem como um dos temas a saúde mental. Essa abordagem é propositalmente confusa, justamente para levantar nossa dúvida. Sonhos, seus significados e a possibilidade - ou não - de controlá-los também estão no enredo. No mais, só posso dizer que a série não se limita ao racional, então esperem o inesperado.


Os três protagonistas conseguem segurar bem seu tempo em tela, mas Eve Hewson é o grande destaque. Eu não a conhecia e adorei seu trabalho, preparem-se para vê-la em futuros casts! Seu olhar em muitos momentos é vazio, parece que não há ninguém lá dentro. Em outros, ela se mostra indefesa e assustada para logo em seguida se mostrar instável e psicótica. Maravilhosa!  

Tom Bateman e Simona Brown têm bons e medianos momentos, mas isso tem mais relação com a trajetória de seus personagens do que com a atuação propriamente dita. Mas o mais importante Tom consegue entregar bem, que é a dubiedade de seu personagem. Simona, por sua vez, é correta na maior parte da produção, nos fazendo sentir os sentimentos certos nos momentos certos. 

Por Trás de Seus Olhos tem uma fotografia sóbria e locações bem limitadas, então este não é um aspecto que chame muito a atenção. O que se destaca mesmo é a soundtrack com faixas maravilhosas como Cry To Me, de Solomon Burke, e Mr.Sandman, de SYML.

Minha única ressalva para com a produção fica por conta de algumas omissões de situações que são levantadas, mas não são desenvolvidas, como, por exemplo, o incêndio que matou os pais de Adele. Não sei se isso é deixado de lado no livro, porém, por conta das suspeitas, teria sido interessante uma abordagem mais profunda de certos tópicos.

Originalmente, Por Trás de Seus Olhos foi concebida para ter apenas uma temporada, mas já são diversos os apelos para uma continuação. O final é fechado, mas há sim margem para mais em pequenos - e, imagino, propositais - lapsos do enredo. A autora já disse em uma entrevista recente que ela gostaria de ver até onde eles podem ir, e não seria a primeira vez que uma minissérie ganharia mais uma temporada. É improvável que tenhamos mais episódios, mas não é impossível.

Em suma, se você está procurando um bom, rápido e surpreendente entretenimento, não deixem de dar uma chance para Por Trás de Seus Olhos!

18 comentários

  1. Oi, Tamires. Como vai? Que bom que o miniseriado tenha lhe agradado! Me parece uma ótima trama, não é mesmo! Tenho curiosidade de ler o livro, embora não descarte a possibilidade de assistí-lo. Sua resenha ficou ótima. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Tami, sua linda, tudo bem?
    Recentemente li duas resenhas com opiniões opostas sobre o livro. Então estou bem em dúvida. Acho que vou deixar o tempo passar um pouco e ver se me animo para descobrir se irei gostar ou não. Adorei sua crítica!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Eu amei a sua resenha e indicação para a série, eu confesso que não curto o gênero e fico com receio de assistir, pelo menos não é o momento ideal pra eu ver mas, fiquei feliz em saber que gostou.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não sou de assistir séries, mas o livro está na minha lista e preciso conferir o plot!!

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Olá, Tamires.
    Como sempre prefiro ler do que assistir, comecei a ler ele hoje na hora do almoço. Por enquanto não vi muito da Adele, mas a Louise estou gostando. Não sei se vai continuar assim quando ela insistir na traição, porque antes ela não sabia que ele era casado mas agora já sabe hehe. E depois que descobrir o mistério todo não sei se vou querer assistir porque dai perde a graça hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Mas se for pensar assim a gente não assistiria a nenhuma adaptação!!!

      Excluir
  6. Oi, Tamiiiii!
    Estou DOIDA para ver a série. Mas, como você disse, acho que vou tentar ler o livro antes.
    Com certeza é estilo Garota Exemplar: a adaptação é muito fiel, mas a leitura é uaaaaaaaaaaaaaau!
    Eu sou bem de adivinhar os plots, haha. Mas, como você, não faz com que eu perca o interesse.
    Estou bem curiosa e com medo de tomar spoilers. Imagino que seja aquele tipo de história que perde muito da graça, né?

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui burra e não li Garota Exemplar antes de assistir, pior que parece que o enredo está vivíssimo na minha cabeça, males de ter uma boa memória. hahahaha

      Excluir
  7. Oi Tami, tudo bem?
    Não sei se te consola, mas eu li antes de assistir e preferi a série. A forma como o mistério é trabalhado no livro causa 2 desconfortos em mim: uma "barriga" desnecessária por eventos serem narrados 2x e um final sobrenatural que vem do nada. Achei a série bem mais competente em costurar tudo isso, particularmente.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outras pessoas já me disseram o contrário, mas agora nem vou ler o livro pra tirar minhas próprias conclusões. Comi mosca. hahaha

      Excluir
  8. Olá,
    HAHA eu estou lendo opiniões bem diversas sobre essa série. Boa parte da minha TL no Twitter e na Letterboxd falando que é meh, então fiquei bem surpresa em encontrar sua review positiva. Só sei que os escoceses ficaram putos com os estereótipos dela kkkkk mas é de se esperar, a Netflix raramente chega aos pés dos thrillers da BBC. Mas vou conferir, eu gosto dos atores. Apesar que a última minissérie que assisti com a Eve foi a própria bomba.
    Tom muito meu crush.

    Agradeço imensamente por suas "participação" no aniversário do Canto e suas belas palavras. hihi
    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Adorei sua resenha mas acho que vou seguir seu conselho e ler o livro primeiro. Tenho lido tantos elogios, das duas obras, que preciso dar essa chance de absorver tudo!

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir